A partir das 21 horas, horário de Brasília, 10 da manhã, horário local em Gold Coast, na Austrália, começa o Pan Pacífico 2014 de natação. São oito provas que abrem a competição que reúne 281 atletas de 15 países.

As provas do primeiro dia: 200 livre feminino e masculino, 100 costas feminino e masculino, 800 livre feminino, 200 borboleta feminino e masculino e os 1500 livre masculino. A competição vai ter eliminatórias e finais (A e B). As finais serão transmitidas ao vivo pelo Canal SporTV a partir das 6 da manhã.

O Brasil estréia com sete atletas no primeiro dia: João de Lucca e Nicolas Oliveira nos 200 livre, Etiene nos 100 costas feminino, Fábio Santi, Guilherme Guido e Thiago Pereira nos 100 costas masculino e os 200 borboleta com Leonardo de Deus. Não teremos representantes nas provas de 200 e 800 livre feminino, 200 borboleta feminino e 1500 livre masculino.

No congresso técnico, a comissão técnica do Brasil cortou Thiago Simon dos 200 medley, Thiago Pereira dos 400 medley e o revezamento 4×200 livre masculino.

O Brasil tem no seu histórico 12 medalhas em Pan Pacíficos. São três de ouro, duas de prata e sete de bronze. Na última edição em 2010, foi nosso melhor resultado com oito medalhas, duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

Destacando os adversários, Oussama Mellouli que seria o único nadador da Tunísia presente a competição teve o seu nome cortado. Isto porque o campeão olímpico dos 1500 livre em 2008 e da prova de águas abertas em 2012 só recebeu o seu visto para entrar na Austrália esta semana. Sem tempo hábil de viajar para competição, Mellouli está treinando na Califórnia em preparação para o Circuito da Copa do Mundo onde já está confirmado nas etapas de Doha no Catar e Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Mellouli treinou durante alguns meses com Bob Bowman e seu grupo do North Baltimore Aquatic Club, mas decidiu manter como base de treinamentos até o Rio 2016 o Trojans Swim Club sob o comando de Dave Salo.

Entre os americanos, a maior dúvida que persiste é se Missy Franklin nada ou não nada a competição. A americana sentiu uma forte lesão nas costas e nem conseguiu treinar na véspera do início do Pan Pacs. Missy permanece inscrita nas provas de 100 e 200 livre, 100 e 200 costas, além dos três revezamentos. A comissão técnica da USA Swimming ainda aguarda um teste final a ser feito momentos antes da competição para a decisão final.

Michael Phelps foi retirado das suas duas provas do dia de estréia no Pan Pacífico. Phelps não vai nadar nem os 200 livre, nem os 100 costas. Outro que saiu dos 100 costas foi Ryan Lochte.

Na Austrália, o grupo permanece o mesmo anunciado há uma semana. Hoje, na véspera do início da competição foi a cirurgia nas costas de Kenneth To que foi cortado da equipe há duas semanas.

A Nova Zelândia vai poupar Lauren Boyle dos 200 livre. A fundista estava inscrita, mas vai concentrar forças no duelo contra Katie Ledecky na prova dos 800 livre. No ano passado, Ledecky foi ouro e Boyle bronze no Mundial de Barcelona.

Mais um corte total da competição foi com o sul-coreano Tae Hwan Park. Foco total para os Jogos da Ásia que acontecem em setembro. Park estava inscrito, mas junto com seu treinador, o australiano Michael Bohl, optaram por continuar treinando em preparação para a competição asiática.

Os japoneses vieram com a equipe completa que estará nos Jogos da Ásia, mas a China mandou uma seleção reserva enquanto os atletas principais se preparam para a disputa continental.

Confira o balizamento das eliminatórias do Pan Pacífico:

BalizamentoEliminatorias

2 respostas
  1. Alex Pussieldi
    Alex Pussieldi says:

    O sistema da Federação Australiana não funcionou nas eliminatórias. Finais a partir das 6 da manhã no SporTV.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário