Faltam seis dias para a principal competição da temporada da natação brasileira. Apresentamos hoje as 10 maiores disputas que estarão em jogo na piscina do Fluminense a partir de segunda-feira:

01) AS VAGAS DE KAZAN

Kazan 2015 logo
Mais de 20 índices foram alcançados no Open em dezembro. Porém, é no Maria Lenk que as vagas são carimbadas. Algumas provas as marcas devem cair, outras parecem quase que asseguradas. Kazan também vai ter seis revezamentos, três de cada sexo, o que aumenta ainda mais a disputa.
O Brasil tem de levar todos os revezamentos para o Mundial pois as 12 primeiras colocadas equipes destas provas garantem vaga automática para o Rio 2016.
Os índices para o Mundial são os mesmos para os Jogos Olímpicos do Rio, o que mostra que iremos ter uma delegação recorde na Olimpíada.

02) AS VAGAS DE SINGAPURA

f5174970-df3d-11e3-a9dc-e9eb97cb2721_SH016
Até agora são sete nadadores com índices para o Mundial Júnior. O número deve aumentar no Maria Lenk, e aumentar ainda mais com as vagas dos revezamentos. Nos índices exigidos pela CBDA é forte a tendência que tenhamos todos os revezamentos olímpicos no Mundial Júnior. Isto porque as provas mistas não são classificatórias pelos critérios da CBDA.

03) QUEM LEVA O TÍTULO?

podio
A disputa está entre os três grandes, talvez o Corinthians que decidiu vir 100% nacional ficou um pouco debilitado, principalmente em relação ao time “turbinado” do ano passado com Jeanette Ottesen e Katinka Hosszu. O Minas campeão do Finkel 2014 também perdeu suas “holandesas voadoras” por conta do conflito de datas com a seletiva nacional, mas ganhou reforços fortes para este ano principalmente Thiago Pereira. O Pinheiros também se reforçou com nomes como Joanna Maranhão, Manuella Lyrio e Marcos Ferrari e ainda traz a espanhola/brasileira Duane Marcé da Rocha.

04) A BRIGA PELO RECORDE SUL-AMERICANO DOS 200 COSTAS

NATALIA-DE-LUCCA
Uma boa prova e que deve ter bela disputa. A recordista sul-americana da prova é Natália de Luccas do Corinthians e seus 2:12.09 ainda do Julio de Lamare de 2013. A favorita é a nadadora do Pinheiros, Duane da Rocha, que é recordista espanhola com 2:09.13 feitos no Europeu do ano passado. Neste final de semana, Duane ficou em terceiro no Aberto da Espanha em Málaga com 2:11.09 garantindo a sua vaga no Mundial de Kazan pela marca. E ainda tem a argentina Andrea Berrino do Unisanta. Recordista sul-americana em piscina curta com 2:05.06, Berrino tem o recorde de seu país com 2:13.39 e nadou bem próximo disso no Campeonato Argentino há duas semanas. As três brigam pela prova, e a vencedora leva o recorde.

05) SANTA OU SESI, SESI OU SANTA

Natacao07
Tão emocionante como a disputa pelo título, tem sido a briga pelo quarto lugar. SESI-SP e Unisanta tem se alternando nas posições e no Maria Lenk do ano passado o Unisanta só foi garantir o quarto lugar na última prova.
Para este ano, uma mudança no cenário. As contratações do Unisanta foram bem intensas e o grupo montado talvez seja o melhor desde o ano de 2009 quando a equipe virou o “Super Santa”. Neste 2015, o favorito para o quarto lugar é a Unisanta.

06) BRUNO FRATUS X CÉSAR CIELO

id1_n_ece6fd097aea2d4773cc0995b1a09284
Nadando lado a lado, Bruno Fratus já bateu César Cielo duas vezes. Nas eliminatórias do Open em 2013 em Porto Alegre e no Grand Prix de Orlando no ano passado. Este ano, Fratus consegue um feito que jamais havia conseguido. Chega ao Maria Lenk com marca melhor do que Cielo na atual temporada. Fez 21.91 no Arena Pro Swim Series em janeiro em Austin, no Texas, ocupa a segunda posição do ranking mundial. Cielo não conseguiu quebrar os 22 segundos. Aliás, só competiu uma vez, o Metropolitano de BH onde com 22.07 aparece em quinto lugar no ranking mundial de 2015. Na sua frente, quatro nadadores que já quebraram a barreira dos 22. Cielo ou Fratus, Fratus ou Cielo, esta briga promete.

07) O MENU DE THIAGO PEREIRA

0,,11204005-EX,00
Thiago Pereira tem um desafio pessoal para o Pan de Toronto. Dono de 12 medalhas de ouro, maior vencedor da história da competição, Thiago também acumula 18 medalhas nos Jogos, uma a menos do que Gustavo Borges. Ele não só vai atrás desta medalha, como de muitas outras em busca de acumular um número que se mantenha para sempre.
Com este propósito, Thiago está atrás de mais desafios. Por isso o seu programa “pesado” que inclui 100 costas, 200 peito, 100 borboleta, 400 medley e 400 livre. Thiago já tem a vaga garantida nos 200 medley e o tempo dos 200 livre lhe dá uma posição no revezamento. Ele ainda pode abrir o revezamento 4×100 livre do Minas, incrementando ainda mais o seu menu do Pan. Uma verdadeira maratona totalmente justificada para fazer história.

08) A BRIGA PELO 4X100 LIVRE DOS HOMENS

nicholas-santos-cesar-cielo-bruno-fratus-e-nicolas-oliveira-comemoram-o-ouro-do-revezamento-4x100-m-livre-nos-jogos-pan-americanos-de-guadalajara-1323280501108_1920x1080
Esta briga é boa! E cheia de variantes, muitos postulantes, mas no final, serão poucos os escolhidos. Este revezamento brilha nos olhos de todos nós, e muitos estão na disputa para as quatro vagas. Falando em números, vai ser na base do 48 para estar neste time. Equipe que é favorita para se sagrar penta campeã da prova no Pan e quem sabe até brigar por uma medalha no Mundial de Kazan.

09) O RECORDE DO 4X200 FEMININO AGORA CAI

rev-atenas
Não tem como! O tal recorde histórico e mágico do 4×200 livre feminino das meninas de Atenas tem seus dias contados. A marca pode cair no Maria Lenk com a boa equipe do Pinheiros montada para este ano, e com certeza, cai no Pan. A briga se intensificou de maneira tal que uma vaga no revezamento com 2:01 é arriscado de você ficar de fora. A tendência é boa, e estamos caminhando para termos quatro nadadoras abaixo dos dois minutos em breve, muito breve.

10) A VAGA DOS 100 PEITO

Torneio Open de Natacao
Jhennifer Conceição do Flamengo apareceu como um tufão. Desde o revezamento 4×100 medley júnior I do Flamengo no Julio de Lamare as expectativas ficaram mais acirradas. Aquele parcial de 1:09 deixou todo mundo impressionado. Ela confirmaria a boa fase repetindo a marca na prova individual e depois duas vezes no Open no final do ano. Nadando o seu primeiro Campeonato Absoluto, Jhennifer se sagrou campeã nacional dos 50 peito e vice nos 100. Vai ter uma boa disputa com Beatriz Travalon. Esta lhe venceu no final do Open e vem de uma boa temporada na Universidade de Auburn, onde mesmo sem chegar ao NCAA, quebrou o recorde brasileiro em piscina de jardas. As duas nadam em busca de uma vaga no time de Kazan e com os olhos e coração no Rio 2016.

10 respostas
  1. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Se o Coach fosse elencar todas as vitórias do Cielo( lado a lado )sobre o Fratus, não iria caber na página…kkk

  2. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Mundial de Shanghai 2011. Final nas Raias 4 e 5. Resultado Final : Cielo Bicampeão Mundial. Bruno Fratus fora do pódio. Na verdade, quem sente a pressão não é o Cielo!!!

  3. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Para quem nadou a carreira inteira ao lado Fred Bousquet, Nathan Adrian, Alain Bernard, Eamon Sullivan e Florent Manaudou, temer Bruno Fratus é piada de 1 de abril!!! Só pode ser, Coach!!!

  4. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    No Maria Lenk 2014, no Complexo Esportivo do Ibirapuera, competiram lado a lado mais uma vez. 21.39 x 21.45. Não preciso falar o vencedor…No scout geral do confronto, dever ser algo em torno de 22 vitórias para o Cielo e 2 para o Fratus. Fala Sério!!!

  5. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Manoel,

    Maria Lenk 2012. Fratus fez o melhor tempo nas eliminatóiras. 21.7. Na final, ao lado do Cielo, “comeu poeira”. 21.38!!!

  6. Alex.
    Alex. says:

    Coach, acho que nesses 100 peito Ana Carla Carvalho também tem que ser contada! fez uma temporada muito boa e está voltando a melhorar!

  7. Rodrigo G
    Rodrigo G says:

    Coach, eu não descartaria a Joanna Maranhão – ex-recordista sulamericana na curta – como grande concorrente nos 200 costas. Acho que ela está na briga pela vitória e pelo recorde

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário