Véspera de Troféu Maria Lenk, o destaque é o Congresso Técnico onde são discutidas as diretrizes do campeonato, os últimos detalhes das convocações e da programação da temporada. Reunidos no Salão de Eventos do Fluminense, a CBDA sob o comando de Ricardo de Moura apresentou algumas novidades para a mais importante competição da temporada:

* Pela primeira vez no Brasil serão utilizados os implementos para a saída de costas. Os equipamentos são da Colorado e são semelhantes aos modelos da Myrtha/Omega. Antes das provas de costas já estarão disponíveis para os atletas fazerem os “test-drive” no aquecimento.

* A CBDA segue a utilização da tabela da ISSA – International Statistics Swimming Association. Uma pena pois esta tabela deixou de ser atualizada em 2012. No mundo inteiro a tabela utilizada para o índice técnico é a tabela de pontos da FINA.

* O pódio foi colocado no lado oposto da cabeceira da piscina. Os blocos Myrtha serão colocados na cabeceira colocada no lado oposto a caixa de saltos.Todas as saídas, assim como as provas de 50 metros, serão feitas da mesma cabeceira utilizando os blocos Myrtha, repetindo o que já foi feito no Open em dezembro passado.

* Uma bela iniciativa foi a instalação de uma tenda da ABCB – Associação Brasileira de Controle de Dopagem durante toda a competição. A idéia combinada entre a entidade e a CBDA é de promover uma melhor informação aos atletas no combate ao doping no esporte. Um golaço!

* Ricardo de Moura destacou a nova regra dos recordes sul-americanos batidos por nadadores estrangeiros. Eles só receberão bonus se forem marcas abaixo dos recordes de campeonato. Apenas os nadadores brasileiros têm direito a bonificação de recordes sul-americanos mesmo que os tempos não sejam melhores do que os recordes de campeonato.

* Com a dificuldade do que são os recordes de campeonato no Maria Lenk, vai ser cada vez mais difícil e raro os clubes investirem em trazer estrangeiros para nadar a competição, e quando trouxerem, que sejam grandes nomes preparados para grandes marcas.

* Os ônibus das delegações durante a competição poderão fazer a parada no Palácio Guanabara ao lado do Fluminense e as entradas dos atletas será através do portão da Rua Pinheiro Machado enquanto o público em geral entrará pela Álvaro Chaves. O esquema de logística é o mesmo que foi utilizado durante o Troféu Julio Delamare em novembro.

* A piscina de saltos ornamentais não será disponibilidade para soltura e aquecimento, apenas a outra piscina de 25 metros que estará raiada durante a competição.

* Existe a possibilidade de uma visita do Ministério dos Esportes, George Hilton, no sábado para a entrega dos diplomas aos atletas beneficiados pelos Programas Pódio e Medalha. Uma homenagem a João Havelange também está prevista e com presença confirmada do Presidente do Fluminense.

* Um dos momentos mais interessantes do Congresso foi quando o Professor Arilson Soares da Silva pediu a palavra e renunciou ao prêmio que recebeu em dezembro como treinador do atleta de melhor índice técnico do Troféu Open e do Brasileiro Senior. Ari anunciou que como os resultados de seu atleta, João Gomes Júnior, foram cancelados pelo doping, não era justo manter uma homenagem que havia perdido. Assim, anunciou e entregou a medalha ao treinador Sérgio Onha Marques, técnico de Felipe França, e também fez menção ao treinador Brett Hawke, técnico de Bruno Fratus, respectivamente vencedores dos melhores índices técnicos do Open e Brasileiro Senior.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário