O segundo dia de disputas das águas abertas do Campeonato Europeu em andamento na Regattastreck Grunau em Berlim, na Alemanha, apontou mais algumas surpresas nos resultados. Entre estas surpresas, a Holanda voltou a se destacar. Ontem, na prova feminina dos 10 quilômetros Sharon van Rowuendaal foi vencedora, hoje foi a vez de Ferry Weertman ganhar o título da versão masculina da prova olímpica. Os holandeses ainda comemoraram a prata com a própria Rowuendaal na prova dos 5 quilômetros contra o relógio disputada logo em seguida.
A vitória de Weertman marcou a sua primeira medalha em campeonatos europeus. O holandês de 22 anos é treinado por Marcel Wouda fez uma prova bem progressiva nas quatro voltas do percurso. Na primeira aparecia em 35o lugar cerca de 28 segundos atrás do líder. Na segunda volta cresceu e entrou no pelotão da frente já virando em sétimo. Ficou em oitavo na terceira volta e acabou vencendo no final com 1:49:56:2 quase três segundos a frente do alemão Thomas Lurz segundo colocado com 1:49:59:0. O russo Evgenii Drattcev chegou em terceiro lugar com 1:50:00:6.
Weertman venceu a prova dos 15 quilômetros do Grand Prix da FINA em abril no México. Depois, ficou sexto lugar na prova de Cancún da Copa do Mundo. Diferente da grande maioria dos nadadores de águas abertas, Weertman é um nadador de excelentes tempos em piscina. Suas melhores marcas foram registradas este ano na Eindhoven Cup onde fez 1:48:23 nos 200 livre, 3:49:42 nos 400 e 7:57:46 nos 800 livre.
Thomas Lurz ficou satisfeito por ter conquistado sua segunda medalha para a Alemanha. Bastante comemorado pelos fãs, Lurz junto com a italiana Martina Grimaldi foram homenageados durante o evento como os melhores nadadores de águas abertas da Europa na temporada passada. Diferente do holandês, Lurz esteve sempre no pelotão da frente e acabou sendo batido no final.
O russo Evgenii Drattcev chegou em terceiro e comemorou bastante o resultados. Drattcev é especialista nos 25 quilômetros, prova que acontecerá no domingo encerrando as águas abertas do Europeu.
Decepção para o campeão mundial de Barcelona, o grego Spyridon Gianniotis que ficou na oitava colocação e ainda maior para o francês Romain Beraud, um dos destaques da Copa do Mundo no ano passado. O alemão Andreas Waschburger, terceiro colocado no ranking da Copa do Mundo deste ano também foi outro que ficou longe do pódio terminando na 20a colocação.
A Alemanha comemorou o seu primeiro ouro na quarta prova das águas abertas. Os 5 quilômetros contra o relógio, novo formato introduzido pela LEN neste Europeu e que já recebeu inúmeras críticas com os nadadores sendo largados com intervalos de um minuto e um ajuste dos tempos ao final. A vitória veio com Isabelle Harle vencendo com 57:55:7, uma vitória fácil sobre a holandesa Sharon Van Rouwendaal que ficou em segundo com 58:29:9 e a espanhola Mireia Belmonte em terceiro com 58;41:4.
Harle de 26 anos é duas vezes medalhista no Mundial na prova de equipes. Foi ouro em Barcelona no ano passado e bronze no Mundial de Shanghai em 2011. Na prova de hoje, Harle manteve o melhor parcial da prova desde o início.
Eva Ristov, a húngara campeã olímpica e vice campeã da prova de ontem nos 10 quilômetros chegou em quarto lugar. Martina Grimaldi da Itália não disputou a prova, mas estará nos 25 quilômetros no domingo. Outra que não nadou foi a polonesa Natalie Charlos que ontem foi retirada inconsciente da prova para um hospital local.
Os nadadores de águas abertas agora vão curtir um dia de folga para voltar a atividade no sábado com a prova por equipes e no domingo os 25 quilômetros. A natação do Europeu começa na segunda-feira.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!