O dia foi agitado, emocionante e recompensador. Foi o encerramento da Convenção da FINA, a abertura oficial para os treinamentos na piscina principal do Hamad Aquatic Centre e fechou com o sensacional FINA Gala Awards Dinner.
• Também foi o dia que acordou mais feio e frio. Chuva e muita chuva em Doha, coisa que todo mundo estranhou e os termômetros marcando 15-17 graus nas primeiras horas da manhã.
• A convenção teve um avanço e tanto. As discussões e apresentações eram tantas e realizadas ao mesmo tempo que ficou difícil acompanhar tudo. Com a experiência de ter estado em Punta del Este em 2010 e Moscou em 2012, nas duas primeiras, a FINA deu um salto de qualidade tremendo para este ano. E fica uma responsabilidade muito grande para os organizadores do próximo Mundial de 2016 em Windsor no Canadá, já que o evento está sempre associado aos Mundiais de Curta.
• Piscina aberta e funcionando. A piscina principal do Hamad abriu oficialmente para os nadadores já pela manhã. A piscina de 50 metros manteve a cabeceira principal e tivemos a colocação de um bulk-head (borda móvel) para os 25 metros. A outra parte foi coberta e deu lugar a arquibancada que vai receber os atletas.
• A piscina de saltos ornamentais foi esvaziada e recebe outra arquibancada, esta destinada ao público.
• No Congresso técnico explicados os últimos detalhes para a competição e a correção das inscrições. No start list liberado faltava a Austrália, talvez esquecida neste novo sistema de inscrição online lançado pela FINA no ano passado.
• O FINA Gala Dinner foi uma das melhores coisas que a entidade já fez pelos esportes aquáticos. A premiação dos melhores do ano existe desde 2010, mas ganhou uma forma mais formal, mais elegante e acima de tudo emocionante.
• Uma recepção marcou a chegada dos dirigentes, celebridades e convidados. Os atletas vencedores, até então mantidos em segredo, ficaram em uma sala separada até a hora do anúncio dos seus nomes. O evento teve todos os aspectos das entregas de prêmios internacionais. Uma apresentação formal alternando prêmios com shows musicais da cidade de Kazhan na Rússia, sede do próximo mundial.
• Para qualquer brasileiro foi super emocionante ver o nome de Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo serem anunciados como melhores do mundo. Para completar a grande noite a FINA decidiu incluir uma homenagem inédita aos treinadores. Assistir os nomes de Fernando Possenti e Carlos Rogério Arapiraca serem anunciados foi um sentimento de muito orgulho que representa as águas abertas no Brasil, agora reconhecidas a nível mundial.
• Fotos, entrevistas, prêmios, brindes, Ana Marcela Cunha estava linda. Caprichou no visual, está bem mais magra e com um cabelo longo que já tem data para ser tosado. Vai doar em mais uma bela ação desta nadadora que teve o melhor ano de sua carreira.
• Ingressos para a competição. segundo os jornais locais, estão sendo bem vendidos. São duas categorias A e B, para as eliminatórias os locais mais distantes custam 20 Ryials e 40 para as finais. Para os locais mais privilegiados, eliminatórias 100 Ryials, finais 200. Na conversão, o ingresso mais barato fica em apenas 7 reais e os mais caros para as finais dos melhores lugares em 140 reais.
Agora é competição!
Boa transmissão para a equipe do Sportv!!!
Coach!Os índices olímpicos serão divulgados quando?