No final de semana acontece em São Paulo a décima edição do Encontro Nacional de Treinadores de Natação, é o nosso maior evento destinado a profissionais do esporte no país. Entre as atrações, uma delas será a palestra do Professor Leonardo Tomasello Araújo, Head Coach da Seleção Brasileira Paralímpica que apresentará os detalhes e o programa da equipe no caminho e preparação dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
A Best Swimming foi conversar com o Coach Leo que detalhou um pouco do seu trabalho e o que tem sido feito no programa paralímpico nacional.

Best Swimming – Segunda temporada a frente da Seleção, como está o seu trabalho e as perspectivas para o Rio 2016?
Leonardo Tomasello – Este ano os atletas começaram a temporada mais conscientes e preparados, conhecendo melhor o programa. Tanto nas seleções tanto na Principal como na de Jovens, quanto no Centro de Referência, conseguimos implantar o trabalho proposto e os atletas estão aproveitando melhor. Tudo isso com mais qualidade nos treinamentos e preocupados com recuperação, prevenção, preparação física….

BS – Que diferença você vê no tipo de trabalho que estavas desenvolvendo no Corinthians e agora a frente da Seleção Paralímpica?
LT – A ideia foi trazer o trabalho que fazíamos no Corinthians para o Paralimpico. Acredito que conseguimos isso, conscientizados mais os atletas e profissionalizações mais as ações dentro da seleção. A maior mudança está acontecendo no aprimoramento do programa de treinamento, estudar mais o programa e usando o conhecimento dos profissionais da equipe multidisciplinar.

BS – E passada a primeira temporada, quais estas mudanças que você conseguiu implantar no programa?

LT – O pensamento profissional. O atleta realmente buscar os objetivos em um cenário cada vez mais competitivo, mostrar a importância da prevenção, rotina de aquecimento, mostrar a importância das áreas envolvidas, sej nutrição, fisioterapia, fisiologia, preparação física, biomecanica… Enfim conseguimos fazer o atleta entender o processo todo para chegar no objetivo e a importância de cada uma das áreas que atuam nesse processo.

BS – O paralímpico vai ter pela ordem Mundial e Para Pan, já a natação convencional vai ter Jogos Pan Americanos e Mundial em seguida, nesta situação de datas qual é a prioridade da temporada?

LT – A prioridade maior esse ano é o Campeonato Mundial. Essa competição vai abrir vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio. Cada atleta que ficar em primeiro ou segundo em pelo menos uma prova abre a vaga para 2016. O ParaPan será 10 dias depois do Mundial, vamos com uma delegação grande e o objetivo é ganhar a competição.

BS – E o novo Centro de Treinamento quando é que será entregue a obra e quais serão as mudanças no trabalho e planejamento visando o Rio 2016?

LT – A previsão de entrega da obra é Maio, mas entrega para treinarmos em Setembro. Vamos fazer a preparação para os Jogos no Centro. Estamos montando toda a estrutura de treinamento agora, testando, estudando, aperfeiçoando para quando começarmos os treinos no Centro o ganho seja de qualidade e facilidade para não precisar começar um trabalho do zero. Estando tudo estruturado vai melhorar o fato de ter tudo perto, piscina Myrtha, temperatura da água ideal, sala de musculação bem montada, avaliação, recuperação no mesmo lugar… Vai melhorar a qualidade do trabalho.

BS – Os resultados internacionais da natação paralímpica já existem, mas ainda existe um desconhecimento da população em relação ao esporte. O que você acha que poderia ser feito no sentido de popularizar e até mesmo divulgar melhor o esporte paralímpico?

LT – Acredito que a exposição na mídia vai aumentar quando os Jogos se aproximarem. Precisamos criar um ambiente favorável para o interesse de novos atletas, para responder a curiosidade das pessoas… Aproveitar o momento dos Jogos para que depois possamos colher os frutos. Até lá precisamos prepara os atletas e profissionais para essa exposição, organizar nossas ações para passar credibilidade para a imprensa, trazer o pessoal da área acadêmica para pesquisar mais o treinamento Paralimpico é difundir isso nas Universidades…

O professor Leonardo Tomasello Araújo apresenta o seu trabalho no sábado pela manhã, é a segunda palestra do 10o Encontro Nacional de Técnicos de Natação. Formado em Educação Física na Universidade Bandeirante trabalha na natação de alto rendimento desde 2005 com passagens pelo Pinheiros e Velox, onde foi auxiliar de Alberto Pinto da Silva. No Corinthians, foi treinador da equipe júnior onde trabalhou com atletas como Guilherme Rosolen, Pedro Cardona, Pedro Vieira, Rodrigo Berti, Caio Castelan, Guilherme Ocampo. Antes de chegar a Seleção Brasileira Paralímpica, Leo foi técnico das Seleções Paulista no Interfederativo e da Seleção Brasileira no Multinations, Sul-Americano Juvenil, Jogos Sul-Americanos da Juventude, Copa do Mundo e Campeonato Mundial Júnior de Dubai em 2013.

Mais detalhes do Encontro Nacional com informações e inscrições:

http://www.encontronatacao.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário