Dos Campeonatos Nacionais de Verão, este deve ser o mais fácil. A superioridade da equipe do Pinheiros em 2014 é muito grande e evidente. Diferente do título do tetra campeonato nacional do ano passado garantido apenas na última prova, por apenas dois pontos e beneficiados pela desclassificação de um revezamento do Corinthians, a situação deste ano é outra, bem diferente.

No Brasileiro de Inverno, Troféu Arthur Carepa, em Aracaju, o título veio com quase 300 pontos de vantagem. A soma dos pontos do Corinthians, vice campeão com 381,5 pontos, com a pontuação do terceiro colocado Minas, 232 pontos, não chegou a pontuação total do Pinheiros de 656,5 pontos.

Na disputa regional, o Pinheiros também tem sido implacável em 2014. Venceu o Paulista de Inverno e no de Verão há duas semanas fez quase o dobro da pontuação do Corinthians.

Por ser o Campeonato de Verão, seletiva para o Sul-Americano Juvenil e Mundial Júnior de Singapura, pela presença de mais nadadores e clubes, a tendência é uma diferença menor de pontos em relação ao Brasileiro de Inverno, mas o título é garantido.

A maior estrela da equipe é Gabrielle Roncatto, nadadora da categoria juvenil II, campeã de tudo que nadou no Inverno. Também brilhou no Troféu Chico Piscina onde fez história ao se sagrar a primeira nadadora de todos os tempos a vencer quatro anos a mesma prova na competição. Gabi Roncatto junto com Felipe Souza do Unisanta vão sair direto do Brasileiro para Doha, no Catar.

Os dois foram selecionados pela CBDA para participar do FINA International Swim Camp que vai reunir mais de 200 nadadores de todas as partes do mundo para um programa com a presença de treinadores internacionais, incluindo Todd Smitz, ex-técnico de Missy Franklin.

Na briga pelas vagas de Sul-Americano, nadadores juvenis I e II competem junto com os melhores resultados alcançados pelos atletas júnior I no recém encerrado Julio de Lamare. Os melhores tempos irão formar a equipe que vai ter 12 homens e 12 mulheres na categoria juvenil B do Sul-Americano.

Para a briga pelas vagas do Mundial Júnior de Singapura, as faixas etárias são distintas. Para os homens, estão na briga os nascidos entre 1997 a 2000 e para as mulheres nascidas entre 1998 a 2001. Assim, os melhores resultados masculinos do Brasileiro Juvenil competem diretamente com os quatro nadadores que alcançaram índice no Julio de Lamare (Brandonn Pierry, Pedro Spajari, Vinicius Lanza e Nathan Bighetti). Para as meninas, apenas os tempos alcançados pelas atletas juvenis e infantis estão na briga pelos índices estabelecidos pela CBDA.

O Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão começa na quarta-feira e vai até sábado na reformada piscina do Unisanta em Santos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário