Depois de um excelente Maria Lenk, o Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno foi recheado de boas marcas. Recordes então, nem se fala. Foram mais de 40 recordes de campeonato. Um deles entretanto, se sobrepõe a tudo o que se viu: o recorde mundial júnior de Matheus Santana nos 100 livre com 48:35.
Márcio Latuf assumiu o comando do treinamento de Matheus desde o ano passado. Depois de um excelente trabalho com Rodrigo Roque no Botafogo, Matheus continua sua ascensão técnica, agora num outro padrão: nível mundial. Foi o seu terceiro recorde mundial júnior em pouco mais de 10 dias. Quebrou pela primeira vez nas eliminatórias do Maria Lenk com 48:85, voltou a bater na final com 48:61 e agora fez 48;35. Um recorde e um local especial. Ali estava toda a sua família e o clube onde o projetou nacionalmente.
A performance de Matheus não se resumiu ao recorde dos 100 livre, tendo ainda melhores marcas pessoais nos 50 livre, primeiro abrindo o revezamento com 22:39 e depois na prova com 22:16, esta ficando a apenas cinco centésimos do que seria novo recorde mundial júnior. Para completar, a prova que mais tem evoluído, os 200 livre, onde fez bela batalha com Luiz Altamir Melo chegando na segunda colocação com 1:50:93.
Márcio Latuf tem sido figura determinante na evolução de Matheus e continua em busca de melhores resultados. Não poupou seu atleta da “bronca” após a eliminatória dos 100 livre, onde Matheus nadou “tranquilo demais”. Os objetivos são altos e para quem quer ser o melhor do mundo precisa competir em alto nível sempre que puder. O projeto é alto e o 47 é o próximo passo.
Parabéns Coach Latuf!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!