Glauber Silva e Kaio Márcio estão confirmados para voltarem a disputa dos campeonatos nacionais no Troféu José Finkel que acontecerá em Guaratinguetá de 1o a 6 de setembro.
Kaio Márcio não compete a nível nacional desde o Maria Lenk do ano passado quando ficou em terceiro nos 100 borboleta com 53:17 e segundo nos 200 borboleta 1:57:63. Tempos insuficientes para lhe colocar no time que foi para o Mundial de Barcelona. Chegou até anunciar uma possível despedida para se dedicar a política, mas decidiu retornar aos treinamentos e segue em busca de uma vaga para o Rio 2016.
Continua treinando em João Pessoa, agora sob a orientação de Reinaldo Souza, treinador do Clube de Campo de Piracicaba e este ano participou dos Jogos Regionais pela cidade de Piracicaba em Lins conquistando seis medalhas de ouro. Nos seus resultados individuais, Kaio nadou para 24:06 nos 50 borboleta, 52:79 nos 100 borboleta e 1:56:79 nos 200 borboleta, tempos em piscina curta.
Glauber Silva esteve afastado há mais tempo. Ficou dois anos suspenso por doping e desde maio está oficialmente liberado para voltar a competir. Sua última participação nacional foi na seletiva olímpica de maio de 2012 quando ganhou a vaga, depois caçada, para os Jogos Olímpicos de Londres. Na oportunidade, Glauber venceu a eliminatória da prova com 52:24.
Seu retorno foi na semana passada. Sob orientação do treinador Fábio Costa e representando o Iate Clube de Brasília, Glauber disputou a Copa Nordeste de Clubes em piscina curta. Venceu as três provas que disputou, todas com recorde de campeonato, marcando 23:70 nos 50 borboleta, 52:76 nos 100 borboleta e 49:62 nos 100 livre.
O nado borboleta no Brasil vive uma fase de boas disputas. Principalmente nos 100 metros onde Thiago Pereira adicionou a prova em seu menu e se sagrou campeão no Maria Lenk deste ano com 52:37. Aliás, este é o segundo ano consecutivo que Thiago lidera o ranking nacional da prova em piscina longa.
Marcos Macedo foi quem mais chegou perto do índice olímpico em 2012 e ficou em segundo no Maria Lenk deste ano com 52:76. Arthur Mendes, outro que também esteve na briga pela vaga para Londres foi o terceiro do Maria Lenk com 52:94.
Nos 200 borboleta, esta disputa tem sido limitada. Somente a chegada de Luiz Altamir Melo deu um pouco mais de consistência a prova, já que apenas Leonardo de Deus tem se mantido num sólido e até tranquila liderança há alguns anos. No Maria Lenk deste ano, apenas Leo e Luiz Altamir conseguiram quebrar a barreira dos dois minutos.
Na prova não-olímpica dos 50 borboleta, o Brasil tem dois dos maiores destaques a nível mundial da disputa. César Cielo é o segundo do ranking mundial da temporada com os 23:01 feitos no Maria Lenk. Ele liderava até poucos dias, sendo ultrapassado pelo ingles Ben Proud na sua vitória do Commonwealth Games. Nicholas Santos com 23:23 aparece em oitavo do ranking mundial.
Na última disputa nacional em piscina curta, o Open de 2012 realizados na mesma Guaratinguetá que receberá o Finkel, foi a última seletiva para o time do Mundial de Curta de Istambul. Na época, Nicholas Santos levou os 50 borboleta com 22:50, Henrique Martins venceu os 100 borboelta com 51:74 e Leo de Deus os 200 borboleta com 1:54:73.
Para ganhar uma das vagas para o Mundial de Doha no Catar, dois atletas por prova devem nadar no índice ou abaixo das marcas estabelecidas pela CBDA para a disputa. As marcas para o nado borboleta masculino são:
50 borboleta – 22:85
100 borboleta – 50:73
200 borboleta – 1:53:91
Confira o Top 5 dos nomes selecionados pela Best Swimming que estão na briga pelas duas vagas destas provas. O ranking Best Swimming foi baseado em condições atuais e histórico de tempos dos respectivos nadadores.
50 borboleta –
César Cielo do Minas
Nicholas Santos do Unisanta
Felipe Martins do Minas
Henrique Martins do Minas
Glauber Silva do Iate de Brasília
100 borboleta –
Thiago Pereira do SESI-SP
Marco Macedo do Minas
Arthur Mendes do Corinthians
Henrique Martins do Minas
Nicholas Santos do Unisanta
200 borboleta –
Leonardo de Deus do Corinthians
Luiz Altamir do Flamengo
Kaio Márcio do Clube de Campo de Piracicaba
Matheus Isidro do Corinthians
Marcus Ferrari do Minas
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!