A idéia e a intenção era diferente. O objetivo era fazer os principais clubes do país terem a oportunidade de visualizar nas águas abertas um maior investimento na busca do título nacional. Incluindo uma prova de 5 quilômetros no Troféu Maria Lenk e outra no Troféu José Finkel, no domingo após o encerramento das competições no dia anterior.

Com isso, teríamos clubes mantendo seus principais fundistas para este dia adicional e participando do evento. Até os dirigentes do COB viam na sugestão uma excelente idéia para o desenvolvimento e a popularização do esporte que se sagrou campeão mundial em Barcelona no ano passado. Entretanto, o resultado da Assembléia da CBDA e a discussão do departamento técnico de natação e águas abertas apenas incluíram o evento, sem qualquer pontuação e relação com a competição.

O Troféu Maria Lenk 2014 está confirmado para a piscina do Ibirapuera, de 21 a 26 de abril. O regulamento pode ser conferido neste link:

http://www.cbda.org.br/regulamentos/trofeu-maria-lenk-2014

Como se vê, não há qualquer citação ou menção a disputa da prova dos 5 quilômetros, que acontecerá no domingo dia 27 de abril na raia Olímpica de São Paulo. O local, inclusive, já foi sede do Campeonato Sul-Americano Absoluto de 2008. A prova está marcada e já está no calendário das maratonas aquáticas no site da CBDA embora sem qualquer instrução sobre inscrição ou regulamento.

Para o Finkel, a prova será no dia 7 de setembro, ou melhor, pode ser pois no calendário da CBDA ainda aparece a menção “a confirmar”.

Incluir uma prova de águas abertas por incluir, sem qualquer relação com o certame nacional ou valendo pelos campeonatos vai ser difícil de se atingir o que se busca. A decisão, por incrível que pareça, não parece ter sido a melhor.

4 respostas
  1. Kabeco
    Kabeco says:

    A prova é dia 26 não 27.04.Ouvi um comentário sobre ser seletiva para Setubal, que é prova de 10 Km.Como se utilizar de uma prova de 5 Km, em raia fechada, para seletiva de prova de 10 Km em mar, só aqui mesmo! Urgente:Onde esta publicado o Laudo de Balneabilidade para a Raia receber a prova de natação???

  2. frederico teixeira
    frederico teixeira says:

    Como a prova nao conta pontos, quase ninguem deve nadar, e nao terá incentivo dos clubes para que os atletas participem. Nadar 5km é duro e sem vale nada, fica dificil a aceitação.

  3. Rodrigo
    Rodrigo says:

    Puxa, difícil entender por quê fazer a coisa “meio certa”! Já que a prova foi incluída no Programa, tem que valor pontos, senão fica apenas mais uma prova avulsa de Maratonas Aquáticas. Vai entender cabeça de dirigente…

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário