O ano de 2014 teve a reforma e entrega da Vila Olímpica Ronaldo Marinho em João Pessoa. Esta temporada, já abriu com mais reformas e novo sistema de iluminação, mas as novidades da natação paraibana não param por aí.
A Federação Paraibana ganha um novo clube. Aqua R1 é o clube que vai utilizar as instalações do Esporte Clube Cabo Branco. O comando vai ser da treinadora Valéria Menegaz Jonsson que já havia trabalhado no local. A R1 já mantém a academia do clube há alguns anos e é liderada pelos professores Rossini e o campeão olímpico do vôlei de praia Ricardo.
Outra boa novidade, vem da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba que aprovou um grande projeto, voltado para a população carente infantil do Estado, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – PROJETO “NATAÇÃO CIDADÃ – Levando Natação do Litoral ao Sertão”.
O projeto voltado para a promoção do esporte e principalmente segurança das crianças das classes mais ncessitadas, foi desenvolvido com o Governo do Estado e vai ter o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e Armazém Paraíba.
Além da aprendizagem das crianças carentes, o projeto também vai capacitar professores e atenderá três diferentes núcleos no Estado, dois no interior e um na capital. A intenção é ter até 900 crianças de 7 a 12 anos na fase inicial.
A Federação segue em busca de novos parceiros com o objetivo de ampliar ainda mais a área de atuação do projeto.
João Pessoa vai sediar competições importantes nesta temporada. Em maio é o Troféu Sérgio Silva, o Nordestão de clubes de infantil a senior, em junho o Troféu Milton Medeiros, Norte-Nordeste de infantil a senior, e em novembro o Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão, Troféu Carlos Campos Sobrinho.
Pena que nenhuma seleção internacional se interessou pelo complexo da vila. Seria muito bom para dar visibilidade ao esporte. Ao menos na cidade.