Pagina do jornal Vedomosti que anuncia o doping de Efimova.

Pagina do jornal Vedomosti que anuncia o doping de Efimova.

O jornal russo Vodomosti anunciou nesta sexta-feira o teste positivo da nadadora Yulia Efimova para a substância DHEA – Dehydroepiandrosterona em teste surpresa realizado em outubro do ano passado. De acordo com o jornal, Efimova confirmou o doping e o Ministro dos Esportes Vitaly Mutko preferiu aguardar mais detalhes para se pronunciar.

Efimova teve o melhor ano de sua carreira em 2013 ao vencer os títulos mundiais dos 50 e 200 peito em Barcelona, com recordes mundiais nos 50 peito no Mundial, depois os 50 peito na etapa de Tóquio da Copa do Mundo e finalizando o ano com o recorde dos 200 peito no Europeu de Curta. Em medalhas, foram dois ouros e uma prata no Mundial de Barcelona e mais dois ouros e uma prata no Europeu de Curta em Herning na Dinamarca.

Como o teste surpresa foi em outubro, os resultados do Mundial de Barcelona não correm risco de serem cancelados, mas os recordes mundiais de piscina curta e suas medalhas do Europeu seriam revertidas caso aconteça uma suspensão da nadadora.

A Federação Russa ainda não se pronunciou a respeito do assunto e o seu Presidente Vladimir Salnikov informou ao site Swimvortex que aguarda mais detalhes para um comunicado oficial. O que se sabe é que o teste surpresa não foi realizado na Rússia e ainda não houve a avaliação da amostra B.

O DHEA – Dehydroepiandrosterona é um esteróide endrógeno natural proibido em alguns países porém de venda liberada nos Estados Unidos onde pode ser encontrado nos produtos Ovigyn-D, Ovaflo, Fidelin.

Efimova mora e treina nos Estados Unidos desde 2011 integrando a equipe de Dave Salo no Trojan Swim Club. Crítica ferrenha do sistema, treinamento e dirigentes da natação russa, Efimova atribui ao seu recente sucesso a mudança para os Estados Unidos. Ela foi escolhida como o atleta do ano na Rússia em 2013 junto com Vladimir Morozov, outro russo que treina sob as ordens de Dave Salo.

Os russos dominam as estatísticas mundiais do doping no esporte. Os casos de 2013 superam uma centena. Na natação, foram cinco nadadores russos que testaram positivo no ano passado. É o país líder dos 31 casos de doping dos esportes aquáticos na temporada.

Se confirmada a sua amostra, Yulia Efimova seria a quarta nadadora integrante da Seleção Russa Olímpica de 2012 que testou positivo desde então. Até agora, testaram positivo e cumprem suspensão as nadadoras Ksenia Moskvina, Ekaterina Andreeva e Natalya Lovtsova.

Dave Salo tem sido um dos treinadores mais reconhecidos pela presença de atletas de renome internacional com diversas medalhas e conquistas. Entretanto, sua lista de nadadores testados é, de longe, a mais extensa dentro da natação americana. Este seria o sexto caso de nadador dopado em sua carreira.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário