O Mundial de Kazan terminou nas eliminatórias do último dia. Veja aqui o balanço final da Seleção Brasileira na competição:

4 medalhas
Prata Nicholas Santos 50 borboleta
Prata Etiene Medeiros 50 costas
Prata Thiago Pereira 200 medley
Bronze Bruno Fratus 50 livre

10 finais
Nicholas Santos 50 borboleta
Cesar Cielo 50 borboleta
Revezamento 4×100 livre masculino
Felipe França 50 peito
Etiene Medeiros 50 costas
Thiago Pereira 200 medley
Henrique Rodrigues 200 medley
Bruno Fratus 50 livre
Revezamento 4×100 livre misto
Marcelo Chierighini 100 livre

13 semifinais
Joanna Maranhão 200 medley
Felipe França 100 peito
Felipe Lima 100 peito
Guilherme Guido 100 costas
Etiene Medeiros 100 costas
Felipe Lima 50 peito
Leo de Deus 200 borboleta
Matheus Santana 100 livre
Leo de Deus 200 costas
Daynara de Paula 50 borboleta
Etiene Medeiros 50 livre
Manuella Lyrio 200 livre
Joanna Maranhão 200 borboleta

1 recorde das Américas
Etiene Medeiros 50 costas

2 recordes Sul-americanos
Revezamento 4×100 livre misto nas eliminatórias e final

1 recorde brasileiro
Manuella Lyrio 400 livre

4 revezamentos classificados para os Jogos Olímpicos do Rio 2016
4×100 livre feminino
4×100 livre masculino
4×200 livre feminino
4×100 medley masculino

10 respostas
  1. Flavia
    Flavia says:

    ola coach, na conta de finais e semis nao entendi, os medalhistas estao contados como finais mas nao como semi? e os finalistas tb nao estao como semi? Ah e falta o nome do Bruno nos medalhistas, esta escrito 4 medalhas mas so tem o nome de 3… bjs!

  2. Flávio Castro
    Flávio Castro says:

    Natação brasileira, em geral, é de Pan-americano. Nesta competição evolui-se muito. Para nível mundial, muito ainda para se evoluir. Natação brasileira, mundialmente, depende de talentos individuais…reflexo da centralização do esporte de alto nível pelos clubes, modelo brasileiro para o desempenho que absolutamente não permite a a sonhada e necessária massificação. Além disso, percebe-se que nossos atletas, que treinam muito e muito bem, sentem falta de mais competições, de calendários mais pesados, como existe na Europa e na América do Norte, como a Austrália vem resolvendo com competições entre os próprios membros das equipes nacionais. Ter focado no Pan me parece correto, analisando as possibilidades reais no Mundial, mas deve-se ter em mente a dificuldade de ter resultados seguidos em tão pouco tempo…parabéns aos nadadores brasileiros e aos que os apoiam sempre!
    Parabéns pelos comentários no Sportv! Foi uma competição ótima de se assistir do sofá…imagina ao vivo!

  3. Hendrix
    Hendrix says:

    Achei também que a participação foi bem fraca, face aos resultados que vínhamos tendo nas últimas competições. Poucos nadadores baixando tempos, a expressão dos atletas de cansaço um pouco exagerado, inclusive para atletas que nadaram poucas provas. Espero que a partir de 2019 não tenhamos mais essa priorização de Pan, pois afinal se queremos estar na elite mundial temos que focar os campeonatos que realmente valem. Se antigamente a CBDA achava que o Pan trazia mais visibilidade que os mundiais, esta visão seguramente hoje é equivocada. As pessoas hoje são mais críticas com os resultados do nosso esporte. Temos que mandar equipes B ao Pan, e nossa equipe principal disputar os mundiais.

  4. Swammee
    Swammee says:

    Ruim pro brasil. Pereira nao pegaria medalha com Phelps e Hagino nadando. 50L talvez seja a unica chance, e olhe la.
    Mas a grande chance mesmo seria 400 im com o Pereira….ahhh se ele nadasse.
    Aquela no blog de “ruta so nao ganha se for desclassificada” for mto boa….nem medalha.

  5. Dory
    Dory says:

    Coach ,depois do Pan e do mundial,da para ter mais menos uma ideia de como fica a composição do 4×100 livre masculino do Brasil,e como estão a chances de medalhas desse revezamento na olimpíada .O sr que ainda existe possibilidade do Thiago Pereira nadar o 400 medley?Obrigada.

  6. nadador
    nadador says:

    Parabéns Fratus e Thiago, pois estão realmente perto de uma final olímpica. Parabéns Nicholas pelo resultado ma prova não olímpica dos 50 borbo pois mostrou que mesmo com a sua idade continua se superando. Parabéns Etienne e agora vamos focar nos 100 costas para chegar numa final olímpica pois estamos perto. Aos demais muito treino e muitas metragens rodadas.

  7. Gustavo
    Gustavo says:

    Muito ruim a participação brasileira nesse Mundial. Depois desse pessoal ter nadado, em algumas provas, cinco/seis segundos acima do que nadaram no Pan, a CBDA deve proibir, terminantemente, que a preparação seja feita buscando objetivos que não sejam os melhores resultados em competições como o Mundial de longa e Olimpíadas. Essa história de preparação visando Pan deve ser abolida.

  8. Lucas
    Lucas says:

    Coach me tira uma dúvidas por favor…

    1) Podem ser feitas tomadas de tempos pros revezamentos em competições como o Brasileiro Sênior ou Maria Lenk do ano que vem? Acho que pra 2012 teve isso…

    2) Phelps e Lochte desistiram de vez dos 400 medley para 2016 ou só é uma pausa?

    3) Será que a CBDA já libera o regulamento para classificação olímpica após o Mundial (hoje)?

    4) E por último pq o Finkel é uma semana depois do Mundial? Só resta torcer pros nadadores que não foram para Pan ou Mundial ou não vão pro Mundial Jr não terem se acomodado e sair algumas marcas boas de nadadores como Monni, Mickosz, Cardona, Giovanna, Natália de Luccas…

    Pronto todas minhas dúvidas aí…valeu

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário