Melhor nadadora do Troféu José Finkel (quizá da natação brasileira na atualidade), a pernambucana Etiene Medeiros tem um problema (bom) para resolver. Sua versatilidade e fantástica boa fase acabou gerando uma situação a ser pensada na preparação para o Campeonato Mundial de Piscina Curta em dezembro na cidade de Doha no Catar.
Ainda faltando os 50 costas para nadar, Etiene já tem três índices de participação garantidos para o Mundial. Os 24:15 nos 50 livre, 57:53 nos 100 costas e 57:40 nos 100 borboleta são todas boas marcas e com perspectivas de bons resultados para Doha. O problema é o programa de provas.
Mais especificamente, o quarto dia de competição no Mundial concentra as provas de 50 costas, 50 livre, 100 borboleta e o revezamento 4×50 livre misto. Como se sabe que os 50 costas é a sua principal prova, esta concentração de provas pode complicar a sua participação e performance no Mundial.
Etiene já sabe disso, o técnico Fernando Vanzella foi o primeiro a alertar, mas ambos decidiram não pensar nisso agora. Etiene ainda nada os 50 costas, sua principal prova e depois vai pensar no que fazer.
A decisão também implica em possíveis mudanças na Seleção. Se abrir mão dos 50 livre, entra a gaúcha Graciele Herrmann, que fez o índice mas ficou com o terceiro tempo. Se sair dos 100 borboleta, a dúvida entre Daynara de Paula e Daiane Dias está resolvida para a segunda vaga da prova.
Nadar as quatro é impossível, é jogar suas chances de sucesso para cima. O quarto dia do Campeonato Mundial concentra as provas com pouco intervalo entre as mesmas. Os 50 costas é a primeira, tem os 100 livre masculino e logo em seguida os 50 livre. Vem os 100 medley masculino e logo em seguida os 100 borboleta. Seguem os 200 medley e 50 peito masculino para fechar com o revezamento 4×50 livre misto.
A tendência é quase que certa a saída de Etiene dos 100 borboleta e aí fica a dúvida se ela nada ou não os 50 livre. Os 24:15 é uma marca muito boa e este ano lhe coloca entre as cinco primeiras do mundo. É o chamado problema bom para se resolver.
Como é piscina curta portanto não olímpica tanto faz se o 50 costa tem ou não na Olimpíada nesse caso o foco deve ser a medalha a a maior chance é no 50 costa
Eu acho que ela TEM que nadar os 50m livre, que é prova olímpica, e ela está com um tempaço, seria 5ª colocada no mundial de 2012 com esse tempo. 50m costas ela é ótima, mas lembrem-se, não é prova olímpica. Se essas são as 2 melhores provas dela, que nade as duas. 100 borboleta ela tem que largar, deixa pra Daynara!
Coach, se diz “quiçá” e não “quizá”