O Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil de Águas Abertas já tem seu calendário conhecido. Entretanto, ainda falta definir o local das provas do dia 12 de abril e 17 de maio entre Rio de Janeiro e São Paulo. A indefinição é resultante da dúvida que persiste para o local do Troféu Maria Lenk de 6 a 11 de abril.
Se o Maria Lenk, principal competição nacional e seletiva final para o Mundial de Kazan e os Jogos Pan Americanos, for no Rio de Janeiro (sem piscina definida), como está marcado no calendário provisório da CBDA, a prova de águas abertas do dia 12 de abril será na praia de Copacabana. Se o Maria Lenk for para São Paulo, piscina do Ibirapuera, a prova dos 5 quilômetros seria na raia olímpica da USP como foi no ano passsado. Esta prova de águas abertas será a seletiva para a prova dos 5 quilômoetros do Mundial de Kazan.
Para a data seguinte do calendário nacional de águas abertas, 17 de maio, seria o inverso do local do dia 12 de abril. Assim, se o Maria Lenk for no Rio, a prova do Brasileiro de Águas Abertas e da Copa Brasil no dia 17 de maio, seria em São Paulo, ou o contrário.
Esta confusão é por conta da instabilidade de sediar eventos no Rio de Janeiro. As constantes obras ainda deixam no ar o local definitivo do Troféu Maria Lenk. A CBDA espera até a data da assembléia geral da entidade, nos dias 21 a 23 de fevereiro, ter a decisão final sobre isso.
O Parque Aquático Maria Lenk está em ótimas condições e pronto para uso, o problema são as obras de entorno. O acesso de carros e principalmente de ônibus, o tráfego no local, são condições que ainda persistem como problemas para confirmar a competição para o mesmo. A piscina do Botafogo, sede do Open em dezembro, já mostrou ser muito pequena para o evento. Com o Julio de Lamare fechado (por tempo indeterminado), sobra apenas a piscina do Fluminense, como plano B. Se for para São Paulo, a competição seria no Parque Aquático do Ibirapuera, mesmo local utilizado no ano passado.
O sistema do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas segue o mesmo formato do ano passado. São seis etapas, três em provas de 5 quilômetros e três em provas de 10 quilômetros. A Copa Brasil de Águas Abertas vai ter cinco etapas, todas na distância de 5 quilômetros.
No ano passado, Ana Marcela Cunha no feminino e Allan do Carmo no masculino foram os campeões nacionais do circuito e o Grêmio Náutico União, o clube campeão nacional. Na Copa do Brasil, o Gladiadores do Rio de Janeiro se sagrou campeão da temporada.
Calendário das águas abertas no Brasil em 2014:
5 de março – 1a etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Porto Belo (SC), prova de 5 quilômetros
5 de março – 1a etapa da Copa Brasil de Águas Abertas em Porto Belo (SC) prova de 5 quilômetros
12 de abril – 2a etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas local a ser definido entre Rio de Janeiro e São Paulo prova de 5 quilômetros (Seletiva para Kazan)
12 de abril – 2a etapa da Copa Brasil de Águas Abertas local a ser definido entre Rio de Janeiro e São Paulo prova de 5 quilômetros
17 de maio – 3a etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas local a ser definido entre Angra dos Reis e São Paulo prova de 10 quilômetros
17 de maio – 3a etapa da Copa Brasil de Águas Abertas local a ser definido entre Rio de Janeiro e São Paulo prova de 5 quilômetros
13 de setembro – 4a etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Brasília (DF) prova de 10 quilômetros
13 de setembro – 4a etapa da Copa Brasil de Águas Abertas em Brasília (DF) prova de 5 quilômetros
5 de novembro – 5a etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Inema (BA) prova de 10 quilômetros
7 de novembro – 5a etapa da Copa Brasil de Águas Abertas em Inema (BA) prova de 5 quilômetros
7 de novembro – 6a etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Inema (BA) prova de 5 quilômetros
Coach,05 de março cai numa quinta feira, essa prova 9 Porto Belo/SC na minuta da CBDA está para o dia 01.03.