Jogos abertos. (foto de Alexander Nemerov AFP)

Jogos abertos. (foto de Alexander Nemerov AFP)

Abertos, oficialmente abertos os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi numa cerimônia belíssima e que mostrou a história da Rússia para o mundo. Com apenas uma falha, logo no início, o espetáculo reuniu milhares de voluntários e um show bem musical.

Começou pontualmente as 8 e 14 da noite horário russo, demorou exatamente as duas horas e 30 minutos previstas.

A abertura foi Top.

Rússia veio elegante nos trajes da Bosco.

Rússia veio elegante nos trajes da Bosco.

Top da moda.
Roupa de inverno ajuda, mas os uniformes (pela ordem) da Rússia, Canadá, Alemanha, França e Estados Unidos mataram a pau. Estilo e beleza num verdadeiro desfile de modas e designers.

Bermuda e seu tradicional desfile de bermudas.

Bermuda e seu tradicional desfile de bermudas.

Top da coragem
Fazia frio, muito frio mesmo. Veio Bermuda vestindo as tradicionais bermudas, mas aí apareceu as Ilhas Virgens que inovaram desfilando de bermuda e chinelos.

Top discurso
Para o Presidente do Comitê Sochi 2014 Dmitry Chemyshenko que fez um excelente discurso em três línguas (francês, inglês e russo) empolgando a todos.

Top da personalidade
O novo Presidente do COI Thomas Bach discursou e mencionou que os Jogos são possíveis serem realizados sem qualquer forma de discriminação.

Imagem do que aconteceu e o que a TV russa mostrou.

Imagem do que aconteceu e o que a TV russa mostrou.

Foto do "danado" que não abriu na cerimônia.

Foto do “danado” que não abriu na cerimônia.

Top da mancada
Logo no início, cinco anéis se abririam significando os anéis olímpicos. Ooops, um deles não funcionou. Na transmissão para a Rússia, a TV foi capaz de corrigir o erro colocando uma imagem do ensaio.

Imagem do atleta que caiu no desfile da Áustria.

Imagem do atleta que caiu no desfile da Áustria.

Top do tombo
Foi só um, mas bem tomado. Um atleta da Áustria levou uma queda cinematográfica. Foi na minha frente, na TV só apareceu na câmera de cima, mas foi das boas.

Top presente
Para aqueles que sentaram nos assentos da família olímpica ganharam um blanket estilizado da Bosco. Belíssimos.

Top da logística
Uma organização perfeita de chegada, de entrada e de saída do Estádio Olímpico Fisht. Em 35 minutos eu saí do estádio para chegar ao meu quarto de hotel. Incrível.

Top do reconhecimento
Muito legal a idéia de homenagear pessoas de referência na sociedade russa ao carregar a bandeira olímpica. Jornalista, a primeira mulher astronauta, um diretor de cinema. Os Jogos são da Rússia por completo e não só dos atletas.

Os porta bandeiras e suas histórias.

O show do venezuelano foi empolgante.

O show do venezuelano foi empolgante.

O mais empolgado foi Antonio Pardo da Venezuela. O uniforme mais imponente foi Yerdos Akhmadiyev. Foram 88 porta-bandeiras dos 88 países participantes, mas a índia só pode desfilar com a bandeira do COI. Destes 88, 33 eram atletas do esqui alpino.

Jaqueline Mourão puxa o desfile do Brasil.

Jaqueline Mourão puxa o desfile do Brasil.

A brasileira Jaqueline Mourão teve a honra de carregar o nosso pavilhão nesta que é a sua quinta Olimpíada igualando Fofão do volei e Formiga do futebol como a brasileira com maior número de aparições olímpicas. Detalhe que Jaqueline esteve nos Jogos de 2004 e 2008 de Verão pelo ciclismo e nos Jogos de 2006, 2010 e agora em Sochi nos de Inverno.

O quase “não desfila”, não aconteceu.

Irã entra no Estádio Olímpico alívio do COI.

Irã entra no Estádio Olímpico alívio do COI.

Pouca gente ficou sabendo , porém uma grande dor de cabeça política para o COI durante o dia de ontem. A ordem da parada do desfile foi feita pelo alfabeto russo e Israel estava exatamente a frente do Irã. Nos Jogos de Verão,entre o Irã e Israel aparecem o Iraque e a Irlanda. Agora, sem o Iraque na competição e a Irlanda com outra grafia dentro do alfabeto cirílico a tensão era por uma possível recusa dos iranianos desfilarem.

Deu tudo certo e todo mundo desfilou.

E finalmente acabou: o revezamento da tocha! 

201402071309473737453

Depois de 123 dias, correndo de tudo que foi forma, pelos mais diferentes lugares do solo russo e até no espaço, a tocha olímpica entrou no estádio homenagenado o atleta mais famoso que se criou em Sochi: a tenista Maria Sharapova.

A pira foi acesa do lado de fora do estádio e fizeram a patinadora artística Irina Rodnina e o goleiro de hóquei Vladislav Tretiak correr muito. Ambos são membros ativos da política russa e integram o parlamento.

São os Jogos da internet.

sochi-olympics-social-media

As mídias sociais bombando. As arenas todas com WiFi e muita interatividade. Esta campanha do COI e do VK, o VKontakte, conhecido como o Facebook russo. A campanha incentiva as pessoas colocarem seus selfies olímpicos no ar.

http://www.youtube.com/watch?v=CpvXSuYtAKc

Os Jogos de Sochi são gays.

Doodle do Google em homenagem aos Jogos de Sochi.

Doodle do Google em homenagem aos Jogos de Sochi.

Não tem como não tocar no assunto. A começar pelo show do grupo t.A.t.U., uma dupla russa lésbica famosa que, com sentido de mostrar que não há repressão nestes Jogos, cantando um sucesso mundial de 2003. Depois, o discurso do Presidente do COI, Thomas Bach que pediu uma Olimpíada de respeito, mas sem discriminação.

E um bocado de campanhas e mensagens ao redor do mundo. O Google vestiu o seu doddle das cores do arco íris e a equipe Lotus de Fórmula Um mandou uma mensagem bem forte no Facebook.

Lotus

O mais divertido de todos foi o comercial do Instituto Canadense da Diversidade e Inclusão. Bom humor e uma mensagem bem forte.

http://www.youtube.com/watch?v=effb2JYiKXM

Iogurte não!

Iogurte russo servido nos hotéis em Sochi.

Iogurte russo servido nos hotéis em Sochi.

Uma remessa gigante de iogurte Chobani, fabricação americana, está empacado no depósito do aeroporto de New Jersey nos Estados Unidos. As autoridades russas não autorizaram o envio do produto que não atende a legislação russa para ser importado. Nem o argumento de se tratar de um patrocinador do Comitê Olímpico Americano e que será consumido apenas pelos atletas na Vila. Não embarcaram!

Por hoje era isso. Amanhã, de cara e coragem, vamos subir a montanha pela primeira vez.

1 responder
  1. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Desculpe-me, Coach!!! Mas não vejo lógica alguma no fato do COB gastar uma grana para fazer fiasco em Sochi. Lembro-me muito bem de quando pegaram o Claudinei Quirino ( velocista de elite dos 100 e 200 metros e medalha de prata nos Olympic Summer Games Sydney 2000. ) Totalmente despreparado, sofreu um grave acidente no Bobsled???!! Surreal!!! Ficou batendo cabeça na descida, como lembrou muito bem o jornalista Lúcio de Castro, da ESPN Brasil. Agora a Laís Souza, com muito pouco tempo de treinamento, esquiando atrás do guia. Imprudência total!!! Enquanto isso, os cartolas vão usando e abusando dos atletas para “promoverem” a Rio 2016. Vergonha e irresponsabilidade!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário