O primeiro dia sempre tem aquele cansaço do fuso mais a viagem, e assim foram as primeiras 24 horas de Doha.
- Estamos chegando no inverno daqui, temperatura agradável, durante o dia fica entre 26 a 27 graus, céu nublado. A noite cai, chega até 18 graus. Se formos pensar na tão discutida época para a Copa do Mundo de Futebol de 2022, o período teria que ser esse mesmo. Hoje até choveu, não foi “aquela” chuva, mas para quem pensa no Catar em meio do deserto, aqui chove também.
- Hoje foi sexta-feira, dia que seria nosso sábado. Para o mundo islâmico, sexta e sábado é o dia em que os bancos não abrem, não tem escola, não funcionam os serviços públicos. Sexta é o dia dos muçulmanos irem as mesquitas, é o dia de almoço na casa dos pais reunindo todas famílias.
- Há alguns anos, isso acontecia quinta e sexta, mas para os cada vez mais poderosos bancos árabes não perderem dois dias de negócios internacionais, mudou para sexta e sábado. Agora, eles perdem apenas um dia de transações.
- No avião vindo do Brasil, viemos com um casal de brasileiros que mora por aqui. Thiago e Thais Cunha. Ele um publicitário trabalhando para uma empresa estrangeira, ela advogada e ex-professora universitária, dando aula particulares de português por aqui.
- Thaís escreve um blog www.desbravadoha.com com informações incríveis e super curiosas, na visão e análise de um brasileiro por estas bandas. Bem interessante e já valeu pela dica de hoje, um jantar supre brasileiro na Churrascaria Ipanema.
- Lá fomos nós, toda a equipe do SporTV para um churrasco que custou um pouco salgado, mas nada que distanciasse muito de um Porcão ou Fogo de Chão no Rio de Janeiro. Faltou uma linguiça, aqui não tem carne de porco, mas o resto tinha. Aliás, para substituir a linguiça, pela primeira vez comi salsicha no espeto, reprovada!
- O credenciamento foi feito no Aspire Dome, em frente ao Hamad Aquatic Center. Poucos jornalistas na cidade, para falar a verdade, a equipe do SporTV foi a primeira.
- Na hora em que nos credenciávamos, o Brasil treinava na piscina de aquecimento e soltura. Nossos companheiros Mariana Brochado e Thiago Crespo fizeram imagens e entrevistas com nossa seleção e por isso estão ausentes na foto acima. Etiene Medeiros, que chegou na madruga, só foi treinar a tarde, pela manhã durmiu tentando se recuperar da longa viagem.
- O Brasil e meia dúzia de gato pingados. Ainda tem poucos nadadores por aqui.
- César Cielo veio antes, e inteligentemente. As 10 horas de diferença onde estava treinando nos Estados Unidos custam mais tempo para se adaptar do que as cinco do horário de Brasília.
- O time americano saiu hoje dos Estados Unidos. Uma de suas nadadoras, Amanda Weir publicou em sua conta de Twitter que serão 28 horas de viagem. Isso adicionado a diferença de fuso tem um custo e alto para o organismo.
- A imprensa local deu páginas e páginas a chegada da equipe de futebol do Catar, campeã pela terceira vez da Copa do Golfo batendo Arábia Saudita na final por 2 a 1. O outro grande destaque foi a trágica morte do jogador de críquete da Austrália Philip Hughes, morto durante uma partida do esporte. A natação ainda não ganhou destaque nas páginas locais.
* Tudo pronto para o Congresso da FINA que acontece neste sábado abrindo a 3a Convenção Mundial da FINA. Abaixo você vê o kit distribuído pela entidade aos participantes.
* Ao lado do Hammad Aquatic Center fica o Shopping Bellagio, um imenso shopping center com as melhores marcas do mundo. Nesta sexta-feira estava tomada por residentes. Em uma das áreas do shopping, um campo de hóquei sobre gelo e um torneio para jovens atletas.
* Sábado e domingo são os dias que devem chegar grande parte das delegações. Os números finais ainda não são precisos, nem confirmados, se fala em recorde de participantes para o Mundial. O maior Mundial de Piscina Curta em participantes foi em 2012 em Istambul com 162 países e 958 nadadores. Aqui, os números já chegaram a 1.300 nadadores, mas nos últimos dias se fala em 1.100.
* O Riyal é o dinheiro daqui. Soa quase como o nosso real, é mais um “rrrial”. Na conversão, sólida na comparação com o dólar há 11 anos apresenta a presente cotação:
Com o dólar – 1 U$ = 3,64 Riyal
Com o euro = 1 EU = 4,49 Ryial
Com o nosso real = 1 R$ = 1,41 Riyal
Lembrando que não se faz a troca dos nossos reais pelo dinheiro deles, primeiro trocamos pelos dólares ou euros e depois a conversão. As notas vem em 1, 5, 10, 50, 100 e 500.
* Primeiros a chegar, o Brasil já marcou seu espaço para a equipe médica e de apoio no Hammad Aquatic Center.
* Amanhã a gente volta com mais notícias e um dia agitado com o Congresso da FINA.
Que início de cobertura!!! Sensacional!!! O Coach já chegou chegando…rsrs…E ainda sob efeito do fuso!!! Imaginem quando estiver “inteiro”…Show!!!