Os Jogos Olímpicos de Inverno serão abertos amanhã, mas as competições começaram hoje! Soa estranho, mas é algo que já aconteceu seis vezes. As Olimpíadas de Inverno de 1964, 68, 76, 80 e 84 iniciaram um ou dois dias antes da cerimônia de abertura.

A manhã foi de política.

Banner na entrada da reunião do COI.

Banner na entrada da reunião do COI.

E muita. A sesão do COI teve a presença do Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon. Depois tivemos o relatório do Rio2016, por sinal, muito, mas muito melhor do que havia sido feito em Buenos Aires em setembro do ano passado. Parece que as coisas estão mais calmas e no ritmo que o COI queria. O Presidente do COB e Rio2016, Carlos Nuzman, estava bem mais tranquilo e a apresentação foi muito boa. Depois o relatório dos Jogos da Juventude Nanjing em agosto deste ano. E, como se deveria esperar, parece que as coisas para Nanjing estão quase que totalmente concluídas.

A tarde foi de mais política.

Kin-Moon e Bach carregando a tocha em Sochi. (foto Associated Press)

Kin-Moon e Bach carregando a tocha em Sochi. (foto Associated Press)

Ban Ki-Moon,  Presidente do COI Thomas Bach e o Presidente Nuzman também entraram no revezamento da tocha. Não vi o nosso Presidente do COB correndo mas vi quando retornava ao hotel devidamente uniformizado com o fardamento de todos os carregadores da tocha desde outubro do ano passado.

A tocha, agora descansa. Amanhã faz os seus metros finais para a entrada triunfal no Estádio Olímpico Fisht na abertura oficial dos Jogos de Sochi.

E para começar os Jogos uma polêmica.

Shaun White desta vez voou longe do snowboard. (Associated Press)

Shaun White desta vez voou longe do snowboard. (Associated Press)

O snowboard slopestyle vai ser um dos maiores sucessos dos esportes de inverno. Faz a sua estréia aqui em Sochi nos Jogos Olímpicos. Ontem, menos de 24 horas da prova, o americano Shaun White anunciou que não iria correr a prova. Apontado como um dos favoritos, White alegou que a pista estava insegura e preferiu se guardar para o a prova de halfpipe onde é o favorito para a terceira medalha de ouro olímpica.

Shaun White é mais que um atleta. É uma celebridade. Além das duas de ouro em Jogos Olímpicos, ele tem 13 títulos no XGames de Inverno e é um dos atletas mais populares e de melhor rendimento nos esportes de inverno do planeta.

White e outro atleta finlandês se machuraram durante a semana. A pista, segundo ele está “intimidante”. A sua saída da prova gerou muita discussão,  e dois atletas canadenses Maxence Parrot e Sebastien Toutant não perdoaram a atitude do americano no Twitter. As mensagens acabaram sendo retiradas, mas o clima esquentou em Sochi.

O snowboard é o futuro.

Imagem da prova de hoje do canadense Parrott que desafiou White no Twitter. (AP)

Imagem da prova de hoje do canadense Parrott que desafiou White no Twitter. (AP)

O snowboard chegou aos Jogos em busca de popularidade. E ganhou. Desde que entrou nos Jogos de 1998 em Nagano, tem sido uma das provas mais populares e de melhor audiência na TV. Com a inclusão do slopestyle agora são 10 provas de snowboard na Olimpíada.

Existe um filme nos Estados Unidos lançado no ano passado que traz a luta do maior adversário de Shaun White. “The Crash Reel” é a história de Kevin Pearce que duelava com White até ter um acidente as vésperas dos Jogos de 2002. Ficou paralítico e numa recuperação fantástica conseguiu recuperar todos os movimentos e até voltar a esquiar. É uma excelente lição de vida e principalmente porque trata de segurança e cuidados para estes esportes extremos. Ao que tudo indica, chegou a hora de Shaun White seguir a lição.

Vale a dica do filme que é muito bom.

Olimpíada é a coisa mais colorida que existe.

Bosco na roupa da voluntária e nos painéis olímpicos.

Bosco na roupa da voluntária e nos painéis olímpicos.

Começando pelos aros olímpicos. É bem raro encontrar uma logomarca com cinco cores. Pois em Sochi, os Jogos estão ainda mais multicolores. As logomarcas, uniformes, painéis e todo a arte visual dos Jogos é obra da empresa russa Bosco di Ciliegi.

Os multicolors painéis vestem os voluntários, árbitros, estão em todos os banners, bandeiras. A troca de cores é constante, mas o estilo é o mesmo. Parece um Romero Brito da Rússia. Os painéis estão até em jardins de flores espalhados pela renovada e bonita Sochi.

Bosco já veste a seleção russa olímpica desde 2002. Com certeza você já deve ter visto aqueles uniformes vermelho e branco todos recheados de multi curvas e estilos variados. É o estilo Bosco que deixou esta Olimpíada mais colorida do que nunca.

Pronto para a cerimônia.

Já tenho meu ingresso!

Já tenho meu ingresso!

A entrada é esta. Se você não desfila na cerimônia da Olimpíada, pode ter a credencial que tiver, só entra no Estádio Olímpico Fisht com um ingresso. Já tenho o meu e o presente foi bom. Quando lançados os ingressos tinham quatro níveis. O mais barato 173 dólares, o mais caro 1.500 dólares. Todos vendidos, não vai ser surpresa encontrar cambistas na porta do estádio amanhã.

E o meu banheiro está normal!

Meu banheiro no Hotel Aubazobckuu, perfeito!

Meu banheiro no Hotel Aubazobckuu, perfeito!

Polêmica de banheiros gêmeos, sujos, inacabados. Muitas reclamações de jornalistas presentes, mas o meu está tudo Ok. Veja a matéria da BBC que destacou o problema dos banheiros dos jornalistas internacionais.

Amanhã termina a reunião do COI. Alguns temas ainda em discussão e um deles para um maior controle na troca de cidadania dos atletas. E finalmente vou ter tempo de ir conhecer o Parque Olímpico além do cerimonial que abrem estes Jogos. Até lá.