Chegamos! A partir de hoje começa a cobertura do Mundial de Piscina Curta. Mais que isso, tem a Assembléia Geral da FINA, a Convenção Aquática Mundial, a Golden Clinic de Treinadores, o Festival da Juventude e a escolha dos melhores do ano da FINA, a divulgação dos índices olímpicos. Enfim, depois de 18 horas de viagem, cinco horas de diferença de fuso, estamos na Capital Mundial da Natação, pelo menos até o dia 7 de dezembro.
• A equipe do SporTV veio completa. O gaúcho Jader Rocha será o narrador, estarei nos comentários mais Mariana Brochado e Thiago Crespo, estes dois vieram ontem, junto com a Seleção Brasileira.
• Quem veio no nosso vôo foi Ricardo de Moura, Presidente em exercício da CBDA e membro do Technical Swimming Committee da FINA. Ricardo, vai atuar na competição como um destes gerentes que fazem o controle e supervisão do Mundial.
• Outro que estava no mesmo vôo foi o paranaense Angelo Camarossano, Head Coach da Seleção do Paraguai. No seu grupo, seis nadadores, com maior destaque para o medalhista panamericano Ben Hockin.
• Este é o Radisson Blu, hotel da delegação brasileira em Doha. A equipe está a 10 minutos de distância (as vezes 30 dependendo do tráfego) do Hammad Aquatic Center.
• A Convenção da FINA ocorre no Ritz Carlton, um pouco mais distante da piscina, mas a beira da bela baía do Golfo Árabe.
• A Seleção Brasileira já fez o primeiro treino na tarde de quinta-feira. Esta piscina é a piscina de aquecimento e soltura. A piscina do Hammad Aquatic Center fica ao lado, ligada por um túnel, mas ainda não foi colocada a disposição dos nadadores.
• Etiene Medeiros foi a última a chegar. A nadadora do SESI-SP ficou em São Paulo participando dos Jogos Abertos do Interior em Bauru onde nadou os 50 costas para 26.36. Tempo abaixo do seu recorde sul-americano, mas por não ser uma competição oficial da CBDA, o tempo não será homologado.
• O Youth Festival que vai receber jovens nadadores paralelo ao Mundial vai ter a presença de 350 atletas. Do Brasil, Felipe Ribeiro e Gabrielle Rocantto vão sair direto do Brasileiro de Santos para o aeroporto embarcando junto com o treinador Marcelo Tomazzini.
• O grupo vai ter clínica e palestras, além da oportunidade de assistir a competição.
* Reuniões e últimos aprontos entre a coordenação do evento e a FINA movimentaram o dia.
* Bahoor, o cavalo marinho árabe, mascote da competição esteve na loja Virgin Megastores onde é feita a venda dos ingressos para a competição e distribui prêmios promovendo o evento.
* O maior ídolo da natação por aqui é o tunisiano Oussama Mellouli. Além de ser o primeiro e único nadador árabe campeão olímpico e mundial, Mellouli já fez grandes competições por aqui. Nos Jogos Árabes em 2011 ganhou tudo o que disputou. Também é grande a comunidade tunisiana no país e deve ter uma torcida grande durante a competição. Aliás, se preparem, bastante barulhenta também.
O diário volta amanhã, vamos tentar dar uma dormida, mesmo que por algumas horas para compensar a longa viagem.
Por Alex Pussieldi direto de Doha.
PARABÉNS excelente cobertura, estou de “queixo caído” passe os horários para podermos acompanhar abss