10471421_675614699181613_905249110666269332_n

A 25a edição da Copa do Mundo da FINA começa esta semana. A partir de quarta e quinta-feira, Doha no Catar, recebe a primeira das sete etapas do circuito que este ano ganha novo patrocinador: o banco russo Mastbank substituindo a Arena, agora patrocinadora do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos.

A Copa de 2014 vai ter sete etapas, uma a menos do que no ano passado. Eindhoven, na Holanda, depois de anunciada foi retirada do calendário. Antes disso, Berlim na Alemanha, uma das mais tradicionais etapas do circuito anunciou o interesse em não mais sediar o evento. Eindhoven e Berlim foram as duas mais fortes etapas da Copa do Mundo no ano passado com nove recordes mundiais estabelecidos.

O sistema para este ano é o mesmo do ano passado. Uma farta distribuição de prêmios, quase um milhão de dólares, mais precisamente 1 milhão e 974 mil dólares nas premiações de medalhas e bônus por etapas. O circuito inicia em Doha, depois vai para Dubai nos Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, Moscou na Rússia, Beijing na China, Tóquio no Japão e encerra nos dois primeiros dias de novembro em Singapura.

O atrativo da Copa passou a ser financeiro e muitos atletas saíram do Campeonato Europeu em Berlim e do Pan Pacífico na Gold Coast direto para Doha em busca destes dólates.

Katinka Hosszu direto de Berlim para Doha.

Katinka Hosszu direto de Berlim para Doha.

Direto da Europa, entre outros viajaram Katinka Hosszu, Rainha da Copa nos dois últimos anos, mais seu compatriota Daniel Gyurta, o polonês Konrad Czerniak campeão europeu dos 100 borboleta, a holandesa Inge Dekker, a espanhola Mireia Belmonte, o campeão europeu dos 400 medley David Verraszto, a ucraniana Daryna Zevina, e o sérvio Velimir Stjepanovic campeão europeu dos 200 e 400 livre.

Dos que estavam no Pan Pacífico, viajaram para a Copa do Mundo, o americano Tom Shields, o australiano Tom Fraser Holmes, as americanas Breeja Larson e Caitlin Leverenz.

Oussama Mellouli está em Doha

Oussama Mellouli está em Doha

Alguns outros nomes fortes foram direto para Doha como o tunisiano Oussama Mellouli, os sul-africanos Roland Schoeman e Chad Le Clos, o italiano Fabio Scozzoli, os americanos Mike Alexandrov e Eugene Godsoe, George Bovell de Trinidad & Tobago e a australiana Marieke D’Cruz, conhecida pelo seu nome de solteira Marieke Guerer e que já foi Rainha da Copa no ano de 2008.

Nenhum brasileiro vai estar na competição e apenas três sul-americanos estarão por lá. São os colombianos Julio Galofre, Carolina Colorado e Jorge Murillo.

Sem dúvida, este é o melhor contingente de atletas para a etapa de Doha, no Catar, tradicionalmente a mais fraca do circuito.

Hamad Aquatic Centre em Doha

Hamad Aquatic Centre em Doha

O belo e moderno Hamad Aquatic Center vai receber pelo terceiro ano consecutivo a competição. O local é o mesmo que no final do ano receberá o Campeonato Mundial de Piscina Curta.

A Copa do Mundo de Doha vai ter eliminatórias a partir das 10 da manhã, horário local, e finais a partir das 18 horas. No horário de Brasília, 4 da manhã para as eliminatórias e meio dia para as finais. O SporTV irá transmitir esta e todas as etapas do Circuito da Copa do Mundo de 2014.

Confira o start list da competição:

StartlistDoha

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário