“O bom filho a casa torna” é uma das músicas do músico e compositor maranhense João do Vale. Talvez não tão famosas como “Carcará” e “Pisa na fulô”, mas uma expressão que se tornou muito popular na nossa cultura.

Pois, Thiago Pereira está de volta ao Minas Tênis Clube. Ele não foi revelado lá, seria falta de reconhecimento com o belo trabalho feito no Clube dos Funcionários da Siderúrgica em Volta Redonda. Thiago era um versátil nadador das categorias menores e que já chegou a Belo Horizonte como campeão brasileiro juvenil de inverno e verão nos 200 medley, 100 e 200 peito e mais duas vitórias no Troféu Chico Piscina de Mococa pela Seleção Carioca.

mtc-027_1

Thiago chegou a Belo Horizonte as vésperas de completar 16 anos. Fez uma temporada perfeita vencendo tudo nos campeonatos de categoria e chegando pela primeira vez a Seleção Brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Belém onde foi campeão dos 200 peito em 2002 com 2:17.94.

Neste mesmo ano, chegou a sua primeira final de Finkel e subiu ao pódio pela primeira vez no Troféu Brasil terminando em segundo lugar nos 200 medley e 200 peito.

O primeiro título nacional absoluto viria em 2003, os 400 medley, prova que ele nunca mais perdeu nos Troféus Brasil/Maria Lenk. São 12 anos consecutivos de vitória na maior sequência de títulos nacionais da história da natação brasileira.

Foi no Minas que Thiago chegou a sua primeira grande competição internacional. Os Jogos Pan Americanos de Santo Domingo na República Dominicana, onde chegou como o mais jovem da equipe masculina, e voltou com duas medalhas, uma prata nos 200 medley e um bronze nos 400 medley.

Uma antiga entrevista de Thiago em sua passagem pelo Minas.

Também foi no Minas a primeira das três Olimpíadas de Thiago Pereira. Em Atenas, chegou a ser apontado como uma das surpresas pela revista americana Sports Illustrated e terminou na quinta colocação nos 200 medley, sua primeira final olímpica.

Naquele ano de 2004, o primeiro título mundial de Thiago. Campeão dos 200 medley no Mundial de Curta em Indianápolis.

O ano de 2007 é um marco especial para Thiago. Nos Jogos Pan Americanos do Rio ele se tornou no maior medalhista da competição com sete medalhas, sendo seis de ouro. A sequência ainda seguiria com o inédito título de Rei da Copa do Mundo além de ser indicado em votação como o melhor nadador do mundo na temporada pela revista Swimming World.

A carreira internacional de Thiago foi grande parte feita no seus nove anos de Minas Tênis Clube. Dos cinco Mundiais de longa que participou, três foram no Minas. Dos três Pan Americanos, dois foram com o Minas. E das três Olimpíadas, duas foram defendendo as cores do Minas.

Thiago é o terceiro maior medalhista internacional da natação brasileira com 28 medalhas contando apenas Jogos Olímpicos, Mundiais de Longa e Curta, Pan Pacífico e Jogos Pan Americanos. Destas 28, 17 foram conquistadas em sua época de Minas.

Thiago deixou o Minas em 2011. Teve duas temporadas no Corinthians e mais duas no SESI-SP. Diferente de sua passagem pelo Minas, nunca, ou raramente, treinou nestas equipes, assim sua relação com o Minas sempre foi mais intensa. Mesmo tendo conseguido suas medalhas nos Mundiais de longa em Barcelona (dois bronzes) quando estava no SESI e sua prata olímpica em 2012 quando defendia o Corinthians.

O Minas foi onde a carreira de Thiago ganhou a dimensão nacional e a projeção internacional. Foi lá que Thiago iniciou uma soma que lhe faz no maior vencedor da história de campeonatos nacionais absolutos.

A volta ao clube que lhe projetou lhe dá tranquilidade no caminho para um sonho de poder subir ao pódio nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Mas também tem outra conta que Thiago não conseguiu em sua passagem por Belo Horizonte. Quando esteve no Minas, o clube nunca conseguiu ser campeão nacional absoluto, seja no Maria Lenk, no Finkel ou no Open.

247173_480518_thiagominas_novo3

Agora, pela primeira vez em sua carreira, nadando no mesmo clube de César Cielo, Thiago e o Minas Tênis Clube se tornam no grande favorito para os títulos da temporada. E como canta Lulu Santos, Thiago Pereira está voltando para casa.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário