O Colégio COC, em Palmas, Tocantins, recebeu o Campeonato Estadual – Troféu Jorge Camargo – nos dias 21 e 22 de março, enquanto que o Clube Fenix-Nadart recebeu no dia 22 o Torneio de Abertura de Alagoas. Ambas as competições foram em piscina curta e ambas as competições representam um alerta vermelho para a natação em cada estado: em Alagoas foram apenas 34 participantes e em Tocantins outros 48. De todas as categorias.

A baixa quantidade de participantes reflete no ranking nacional: em Alagoas, até o momento no TOP 10 de cada categoria, 15 resultados desta competição constam na lista, e apenas 1 mero resultado do Tocantinense consta entre os 10 melhores tempos do ano por categoria.

De Alagoas, Yuri Alexsander da Silva Guedes (Iate/Nadart) teve os melhores resultados (24.19 nos 50m livre, 52.68 nos 100m livre, 27.63 nos 50m costas e 58.78 nos 100m costas). Pode-se considerar também os resultados de Jose Ulisses Souza (Iate/Nadart) na categoria infantil 2 (30.52 nos 50m borboleta), Amanda Moreno Mello (Nadart/Iate) no mirim 1 (51.76 nos 50m borboleta) e de Nubia Leite (Iate/Nadart) no sênior (27.76 e 1:00.30 nos 50 e 100m livre).

Mas de Tocantins, apenas Renne Rychard Santos, da Apanat, estampa nos 10 melhores, nos 100m peito infantil 1 com 1:19.82.

A situação não é exclusiva destes estados: Maranhão, Piauí, Roraima e o Distrito Federal também tem uma falta alarmante de atletas participando, isso contando das categorias mirim a sênior, incluindo-se aí os atletas vinculados que teoricamente não tem a “vantagem” de disputar campeonatos nacionais e regionais.

Outros estados, em levantamento realizado até o momento, estão próximos dos 100 participantes por evento – não contando eventos realizados regionalmente dentro do estado, como ocorre em Minas Gerais e São Paulo: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe e Paraíba. Mato Grosso, Santa Catarina, Acre e Rondônia ainda não realizaram nenhuma competição.

Confira os resultados:

2 respostas
  1. apapai
    apapai says:

    A publicação é perfeita ,mais um detalhe esta errado,Se a referencia dos atletas citados veio do ranking nacional ,deve entrar na lista a atleta a
    Ana carolina Goulart carvalho da nadart iate rankiada entre as dez desde 2013 .Obrigado e confira .

  2. Chocolate
    Chocolate says:

    Como mencionei anteriormente e agora reafirmo, são somente mais dois ciclos olímpicos para o falecimento total da modalidade, vamos rever nossos conceitos pessoais e profissionais do que é o “esporte” para nossas vidas e para a vida de nossos alunos (não somente a natação). Educação e Esporte não são gastos desnecessários e sim investimentos em longo prazo.

    Para reflexão.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário