A piscina já está pronta. A equipe de logística da CBDA já montou a estrutura no Complexo Aquático Cláudio Coutinho em Brasília, parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna que incluiu o Estádio Mané Garrincha, o Ginásio Nilson Nelson, o Autódromo Nelson Piquet e outro ginásio, também chamado de Cláudio Coutinho.
Brasília ainda tem uma piscina de 25 metros, esta coberta, mas inativa há mais de uma década. A estrutura recebeu uma última reforma em 2013 quando a cidade recebeu os Jogos Mundiais Escolares, as Ginasíades. O complexo todo se chamava Presidente Médici, mas teve o nome trocado em 1996 para homenagear o piloto Ayrton Senna.
Na estrutura montada, os blocos da Myrtha foram colocados em uma cabeceira e será feito o que já aconteceu no Open 2014 e no Maria Lenk deste ano com todas as provas, inclusive as de 50 metros, saindo do mesmo lado da piscina.
São duas competições, o Brasileiro Júnior de Inverno e o Brasileiro Senior de Inverno. As duas categorias nadam juntas nas eliminatórias, e separadas nas finais, de quarta até sábado com transmissão ao vivo pela TV CBDA.
O Brasileiro Júnior se chama Troféu Tancredo Neves. É disputado desde 1984 e o Corinthians é o atual campeão. Brasília recebe a competição pela segunda vez, a anterior foi em 2012 onde também deu Corinthians. O Pinheiros é o maior campeão, são oito títulos, e de 2010 para cá, só deu Pinheiros e Corinthians na disputa. O Minas é o segundo maior vencedor com sete títulos.
O Brasileiro Senior de Inverno é a competição mais jovem do país. Este será o quarto ano de disputa. Atual campeão é o Corinthians e o Minas venceu as duas edições anteriores.
Participam 53 clubes e um total de 401 atletas. O Pinheiros é a maior delegação com 57 nadadores, seguido de 50 do Corinthians e 42 do Minas. São 16 Estados que estarão presentes na disputa.
Veja a lista de atletas por clubes:
Programa de provas:
Balizamento das eliminatórias:
coach terá auxilar para saida decosta??? ja que terá blocos myrtha!
Já havia sido decidido antes do Maria Lenk. Foi uma opção de administração, provavelmente financeira.
Por que o Minas não levou seus atletas do sênior?