Michael Phelps, o maior atleta olímpico de todos os tempos.

O maior atleta olímpico de todos os tempos.

Os dois recentes Jogos Olímpicos, Londres em 2012 e Sochi há duas semanas, apresentaram os dois maiores medalhistas olímpicos da história. Assim como Michael Phelps entrou para a eternidade nos Jogos de Londres ao somar 22 medalhas olímpicas, o norueguês Ole Einar Bjorndalen também fez história ao chegar as 13 medalhas na Olimpíada de Sochi.

Phelps chegou a condição de maior atleta olímpico da história em quatro Jogos, sendo que na primeira em 2000, em Sydney, saiu de mãos abanando. O quinto lugar para o jovem nadador, de então apenas 15 anos de idade, foi apenas o início para uma carreira esplendorosa. Em Atenas 2004, Phelps somou seis medalhas de ouro e dois bronzes.

Em Beijing 2008, Phelps entrou para a história como o maior medalhista em uma só Olimpíada com as oito medalhas conquistadas, todas de ouro. Em Londres, o que seria a sua última Olimpíada, com despedida e tudo, ele ainda adiciionou 4 medalhas de ouro e 2 de prata.

São quatro participações olímpicas, 22 medalhas, 18 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.

Montagem que traz todas as medalhas olímpicas de Phelps.

Montagem com as medalhas de Phelps.

A ginasta russa Larissa Latynina era a recordista anterior. Ela esteve em três Jogos pela antiga União Soviética (1956, 1960 e 1964). Foram 18 medalhas, sendo 9 de ouro, 5 de prata 4 de bronze. Latynina estava em Londres em 2012, até tirou fotos com Phelps e juntos fizeram uma campanha publicitária para a Louis Vitton. Só não deram a oportunidade para ela fazer a premiação do novo maior medalhista olímpico.

Ole Einar Bjorndalen se tornou no maior medalhista olímpico de inverno ao somar 13 medalhas em seis Jogos Olímpicos. Em Sochi, na sua sexta Olimpíada, foram dois ouros na prova do biathlon e no revezamento misto do biathlon, completando 8 ouros, 4 pratas e 1 bronze.

Bjorndalen comemora o feito em Sochi.

Bjorndalen comemora o feito em Sochi.

A soma bate o seu compatriota Bjorn Daehlie que em três Olimpíadas teve 12 medalhas, sendo 8 de ouro e 4 de prata.

Os medalhistas de inverno estão em bem menor número na história dos maiores medalhistas dos Jogos Olímpicos. Dos 25 maiores medalhistas, apenas três vem dos Jogos de Inverno. Bjorndalen aparece em quarto lugar.

Phelps 22 medalhas, Latynina com 18 e o terceiro é outro ginasta russo Nikolai Andrianov com 15 medalhas, são os três primeiros.

Pronto para receber o seu ouro e medalha olímpica de número 13.

Pronto para receber o seu ouro e medalha olímpica de número 13.

Com a virtual participação de Phelps nos Jogos do Rio em 2016 ele poderia incrementar ainda mais esta conta. Um dos fatores que favorece o nadador americano é a idade. Ele chegou as 22 medalhas em quatro Olimpíadas com 27 anos. A ginasta Larissa Latynina chegou as 18 medalhas com 29 anos e o noruguês Ole Einar Bjorndalen foi coroado em Sochi com suas 13 medalhas mas já com 36 anos de idade.

Ainda comparando os “Reis Olímpicos” Michael Phelps e Ole Einar Bjorndalen, a família Phelps ficou mais famosa em suas aparições na arquibancada celebrando os feitos de Michael, enquanto que Ole Einar teve familiares olímpicos.

Hilary e Whitney Phelps até tentaram, chegaram ao USA Olympic Trials, mas não conseguiram a vaga no forte time americano. Já na família de Bjorndalen, o irmão Dag Bjorndalen esteve em uma Olimpíada em 1998 em Nagano disputando a prova do revezamento do biathlon e conquistando a prata junto do irmão.

Ole Einar Bjorndalen também casou com uma atleta olímpica. Nathalie Sander esteve em cinco Olimpíadas representando a Itália, mas sem conquistar nenhuma medalha.

Na lista dos 15 maiores medalhistas olímpicos de todos os tempos, apenas Michael Phelps, Ole Einar Bjorndalen e a nadadora americana Natalie Coughlin continuam em atividade. Confira:

tabela

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário