O Comitê Olímpico Americano anunciou hoje a escolha da cidade de Boston para representar os Estados Unidos na busca pela sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024. O anúncio soou como surpresa para a grande maioria da mídia americana. Boston competia contra Washington, Los Angeles e San Francisco.

Boston é a capital e principal cidade do Estado de Massachusetts. É uma das mais antigas cidades dos Estados Unidos, fundada em 1630. Das quatro finalistas, é a menor, tem 645 mil habitantes, 24a cidade nos Estados Unidos, mas a chamada Grande Boston chega a 4,5 milhões de habitantes na sua área metropolitana.

Cidade conhecida por sediar um grande número de universidades, algumas das melhores do mundo, Boston é famosa por seu sistema financeiro e de negócios. No esporte, a Maratona de Boston é uma das mais conhecidas mundialmente e equipes como Boston Celtics na NBA e o Red Sox no beisebol estão entre os melhores das ligas americanas. Lynne Cox, nadadora de águas abertas na década de 90, é a atleta mais famosa dos esportes aquáticos. Outros atletas de destaque da cidade são Mike Eruzione jogador e capitão do time de hóquei sobre gelo campeão olímpico de 1980, retratado no filme “Milagre no Gelo” e Bill Russell, campeão olímpico de basquete em 1956 e talvez o primeiro negro super star da NBA defendendo o Boston Celtics nas décadas de 50 e 60.

No processo de escolha do Comitê Olímpico Americano um total de 35 cidades foram analisadas e quatro chegaram a fase final. A decisão foi em dois turnos, sendo que na rodada final Boston recebeu votação unânime dos membros do USOC – United States Olympic Committee.

Os Estados Unidos já sedaram quatro Jogos Olímpicos de Verão: 1904 em St. Louis, 1948 e 1984 em Los Angeles e o último em Atlanta em 1996. Depois de Atlanta, os americanos não concorreram as sedes dos Jogos de 2000, 2004 e 2008. E depois tiveram duas derrotas consecutivas, em 2012 com New York eliminada na segunda rodada e em 2016 com Chicago, que ficou de fora na primeira votação. Para 2020, os americanos não aplicaram nenhuma candidatura.

No processo de escolha do Comitê Olímpico Internacional, os Comitês Olímpicos Nacionais tem até o dia 15 de setembro deste ano para submeterem suas candidaturas. Depois disso em outubro acontece uma reunião com as possíveis candidatas e em janeiro de 2016 o registro final para concorrer. A decisão só a acontecerá em 2017 na Assembléia Geral do COI a ser realizada em Lima no Perú.

Até o momento, apenas Roma (Itália) já submeteu a sua candidatura oficialmente ao Comitê Olímpico Internacional. Boston (Estados Unidos) está oficializada pelo Comitê Olímpico Americano mas existem várias outras cidades que ainda discutem uma possível aplicação para a candidatura, são elas:
Paris, França
Berlim, Alemanha
Hamburgo, Alemanha e Copenhaguen, Dinamarca organizando em conjunto
St. Petersburgo, Rússia
Kiev, Ucrânia
Istambul, Turquia
Baku, Azerbaijão
Doha, Catar
Brisbane, Austrália
Johanesburgo, África do Sul
Durban, África do Sul

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário