A Agenda 2020 foi anunciada ontem pelo Presidente Thomas Bach do Comitê Olímpico Internacional.  A lista de 40 propostas será aprovada na Assembléia da entidade marcada para o próximo mês em Monaco. As propostas foram resultados de um levantamento de 40 mil propostas enviadas a entidade desde o ano passado e que passou por uma avaliação de 14 grupos de trabalho para este produto final.

O grande objetivo de todas estas propostas e mudanças é tornar o Movimento Olímpico mais acessível e viável. Pontos importantes na proposta tratam do processo de aplicação e eleição das sedes olímpicas, verdadeira dor de cabeça do COI tanto na preparação para os Jogos do Rio 2016 como principalmente na complicada escolha para os Jogos de Inverno de 2022.

Os Jogos Olímpicos, pelas propostas, poderão ser sediados em diferentes cidades e até mesmo diferentes países, em propostas mais simples e principalmente mais econômicas.

Foram estabelecidos limites de 10.500 atletas e 5.000 treinadores e oficiais para os Jogos de Verão e um total de 310 provas. Para os Jogos de Inverno, estes limites são de 3.900 atletas, 2.000 treinadores e oficiais e 100 provas. O número de esportes pode aumentar, atualmente o máximo são 28, mas o número de provas não.

O mesmo serve para o programa da natação que hoje tem 34 provas. Uma possível adição de qualquer prova só acontecerá se alguma do programa atual for removida. Isto quer dizer o fim para um possível sonho da FINA em ter o mesmo programa do Campeonato Mundial sendo executado nos Jogos Olímpicos. A FINA tentou nas três últimas Olimpíadas a inclusão das provas de 50 metros nos estilos no programa olímpico, e pela nova recomendação, vê esta possibilidade totalmente sepultada.

Uma das recomendações fala da igualdade de participação entre homens e mulheres. As provas mistas também serão incentivadas pelo COI. Isso quer dizer que o revezamento 4×100 livre e medley misto ou a prova por equipes nas águas abertas estariam bem mais próximos de serem olímpicos do que qualquer outra prova de sexo separados.

O Canal Olímpico deve ser lançado em breve. O COI quer investir num canal de TV internacional específico para os esportes olímpicos e administrado pela entidade.

Veja a lista completa das propostas do COI:

http://www.olympic.org/Documents/Olympic_Agenda_2020/Olympic_Agenda_2020-20-20_Recommendations-ENG.pdf

Confira alguns depoimentos do lançamento da Agenda 2020:

https://www.youtube.com/watch?v=AYqLcWbniyU#t=13

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário