Fechando o levantamento Best Swimming apurando os melhores do primeiro semestre da natação regional do Brasil, chegamos a região Norte. Um detalhe importante neste levantamento é de que os Estados do Piauí e Maranhão, embora estejam na região Nordeste, para efeito da geografia e na divisão geo-política, nos eventos da CBDA fazem parte da região Norte onde disputam os principais eventos do calendário nacional.

No raking nacional de clubes, ao final do primeiro semestre, o melhor clube da região Norte é a Associação Atlética Nilton Lins do Amazonas que está em 26o lugar com 4 pontos. A Tuna Luso do Pará vem em 28o lugar com 2 pontos.

Nenhum clube da região Norte esteve na principal competição do calendário nacional de 2014. Não havia um clube sequer da região entre os 13 estados participantes do Troféu Maria Lenk em São Paulo no mês de abril.

No Brasileiro Junior de Inverno disputado no Rio de Janeiro em maio, a equipe manauara Nilton Lins ficou em 18o lugar após conseguir duas finais, um sexto e um sétimo lugar. A Tuna Luso ficou em 20o lugar com um quinto lugar, a melhor colocação da região na competição.

Os melhores resultados vieram nos Campeonatos Juvenil e Infantil de Inverno. No Juvenil, disputado em Aracaju, Vinicius Gabriel Silva da Academia Eugênio Fortes de Teresina, medalha de prata nos 50 livre com um expressivo 23:74. Foi a única medalha da região na competição e o Eugênio Fortes teve a melhor colocação ficando em 29o lugar com 7 pontos. O MAC Nina do Maranhão foi o segundo melhor clube na 36a colocação fazendo duas finais no campeonato.

Melhor que o Juvenil, foi o Infantil, onde seis medalhas foram conquistadas pelos clubes da região Norte. A ADESEF ficou em 24o lugar com 22 pontos, o Remo logo atrás em 25o com 20 pontos empatado com o MAC Nina.

A ADESEF saiu com três medalhas do Brasileiro Infantil que foi em Recife. Todas com Lucas Matheus Gomes na categoria Infantil II. Ouro nos 100 borboleta 1:00:52, prata nos 200 borboleta 2:17:19 e bronze nos 200 medley 2:20:99. O Clube do Remo teve duas medalhas, mas com mais finais do que a ADESEF, duas de prata ambas na categoria Infantil I. Luiza Fernandes Malheiros nos 100 costas 1:11:25 e Iverson Braga Jr. também nos 100 costas versão masculina 1:06:69. O maior número de finais, entretanto, veio com o MAC Nina do Maranhão que teve uma medalha de bronze com Julia Nina nos 400 livre Infantil I 4:42:72.

Nas competições regionais, a Associação Esportiva Lassalista foi a vencedora do Troféu Leônidas Marques este ano disputado em Boa Vista, Roraima. A equipe somou 1.801 pontos deixando o Nilton Lins em segundo com 1.196 e o Clube do Remo em terceiro com 911 pontos.

No Norte-Nordeste Mirim e Petiz realizado em Belém, os clubes paraenses foram os melhores da região Norte. O Remo ficou com o título absoluto além de vencer as categorias Mirim I e Petiz II. O Remo ainda foi o melhor da região no Mirim II ficando em segundo lugar. A ADESEF que ficou em terceiro lugar na classificação geral foi a melhor na categoria Petiz I terminando em segundo lugar.

2 respostas
  1. Passos
    Passos says:

    Fui atleta da natação e agora tenho três filhas uma no polo, remo e nado-sincronizado. As pretencões futuras é montar um clube no interior do Pará, onde poderia obter informações??

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário