Estamos há poucos dias da competição que encerra a temporada da natação brasileira em 2013. Nada melhor do que recordar como foi o Open 2012 em Guaratinguetá.
Disputado pela terceira vez em piscina de 25 metros, o Open de 2012 foi a última seletiva para o Mundial de Curta que seria algumas semanas depois em Istambul na Turquia.
Foi uma competição especial pela despedida de dois monstros sagrados da natação brasileira: Flávia Delaroli e Rodrigo Castro. Flávia ainda viajaria com a Seleção Brasileira para o Mundial de Istambul onde repetiu sua melhor marca e chegou a final dos 50 livre. Reveja a bela homenagem feita a nadadora durante a competição.
E também foi uma competição de recuperação, já que o Pinheiros havia sido quarto colcocado no Finkel em setembro e acabou o ano conquistando os títulos do Brasileiro Senior por apertados 30 pontos e o Open com quase 400 pontos de vantagem. Para completar ainda levou o Ranking Nacional de Clubes da temporada. Foi o sétimo título do Pinheiros em oito anos de Open. A equipe não foi campeã apenas na temporada de 2011 quando o Minas foi o vencedor.
Guilherme Guido foi o único nadador da competição a quebrar um recorde sul-americano ao vencer a prova dos 50 costas com 23:18. Ele que ainda foi o nadador de melhor índice técnico com 973 pontos e o mais eficiente da competição com 106 pontos.
Confira como foi esta prova.
O Open também foi uma competição de ausentes. Nomes como César Cielo, Joanna Maranhão, Raphael Rodrigues, Gabriella Silva, todos lesionados, mais o próprio Henrique Rodrigues que começou a competição mas acabou saindo no meio também por cota de uma lesão.






Estive no Open ano passado nos dois últimos dias, ainda empunhando o microfone da webrádio Rede Contínua. Eu sou o cara de boné e óculos amarelo que conferia o celular atrás da Flávia Delaroli.