Jack Bauerle e David Marsh recebendo o troféu de Campeão do Duel in The Pool 2011.

Jack Bauerle e David Marsh recebendo o troféu de Campeão do Duel in The Pool 2011.

A temporada internacional da natação mundial também se encerra esta semana com a disputa do Duel in The Pool na sexta e sábado em Glasgow, na mesma piscina que receberá o Commonwealth Games em julho deste ano.

Seleção Americana e Seleção Européia vão se enfrentar pela terceira vez no Duel in The Pool depois que a Austrália preferiu não mais levar as “lavadas” que sofreu em três duelos anteriores. A opção com a Seleção Européia parecia ser uma boa opção para os americanos, mas nos dois confrontos o Team USA não foi ameaçado.

O primeiro Duelo foi em Manchester, Grã-Bretanha, em dezembro de 2009. Foi a última competição da história utilizando os trajes tecnológicos. Vitória americana por 185 a 78. Dois anos depois, Atlanta nos Estados Unidos, recebia a segunda edição do Duelo e nova goleada: 174,5 a 80,5.

As duas competições anteriores como esta em Glasgow foram em piscina de 25 metros, algo um tanto novo para os americanos que nunca competem nesta distância a não ser por alguns atletas que participam das etapas da Copa do Mundo.

Tollcross International Aquatic Center vai receber  a competição.

Tollcross International Aquatic Center vai receber a competição.

A piscina do Tollcross International em Glasgow foi adaptada para receber o evento e o grande número de estrelas garante a boa presença de público para um evento que vai ter transmissão ao vivo para a Grã-Bretanha e em vídeo tape para os Estados Unidos.

Nunca nas edições anteriores, o domínio americano foi tão ameaçado como desta vez. Diversos jornalistas ao redor do mundo prevêm uma acirrada disputa e com leve vantagem para os europeus. Tal situação é devido aos inúmeros cortes na equipe americana, muitos atletas preferiram recusar o convite para participar enquanto que outros como Ryan Lochte acabaram saindo da competição por conta de lesão. Na equipe, além de Lochte, outras ausências sentidas foram de Missy Franklin, Nathan Adrian e Natalie Coughlin.

 Na equipe européia as ausências mais sentidas são de Katinka Hosszu, os italianos que tem seu certame nacional e todos os nadadores russos comprometidos com a Copa Salnikov que acontecerá em São Petersburgo na Rússia no mesmo período.

 

Confira a escalação confirmada das duas equipes:

Seleção Americana –

Feminino – Cammile Adams, Kathleen Baker, Claire Donahue, Jessica Hardy, Meghan Hawthorne, Sarah Henry, Breeja Larson, Micah Lawrence, Katie Ledecky, Caitlin Leverenz, Simone Manuel, Megan Romano, Gillian Ryan, Olivia Smoliga, Kendyl Stewart, Chloe Sutton e Shannon Vreeland.

Masculino – Tyler Clary, Kevin Cordes, Conor Dwyer, Anthony Ervin, Jimmy Feigen, Nic Fink, Eugene Godsoe, Cullen Jones, Chase Kalisz, Michael Klueh, Tom Luchsinger, Michael McBroom, Matt McLean, Cody Miller, Tom Shields e Michael Weiss.

 

Seleção Européia –

Feminino – Simona Baumrtova, Petra Chocova, Lotte Friis, Jeannette Ottesen-Gray, Franziska Hentke, Sophie Allen, Lauren Quigley, Aimee Will mott, Jazmin Carlin, Hannah Miley, Francesca Halsall, Fiona Doyle, Melani Costa, Mireia Belmonte, Michelle Coleman, Femke Heemskerk, Moniek Nijhuis, Ranomi Kromowidjojo e Daryna Zevina.

Masculino – Pal Joensen, Yannick Agnel, Yannick Lebherz, Marco Koch, Roberto Pavoni, Craig McNally, Michael Jamieson, James Guy, Andrew Wills, Chris Walker Hebborn, Robbie Renwick, Adam Brown, Ben Proud, David Verraszto, Bence Bizco, Radoslaw Kawecki, Velimir Stjepanovic, Ivan Lendjer e Damir Dugonjic.

 

A competição será em duas etapas, final direta. Cada país pode colocar até quatro nadadores por prova e a pontuação é de 5 pontos, 3 pontos e 1 ponto para os três primeiros colocados. Nos revezamentos, uma equipe para cada um e a pontuação é 7 pontos para o primeiro colocado e zero para o segundo.

No total, são 30 provas, 13 individuais e 2 revezamentos para cada sexo. Confira a programação:

 

Sexta-feira, dia 20 de dezembro

400 medley

100 livre

200 costas

200 peito

100 borboleta

400 livre

4 x 100 medley

 

Sábado, dia 21 de dezembro

800 livre

200 livre

100 costas

100 peito

200 borboleta

50 livre

200 medley

4 x 100 livre