Saiu hoje o resultado dos 596 testes anti-doping realizados na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude realizados em Nanjing na China, de 16 a 28 de agosto. Segundo comunicado oficial do Comitê Olímpico Internacional apenas um caso positivo entre os quase 600 testes realizados. O nome do atleta e o país não foram divulgados. O COI já segue a nova orientação do código mundial anti-dopagem da WADA que preserva os nomes dos atletas menores de idade.

Mesma coisa fez a CBDA no início deste ano ao não divulgar o nome do atleta testado positivo no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão no ano passado. A partir de 2015, isso passa a ser obrigatório para todas as modalidades e federações esportivas.

O teste único positivo em Nanjing foi de um atleta de Tae-Kwondo e a substância o diurético Furosemida. Destes 596 testes realizados, 490 foram feitos em exames de urina e 106 em exames de sangue, na sua maioria para os esportes de longa duração.

O COI não anunciou a punição do atleta e apenas abriu uma sindicância junto a Federação Internacional de Tae-Kwondo para determinar que medidas serão adotadas no caso.

Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura em 2010 foram dois testes positivos, e ambos para a mesma substância pega agora, Furosemida. Na época, foram dois atletas da luta e tiveram seus nomes divulgados. Nurbek Hakkulov medalha de prata na categoria 50kg pelo Uzbequistão e o equatoriano Johnny Pilay na categoria 63kg.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário