A piscina do Botafogo no Rio recebe a partir desta quarta-feira até sábado o segundo campeonato nacional de 2014. Na verdade são duas competições, o Brasileiro Senior e o Brasileiro Júnior de Inverno que reúnem todos os atletas balizados por tempos nas eliminatórias, porém com finais separadas por categoria.
A competição acontece 11 dias após o Troféu Maria Lenk que teve um dos melhores níveis de performance dos últimos anos. A competição de quatro dias é a última seletiva para definição da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos da Juventude. São oito vagas definidas pelos indices técnicos alcançados em competições válidas desde os campeonatos brasileiros de categoria de verão do ano passado.
Até este momento, os pré-selecionados pela ordem de índice técnico no masculino são Matheus Santana do Unisanta, Andreas Mickosz do Coritnhians, Luiz Altamir Melo do Flamengo e Felipe Monni do Pinheiros. No feminino, Natália de Luccas do Corinthians, Giovanna Diamante do SESI-SP, Viviane Jungblut do União e Gabrielle Roncatto do Pinheiros.
Na briga pelas vagas, os homens tem de buscar marcas que alcancem ao redor de 927 pontos, marca que dá a Andreas Mickosz a segunda vaga neste momento. Matheus Santana é o único que já pode comemorar a vaga, os demais ainda estão na briga.
Mickosz fez um grande Maria Lenk com melhores marcas pessoais nas três provas que nadou e sua melhor pontuação está na sua prova principal, os 200 peito. Luiz Altamir do Flamengo nadou com apenas três dias de descanso para o Maria Lenk e espera nadar para a sua melhor marca pessoal nas provas de 200 livre e 200 borboleta. Felipe Monni do Pinheiros foi a grata surpresa do último dia do Maria Lenk ao fazer uma marca de nível mundial nos 50 peito. Monni está com a quarta vaga e no ano passado esteve próximo dos pré-selecionados com um bom tempo nos 100 peito.
Nomes que podem ameaçar e em busca destas vagas são o velocista Guilherme Ocampo do Corinthians, Pedro Spajari do Pinheiros, os costistas Victor Guaraldo do Pinheiros e Gustavo Louzada do União.
No feminino, Natália de Luccas é o melhor resultado pelos 100 costas do Julio de Lamare do ano passado. Giovanna Diamante do SESI-SP mantém a segunda posição na briga, agora com sua performance nos 100 livre. Antes ela ocupava esta posição pelos 200 livre.
Viviane Jungblut do União aparece na terceira posição pelo bom 800 livre que fez no Maria Lenk. A nadadora agora vai tentar uma melhor posição e tempo na prova dos 400 livre que não saiu como esperado no Troféu. A quarta posição foi uma boa surpresa com Gabrielle Roncatto do Pinheiros. A mais jovem das pré-selecionadas até agora, ganhou esta condição por um bom 200 livre.
Entre os nomes que podem entrar nesta disputa estão das velocistas Fernanda Delgado do Tubarão, Julia Nilton do Pinheiros, e as fundistas Bruna Primatti do SESI e Bianca Avella do Corinthians.
Esta será a 31a edição do Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno, o Troféu Tancredo Neves criado em 1984 e com vitória da Gama Filho. Desde então, o Pinheiros atual campeão é o maior vencedor com oito títulos. Aliás, o Pinheiros venceu três dos quatro últimos anos de disputa.
O Minas não vence a competição desde 2009 e já foi seis vezes campeão. O Corinthians só ganhou uma vez, em 2012.
No Brasileiro Senior de Inverno, vamos para a terceira edição da competição e o Minas venceu as duas já realizadas.
O Campeonato terá cobertura de todas as etapas, eliminatórias e finais da Best Swimming com transmissão ao vivo da TV CBDA. Confira todos os detalhes da competição no Menu Especial da competição no canto direito da página da Best Swimming.
O recorde do 4*50 livre Junior I é do Corinthians com 1’31″50.
Na tabela de recordes não constam os revezamentos mistos. Eles não foram oficializados?