O Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos só vai terminar em 2015. O evento programado para 2014 acabou sendo esfacelado em diferentes datas e locais. A natação, nado sincronizado e pólo aquático foram em Mar del Plata na Argentina em outubro. Os saltos ornamentais (sem o Brasil), aconteceram este mês em Barquisimeto na Venezuela.

Faltava as águas abertas que seria em outubro, depois novembro, depois dezembro, e agora fevereiro.

A CADDA e CONSANAT chegaram a uma acordo e o Campeonato Sul-Americano de Águas Abertas acontecerá na primeira semana de fevereiro, mais precisamente de 3 a 9 de fevereiro em Viedma.

Programa completo:
3 de fevereiro – chegada das delegações
4 de fevereiro – congresso técnico 5 K
5 de fevereiro – prova 5 K
6 de fevereiro – congresso técnico 10 K
7 de fevereiro – prova 10 K e reunião técnica 3 K misto
8 de fevereiro – prova 3 K misto
9 de fevereiro – retorno das delegações

Detalhe que a prova dos 10 quilômetros do Sul-Americano será disputada combinada com etapa da Copa do Mundo que abre o Circuito de 2015.

Os Campeonatos Sul-Americanos Absolutos disputados nos anos de 2010, 2014, 2018 e por adiante caem no mesmo ano da disputa dos Jogos ODESUR. A CONSANAT já tentou, sem sucesso, uma combinação de suas competições com os Jogos ODESUR, fato que aconteceu em 2010 em Medellin. O argumento é de realizar a mesma competição, reunindo os mesmos países no mesmo ano ficaria, como tem ficado, um tanto sem sentido para a CONSANAT.

A prova disso foi o Sul-Americano deste ano. Na natação, Colômbia e Venezuela enviaram suas equipes reservas, resguardando os melhores nadadores para os Jogos Centro Americanos que estariam sendo realizados no mês seguinte. Nos saltos ornamentais, o Brasil, principal força sul-americana, nem se fez presente. E para completar as águas abertas vão para a sua quarta mudança de data encerrando a competição somente no próximo ano.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário