Nem Pinheiros, nem Corinthians, apenas o Minas vai ter nadadores estrangeiros na disputa do Troféu José Finkel que acontecerá em Guaratinguetá na próxima semana.
O Corinthians, campeão do Maria Lenk deste ano com os reforços turbinados de Jeanette Ottesen da Dinamarca e Katinka Hosszu da Hungria, vai encarar o Finkel com sua equipe nacional. Mesma coisa que o Pinheiros já faz há dois anos, tendo nadado todas as competições nacionais sem reforços estrangeiros.
O Minas volta com sua conexão “laranja”, duas holandesas estarão na equipe para o Finkel. Uma delas é conhecida e já disputa certames no Brasil desde 2012, Femke Heemskerk. A outra é estreante pelo Minas, Moniek Nijhuis.
Ambas estiveram disputando o Campeonato Europeu em Berlim no final de semana e subiram ao pódio. Femke foi prata nos 100 lvire (53:64) e bronze nos 200 livre (1:56:81) além de duas pratas nos revezamentos 4×100 livre e 4×100 medley misto. Moniek Nijhuis foi bronze nos 50 peito (30:64).
Femke Heemskerk era para ter nadado o Maria Lenk deste ano, mas ficou doente e durante o trajeto no vôo para o Brasil retornou para casa.
Entre as novidades estrangeiras para o Finkel, está o argentino Federico Grabich, bi campeão dos Jogos Odesur nos 200 livre que irá representar o Botafogo. O Unisanta mantém a conexão argentina e repete a campeã sul-americana Julia Sebastian e traz a nadadora de costas Andrea Berrino. Quem também mantém forte relação com a Argentina é o Grêmio Náutico União, trazendo uma dupla de nadadoras que treina e vive em Porto Alegre: Florencia Perotti e Ana Belen Presumido.
O Fluminense traz de volta os equatorianos Esteban Enderica e Samantha Arevalos, medalhistas no Maria Lenk de 2012 e 2013 e que foram destaque este ano no Odesur tanto na piscina como nas águas abertas.
Dois nadadores estrangeiros que residem no país há vários anos e são considerados “brasileiros” pela legislação são Juan Pereyra, argentino que nada pelo Minas e o chileno Javier Gonzalez da APANBlu de Santa Catarina.
O Troféu José Finkel 2014 acontecerá de 1o a 6 de setembro em Guaratinguetá, no Itaguará Country Clube e será a competição classificatória para a Seleção Brasileira para o Mundial de Piscina Curta em Doha, no final do ano.
Botafogo que estava sem dinheiro né…
boa parte dos atletas não receberam os últimos meses de 2012, 2013 que dirá 2014
duvido que tenha sido de graça essa participação do Frederico