A sugestão de pauta foi do internauta Carlos Oliveira. A Best Swimming pesquisou e apresenta uma relação dos tempos das melhores nadadoras do Brasil na atualidade dos 200 livre categoria absoluta com as marcas que elas possuíam quando estavam na categoria Juvenil I (15 anos de idade).

A comparação serve para destacar ainda mais o desempenho de Rafaela Raurich hoje na conquista do ouro nos 200 livre do Multinations de Netanya em Israel com a expressiva marca de 2:02.66.

Selecionamos os oito melhores tempos do país na atualidade:

NADADORA TEMPO ATUAL TEMPO COM 15 ANOS
Manuella Lyrio 1.59.52 2.06.71
Larissa Oliveira 1.59.73 2.09.07
Jessica Cavalheiro 2.00.14 2.08.95
Joanna Maranhão 2.00.90 2.06.26
Giovanna Diamante 2.01.16 2.07.58
Julia Volkmann 2.01.56 2.12.46
Carolina Bilich 2.01.70 2.07.13
Gabrielle Roncatto 2.02.16 2.04.58
11 respostas
  1. Lucca
    Lucca says:

    Parabens a rafaela e a toda equipe do curitibano… mas acho que a comparação não é valida, estamos falando de quase 10 anos de diferença das 4 melhores marcas do Brasil a mais nova larissa ( dentre as 4) é de 93 ou seja 7 anos mais velha, e da mais velha Joanna (dentre as 4) 13 anos mais velha, nessa epoca a natação do Brasil não era tão “profissional” dificilmente estas meninas tinham aos 15 acompanhamento nutricional com suplemento, ou psicologo do esporte, ou ate mesmo esta comunicação. Não estou tirando o mérito da rafaela, apenas acho a evolução natural, e até demorou tempo de mais para isso… Antes a referencia de melhor do Brasil era 2’02 , agora temos duas com 1’59 , esta é a tendencia… porem ela tem 15 anos muita coisa pode acontecer… mas falar que ela não é mulher ainda? olha o braço dela nesta foto do artigo… definido e forte, procurem uma foto da manuella, joanna, jessica e larissa nessa idade… te garanto que não era assim.
    Mais uma vez Parabens, mas tem bastante agua para passar.

  2. Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira says:

    Antonio
    V até reforça a matemática…”Bala” não é mesmo parâmetro para comparação pq começou tarde, portanto evoluiu tarde.
    E Ana Marcela aos 14/15 já tinha o corpo que tem hj….e biotipo para águas abertas

  3. Antonio
    Antonio says:

    Sem essa de matemática na projeção de futuro de tempos de atletas de natação, vou dar 2 exemplos básicos de 2 nadadores baianos: Edvaldo Valério “bala” começou a nadar tarde, talvez com a idade de Rafaela, depois chegou onde chegou fechando de forma brilhante o rev. brasileiro e levando uma medalha olímpica, quando pequeno não ganhava de ninguém. Outra é Ana Marcela, na prova de 200 livre com 14 anos ganhou prova do multinations com recorde 2’05 e simplesmente virou maratonista de 10km 5a. colocada em olimpíada e tri campeã mundial. Alguém explica isso matematicamente?

  4. Alex Pussieldi
    Alex Pussieldi says:

    Carlos,
    A análise não pode jamais se restringir a tempos. 2:02 para uma menina de 15 anos é impressionante para o Brasil e o comparativo é apenas um demonstrativo de que ela realmente está num padrão fora de série. Não há como se fazer uma previsão matemática em cima dos resultados das outras nadadoras, pois são corpos diferentes, treinamentos e programas distintos.
    Uma análise de previsão de tempo pode ser feita somente em cima dos dados da Rafaela, treino, metragem, progressão, biótipo, e por ai vai.

  5. carlos oliveira
    carlos oliveira says:

    coach

    Já que o assunto mereceu sua pronta resposta, resolvi dedicar um tempo aos números que você levantou.
    É um simples exercício estatístico para projetar que resultado podemos esperar da Rafaela em 2020, por exemplo.
    Pra isso, e para não ser otimista demais, fiz o seguinte:
    a) eliminei os dados da Julia Volkman, cuja evolução é atípica ( ou nadava pouco a prova ou era caloura nas piscinas;
    b) MANTIVE Giovanna e Gabrielle que ainda vão com certeza evoluir.

    As duas coisas acima atuam na verdade, então, CONTRA a projeção abaixo, com o intuito de sermos conservadores.

    Então:

    c) o resultado médio das 9 nadadoras hoje seria 2.00.76, e, a média dos mesmos aos 15 anos, 2.07,18.
    d) o progresso médio acima ( em percentual ) é de 5,05% que, aplicados ao tempo médio das sete meninas, leva a uma expectativa ( minha) de
    2.02.66 x (100,0 – 5,05) = 1.56.46 !!!

    Isso sem levar em conta que Rafaela não fisicamente é uma menina, comparada com quase todas as outras na idade ( nem falo de uma Missy Franlin aos 15 anos…

    Espero comentários e sugiro que façamos este tipo de análise em futuros resultados impressionantes da base.

    Um abraço.

  6. Andreia
    Andreia says:

    E ela bateu o record dos 400 livres agora a tarde, esta menina é um fenômeno, parabéns a ela aos técnicos e a família.

  7. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Wow!!! Muito pertinente e bem sacada a sugestão de comparação, do Carlos Oliveira. Promissora carreira. A CBDA tem que lapidar esta jóia da natação brasileira!!! Parabéns a Rafaela Raurich pela ótima performance em Israel. Assisti ao vídeo da final dos 100 livre no facebook do Coach Alex. Cansou um pouco na volta, mas conseguiu bater na frente. Merece um post no blog, heim Coach???!!! Orgulho do Brasil!!!…rsrs

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário