10476377_781058058613403_5906675635160885764_o

O Campeonato Europeu dos Esportes Aquático foi aberto nesta quarta-feira em Berlim. Mais precisamente na Regattastrecke Grunau na região sudeste da capital alemã. Duas provas abriram a disputa das águas abertas que tomam os cinco primeiros dias da competição e em ambos os favoritos não levaram.

Os 10 quilômetros feminino foi ainda mais surpreendente com a vitória da holandesa Sharon van Rowuendaal vencendo a prova que marcou sua estréia no cenário internacional das águas abertas. Van Rowuendaal venceu com 1:56:06:9 batendo a húngara Eva Ristov, atual campeã olímpica, por quase dois segundos. Em terceiro, também bem próximo chegou a italiana Aurora Ponsele.

A prova foi bem disputada com alternância de liderança durante as quatro voltas da disputa. Nomes expressivos no cenário internacional das águas abertas deixaram a desejar no resultado. A italiana Martina Grimaldi ficou em décimo lugar, a alemã Angela Maurer em 13o. As russas que deixaram de participar do Circuito da Copa do Mundo deste ano focando no Europeu terminaram fora do top 10.

Sharon e o treinador Phillipe Lucas.

Sharon e o treinador Phillipe Lucas.

Sharon van Rowuendaal faz parte da Seleção Holandesa desde 2008. Nadadora bastante versátil conseguiu seu melhor resultado no Mundial de Shanghai em 2011 quando ficou com a medalha de bronze na prova dos 200 costas. Com a saída do seu antigo treinador, Jacco Verhaeren, ela se mudou para Narbonne na França onde passou a ser treinada pelo polêmico treinador Phillipe Lucas. Os primeiros resultados nas provas de fundo vieram com o bronze no Europeu de Curta do ano passado na prova dos 800 livre. Agora, ela consegue sua primeira medalha nas águas abertas e o primeiro ouro distribuído neste Campeonato Europeu.

Após a prova feminina, tivemos os 5 quilômetros masculino. Diferente do que tem sido feito nos Campeonatos Mundiais, o Europeu faz a prova contra o relógio. Os nadadores são liberados com intervalos de um minuto e os tempos são ajustados ao final. O sistema tira um pouco da competitividade da prova onde os nadadores não tem noção da colocação ou contra quem estão disputando.

Daniel Fogg.

Daniel Fogg.

O vencedor foi o britânico Daniel Fogg ganhando sua primeira medalha em campeonatos europeus.Fogg teve um final de prova melhor do que os alemães que na metade da prova tinham os três melhores tempos parciais. No final, o britânico venceu com 53:41:4 deixando Rob Muffels em segundo cerca de 20 segundos atrás. Thomas Lurz, o grande favorito, e que liderava até metade da prova, ficou em terceiro.

Daniel Fogg de 26 anos se recupera de um péssimo Commonwealth Games onde ficou na sétima colocação dos 1500 livre com 15:13:72. É o recordista inglês dos 800 (7:41:60) e 1500 livre (14:55:30). Em Londres 2012, Fogg foi um dos que disputou tanto as provas de piscina, onde terminou em oitavo nos 1500 livre como a prova de águas abertas onde ficou em quinto lugar nos 10 quilômetros. No Mundial do ano passado, Fogg também esteve na final dos 1500 terminando em oitavo lugar. Na Copa do Mundo, Daniel Fogg venceu a prova de Cancún no México do ano passado, única vitória da sua carreira no Circuito da FINA.

O programa de provas foi bastante criticado pelos atletas das águas abertas. Amanhã já acontece os 10 quilômetros para os homens e os 5 quilômetros para as mulheres. Um dia de folga na sexta-feira, sábado acontece a prova por equipes e no domingo os 25 quilômetros. A natação começa na segunda-feira.

Resultados completos das provas de hoje:

Resultados5Kmasculinoresultados10Kfeminino

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário