Trofeu Maria Lenk, Natacao

A revelação do Troféu Maria Lenk foi escolha quase absoluta: Miguel Leite Valente, o surpreendente campeão dos 1500 livre, nem tanta surpresa nos 800 livre e o terceiro melhor resultado da história do Brasil na prova dos 400 livre.

O Blog do Coach lançou os nomes de Miguel Leite Valente, Brandonn Pierry e Gabriel Ogawa como os mais destacados para serem votados como a revelação do Troféu. Todos foram votados, ainda tivemos nomes como Matheus Santana mencionados por alguns e até mesmo Giovanna Diamante por outros. Os votos para Miguel, entretanto, foram em grande vantagem.

Para quem nunca tinha subido ao pódio do Maria Lenk, deixar a competição de São Paulo com três medalhas de ouro e uma prata com melhores marcas pessoais em todas as provas que nadou. A primeira delas foi a mais surpreendente. Miguel nem queria nadar os 1500 livre, nadou na série fraca e baixando 20 segundos acabou conquistando o seu primeiro título nacional absoluto.

Trofeu Maria Lenk, Natacao

Miguel nunca tinha nadado uma final de Troféu Maria Lenk. O melhor que havia conseguido foi um nono lugar nos 400 livre da competição no ano passado nadando para 3:58:17.

Sua melhora entretanto não foi surpresa, principalmente para o treinador Eduardo Santos, o Dudu. Técnico que trabalha com Miguel desde a categoria juvenil. No junior, Miguel treinou com Fernando Vanzella no primeiro ano e com a técnica Iara na segunda temporada retornando ao trabalho com Dudu com quem tem tido uma grande evolução.

Já no Finkel de agosto do ano passado ele surpreendeu com uma medalha de prata nos 400 livre com 3:54:15. Mesmo não subindo ao pódio nos 800 livre, seu resultado também foi expressivo numa melhora de 14 segundos marcando 8:10:74.

No Open no final do ano, Miguel continuou sua evolução agora com duas pratas, nos 400 livre com 3:54:02 e nos 800 livre com 8:03:94, novamente duas melhores marcas pessoais.

Depois do ouro no Maria Lenk, a confiança explodiu. Foi assim que dominou os 800 livre vencendo com 8:01:41 nadando boa parte da prova em ritmo de recorde brasileiro e chegando perto do índice para o Pan Pacífico. Completou sua participação na competição com uma medalha de prata nos 400 livre e nova melhor marca pessoal com 3:51:36, o terceiro melhor tempo da história da prova no Brasil.

Quem acompanhou a prova, viu Leonardo de Deus quebrando o recorde brasileiro sempre acompanhado de perto de Miguel. Uma das “mudanças” no trabalho de Miguel foi a sua evolução técnica. Seguindo a orientação do treinador Dudu, Miguel está com o nado “mais largo”, aproveitando melhor a extensão do nado. Contra Leo de Deus, sua vantagem nas viradas foi visível.

Nadador formado nas categorias inferiores do Minas Tênis Clube, Miguel Leite Valente começou como nadador de peito e medley. Inicialmente sem muita seriedade, um “novo Miguel” nasceu depois de um swim camp em Stanford nos Estados Unidos.

Mundial Júnior 2011, a primeira seleção brasileira.

Mundial Júnior 2011, a primeira seleção brasileira.

Sua primeira seleção brasileira veio em 2011, no Mundial Júnior de Lima no Perú. Beneficiado pela lesão de Giuliano Rocco, Miguel ganhou uma vaga no time que foi ao Mundial onde ficou em 19o lugar nos 200 medley com 2:08:28 e 18o nos 400 medley com 4:35:20.

O trabalho com Dudu e principalmente a busca de melhores resultados nas provas de fundo foram destaque no segundo semester do ano passado. Depois de ser medalhista no Finkel, a viagem com o grupo do Minas para duas etapas da Copa do Mundo foram marcadas por um bom 400 livre de 3:43:99. Assim, os resultados do Open no final do ano apenas seguiram a boa nova fase do nadador.

Captura-de-Tela-2014-05-05-às-19.34.31

Depois da vitória dos 1500 livre no Maria Lenk, Dudu revelou a Best Swimming que o resultado era a gratificação pelo esforço nos treinamentos. A surpresa era para todo mundo, menos para ele.

Confira a entrevista de Miguel Leite Valente ao Blog da Swim Brasil:

http://www.swimbrasil.com.br/blog/2014/05/05/entrevista-miguel-valente/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário