Tradicional celeiro de atletas para as seleções brasileiras, a região Nordeste tem vários dos seus principais atletas brilhando pelos clubes das regiões Sudeste e Sul. O êxodo dos nadadores é fruto de uma melhor estrutura de clube e perspectiva no esporte. Por conta disso, os clubes do Nordeste já não conseguem resultados de tanta expressão na classe absoluta.

O melhor clube da região no Ranking Nacional de Clubes é a ACEB da Bahia que figura em 12o lugar com 37 pontos. O Nikita SESI Português de Pernambuco vem logo em seguida, 13o lugar com 29 pontos. Mais três clubes de Pernambuco também aparecem no raking: Náutico Capibaribe em 21o, Sport Recife em 22o e AABB de Recife em 23o lugar.

Na principal competição da temporada, seis dos 43 clubes participantes do Troféu Maria Lenk eram do Nordeste. A região esteve representada por quatro dos 15 Estados presentes.

Apenas um clube e um nadador e em uma prova chegou a final A. Foi Leonardo Guedes que saiu de São Paulo com a medalha de bronze nos 50 costas. O seu clube, Nikita SESI ficou em 12o lugar com 28 pontos.

No Brasileiro Júnior de Invenro, a ACEB foi o único clube da região que pontuou. Ficou em 13o lugar com 9 pontos e a melhor colocação individual foi um sexto lugar.

No Brasileiro Senior de Inverno, durante o mesmo período, a ACEB também foi o clube solitário do Nordeste a pontuar. Ficou em 12o lugar resultado dos dois quarto lugares conquistados por Moyra Wanderley nas provas de 400 e 800 livre.

O Sport Clube do Recife foi o melhor clube no Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno realizado em Aracaju. A equipe ficou em 12o lugar com 32,5 pontos alcançando sete finais e conquistando três medalhas, todas com Clarissa Maria Rodrigues prata nos 200 medley e 50 livre e bronze nos 100 borboleta categoria Juvenil II.

A região ainda teve medalhas com Vivian dos Santos da Agitação de Sergipe, prata nos 100 peito Juvenil II e bronze com Cauã Vinicius Oliveira da Rhanc da Bahia, bronze nos 50 livre Juvenil II. Um total de nove clubes da região Nordeste pontuaram no Brasileiro Juvenil de Inverno.

O melhor desempenho a nível nacional do primeiro semestre foi no Brasileiro Infantil de Inverno em Recife. Dona da casa, o Nikita SESI ficou em 11o lugar somando 47 pontos. Mais dois clubes ficaram entre os Top 20, a AABB de Recife em 13o com 38 pontos e a ACEB da Bahia com 31 pontos.

Foram 11 clubes do Nordeste pontuando na competição e sete deles conquistaram medalhas. O CEPE de Salvador teve a melhor atleta, Aricia Peree que ganhou medalhas de ouro nos 400 e 800 livre além de uma prata nos 200 livre. A AABB de Recife foi quem mais chegou as finais, 10 vezes.

Nas disputas regionais, AABB e Sport Recife foram os maiores destaques. No Nordestinho Mirim e Petiz em Recife, a AABB venceu com facilidade 1.660 pontos, quase o dobro que o Sport Recife, vice campeão.

Na semana seguinte, no Nordestão reunindo as categorias infantil a senior, também em Recife, foi a vez do Sport dar o troco. Campeão com 1.909,5 pontos pouco mais do que 100 pontos a frente da AABB.

No Norte-Nordeste Mirim e Petiz disputado em Belém, a AABB voltou a mostrar sua força nas categorias menores. Foi vice campeã no geral atrás do Clube do Remo e ainda venceu as categorias MIrim II e Petiz I.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário