655x250_TgyGC46QpL3hPrNMWt0df8b822

Daqui a seis dias, a maior competição estudantil da América do Sul em João Pessoa na Paraíba e com presença recorde de participantes. De acordo com os dados divulgados pelo Comitê Olímpico Brasileiro ontem, mais de 4.000 atletas estarão presentes a competição superando os 3.982 que disputaram o evento do ano passado realizado em Belém.

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem atletas de 15 a 17 anos de idade dos 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal na disputa de 13 modalidades esportivas (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia).

Esta é a terceira vez que João Pessoa recebe a competição. Em 2008, foi a disputa dos Jogos Infantis reunindo atletas de 12 a 14 anos e da última vez em 2012 para atletas de 15 a 17 anos. Este ano, as competições de natação marcarão a inauguração da nova Vila Olímpica Ronaldo Marinho, piscina que foi totalmente reformada e está recebendo os últimos retoques para o evento.

Uma das iniciativas do Comitê Olímpico Brasileiro ao assumir o comando dos Jogos Escolares da Juventude foi formatar um evento que tivesse maior atração da mídia e principalmente ser formador de atletas para o futuro do esporte nacional. Da delegação brasileira que esteve nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing, 54 dos 97 atletas tiveram passagem pela competição. Nestes inclusos os nadadores medalhistas Matheus Santana, Luiz Altamir, Mello, Giovanna Diamante e Natália de Luccas.

O evento também se tornou uma referência internacional. Em João Pessoa, um total de 35 observadores internacionais de 26 países estarão acompanhando a competição.

O COB também promove a presença dos chamados “Embaixadores” da competição, convidando atletas olímpicos e medalhistas pan-americanos que interagem com os jovens atletas brasileiros acompanhando as competições além de conviver diariamente nas chamadas vilas dos atletas. Os nomes já indicados para servirem como embaixadores deste ano são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Franklin Bueres (futsal), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Deborah Hannah (handebol), Sarah Menezes (judô), Antoine Jaoude (lutas), Henrique Randow (vôlei) e Murilo Fischer (ciclismo).

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário