Quem veio para Doha pensando em encontrar aquele calor tremendo quebrou a cara e o queixo. As temperaturas tem estado abaixo da agradável e o forte vento fez muita gente bater o queixo neste domingo.
• Barrados no baile, foi assim que a equipe de reportagem do SporTV se sentiu no dia de treinamento na porta do Hammad Aquatic Center. Mariana Brochado e Thiago Crespo estavam desde cedo a espera de fazer suas reportagens quando receberam a informação de que o acesso estava restrito as delegações.
• O jeito foi fazer a chegada dos atletas saindo dos ônibus antes de entrar ao complexo. Acompanhei os grupos da Austrália, Japão, China e o Brasil.
• Falando no Brasil, time completo agora. Chegaram as meninas do SESI-SP e o grupo do Coach Carlão do Corinthians. Agora os 27 nadadores do Brasil estão por aqui.
• Mais um jornalista brasileiro em Doha. É Guilherme Costa do Globoesporte.com. Gui é responsável pelo blog Brasil no Rio e um dos mais preparados jornalistas de esportes olímpicos de nosso país.
• Segue a Convenção da FINA. Ganhamos mais um brasileiro para a Clínica de Treinadores. André Amendoim Ferreira é o único da comissão técnica que participa do evento.
• Gostei demais da palestra de Andrea Di Nino, treinador italiano que comanda um grupo internacional em Caserta na Itália. Di Nino fez uma pequena explanação do trabalho de exercícios de respiração e diafragma inseridos no seu treinamento, além de treinos de hipoxia. Logo após, uma palestra bem monótona e sem grandes novidades de Graham Hill, treinador de Chad Le Clos.
• A principal avenida de Doha, Corniche Street, já está com as arquibancadas móveis montadas para o evento que comemora o Dia Nacional do país, 18 de dezembro. É a celebração da independência do Catar com parada militar e desfile de estudantes.
• Hoje é dia de conhecermos quem são os melhores atletas do ano pela FINA. É o primeiro Gala Dinner Awards. O prêmio da FINA nasceu em 2010, até hoje os brasileiros foram agraciados duas vezes. Uma com Ana Marcela em 2010 e outra no ano passado com Poliana Okimoto.
• Ninguém sabe quem são os vencedores, mas como Ana Marcela Cunha e seu treinador Fernando Possenti, estão aqui, com tudo pagos pela FINA, não precisa concluir muito. Para mim, a tri campeã da Copa do Mundo de Águas Abertas já ganhou.
• A beleza e a imponência dos prédios de Doha é impressionante. O crescimento desta cidade transformou Doha num dos mais expressivos centros de negócios do mundo. A área conhecida como City Center, o centro econômico da cidade é sensacional. Um prédio mais bonito e elegante que o outro.
• Só que não ajuda por aqui é este danado trânsito. É muito carro para pouca estrada.
• O futebol brasileiro continua muito influente no Catar. Existem muitos brasileiros por aqui, tanto dentro do campo, como fora dele. Técnicos, preparadores físicos e até mesmo empresários estão envolvidos com o futebol local.
• A Seleção de Futebol do Catar já teve 12 treinadores brasileiros. Isso faz do país, o segundo do mundo em número de treinadores dirigindo a seleção nacional. Só perde para a Arábia Saudita que teve 15 técnicos brasileiros.
• Lista dos treinadores brasileiros que já dirigiram a seleção do Catar: Cabralzinho, Dino Sani, Evaristo de Macedo, Ivo Worthamn, Luis Fernandes, Luis Gonzaga Milioli, Paulo Autuori, Paulo Campos, Procópio Cardoso, Sebastião Lapola, Sebastião Lazzaroni e Zé Mário.
• Um verdadeiro comboio de carros, motociclistas batedores e muita gente armada fez uma chegada rápida ao Ritz Carlton, hotel que recebe a Convenção da FINA. Era a chegada do Presidente de Gana, John Dramani Mahama. Em visita oficial ao país, a movimentação foi daquelas que a gente só vê em filmes.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!