A FINA anunciou ontem a decisão do painel de doping do caso do nadador equatoriano Ivan Enderica Ochoa que testou positivo para Clenbuterol nos Jogos Bolivarianos em Trujillo no Perú em novembro de 2013. Suspenso temporariamente desde fevereiro, Ivan foi suspenso por 12 meses em período que vai de 7 de março deste ano até 6 de março do próximo ano.

Enderica havia ganho as medalhas de ouro nas provas de 5 e 10 quilômetros nos Jogos Bolivarianos e testou positivo no teste realizado “em competição”. Na defesa do nadador, um médico se apresentou como responsável por ter medicado um xarope afim de recuperar o atleta por conta de uma infecção na garganta. Mesmo assim, a FINA aplicou a punição de um ano de suspensão.

Casos conhecidos de Clenbuterol, a americana Jessica Hardy e o velocista chinês Ning Zetao também receberam um ano de punição quando testaram positivo para a substância.

2268424-9455-rec

Ivan Ochoa foi campeão dos Jogos Odesur de 2010 nas provas de 5 e 10 quilômetros e no Mundial de Barcelona no ano passado fiou na sétima colocação da prova dos 5 quilômetros e 21o. nos 10 quilômetros. Em 2012, ele foi campeão sul-americano dos 10 quilômetros em Belém batendo os brasileiros Allan do Carmo e Vitor Colonese e terminou na 21a. colocação a prova olímpica de Londres.

Enderica é primo de outros dois destaques da natação equatoriana, Esteban e Santiago que dominaram as provas de águas abertas do Sul-Americano de Praia este ano na Venezuela.

O vídeo abaixo mostra a chegada de Ivan Enderica ao Equador após as duas medalhas de ouro nos Jogos Odesur de 2010:
http://www.youtube.com/watch?v=gSB_QkVlmRk

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário