Nossa última análise do Ranking Nacional de 2014 é a categoria absoluta. E traz um resultado inédito para o SESI-SP que terminou o ano com o maior número de lideranças no ranking nacional. A equipe feminina do SESI-SP combinada com Thiago Pereira no masculino somam nove provas em que aparecem na frente de todos os demais clubes brasileiros. Na sequência, Minas tem sete lideranças, o Corinthians seis e o Pinheiros terminou em quarto com cinco.
Número de lideranças de provas no ranking absoluto de 2014:
1o SESI-SP 9
2o Minas Tênis Clube 7
3o Corinthians 6
4o Pinheiros 5
5o Nikita SESI-PE 4
6o Flamengo 2
7o Unisanta 1
Thiago Pereira sempre foi conhecido pela sua versatilidade, e mesmo com todas as lesões que enfrentou em 2014, ainda terminou a temporada como o nadador que mais vezes aparece no ranking nacional absoluto. Thiago está em nove provas entre os 25 melhores tempos oficiais do país na temporada. Destas nove provas, Thiago lidera o ranking nacional em três delas: 100 borboleta, 200 e 400 medley.
Entre os homens, o segundo lugar é dividido entre dois nadadores do Corinthians, Leo de Deus e Brandonn Almeida, ambos aparecendo sete vezes no ranking nacional absoluto, sendo que Leo de Deus é líder em três provas e Brandonn não lidera nenhuma.
No lado feminino, mesmo com a aposentadoria em abril e o retorno no final do ano, Joanna Maranhão é a nadadora que mais vezes aparece no ranking nacional absoluto. São oito vezes e em quatro delas, 200 borboleta, 200 costas, 200 medley e 400 medley, ela lidera o Top 25 do país.
A nova geração feminina é quem figura em segundo lugar. Estão empatadas Natália de Luccas do Corinthians, Bruna Primati do SESI-SP e Gabriele Roncatto do Pinheiros com sete provas. Nenhuma das três lidera alguma prova no ranking nacional.
Mais aparições no ranking nacional de 2014:
Masculino
1o Thiago Pereira do SESI-SP 9 aparições, 3 lideranças
2o Leo de Deus do Corinthinas 7 aparições, 3 lideranças
3o Brandonn Almeida do Corinthians 7 aparições, 0 liderança
4o Thiago Simon do Corinthians 6 aparições, 1 liderança
5o Henrique Rodrigues do Pinheiros, Marcus Ferrari do Minas, Fernando Ernesto Santos do Corinthians 6 aparições, 0 liderança
Feminino
1o Joanna Maranhão do NN SESI-PE 8 aparições, 4 lideranças
2o Natália de Luccas do Corinthians, Bruna Primati do SESI-SP e Gabriele Roncatto do Pinheiros 7 provas, 0 liderança
5o Etiene Medeiros do SESI-SP 6 provas, 3 lideranças
6o Daynara de Paula do SESI-SP 6 provas, 2 lideranças
7o Manuella Lyrio do Minas 6 provas, 0 liderança
Por clubes, o maior número de aparições entre os 25 melhores do ranking nacional de 2014 ficou para o Corinthians, campeão do Troféu Maria Lenk. A equipe está 178 vezes, 27 a mais do que o Pinheiros em segundo lugar. O Minas aparece em terceiro com 135. Unisanta e SESI-SP, que travaram inúmeros duelos durante a temporada pelo quarto lugar da natação brasileira, também disputam aqui. Ambos empatam com 68 aparições.
Os mais eficientes da temporada, Nikita SESI-PE com 10 aparições no ranking e quatro lideranças e o Flamengo que está em 18 vezes no ranking e tem duas lideranças com Jhennifer Conceição nos 50 e 100 peito.
Disputa por clubes:
1o Corinthians 178 aparições
2o Pinheiros 151 aparições
3o Minas Tênis Clube 135 aparições
4o SESI-SP e Unisanta 68
Veja o ranking nacional absoluto de 2014:
Coach há um erro no texto. A soma do Sesi é: Thiago Pereira lidera 3 provas, Etiene Medeiros 3 provas, Daynara de Paula 2 provas, e Bruna Primati é sim líder dos 800 livre!
Total 9 provas