Começaram hoje as competições de natação no Parapan de Toronto, a modalidade considerada carro-chefe do Parapan vai até a próxima Sexta (14), penúltimo dia de competições e todos os dias valem medalha. Por falar em medalha, o Brasil vem de mais uma campanha vitoriosa. No último mês no mundial paraolimpico de natação, foram 23 medalhas, sendo onze de ouro, oito de prata e quatro de bronze. O fenômeno brasileiro das piscinas paralímpicas, Daniel Dias faturou seis medalhas de ouro individuais e mais uma de ouro e uma de prata no revezamento. Outro grande nome que veio bem do mundial foi André Brasil que conquistou três ouros e duas pratas.

natacaoparapan15_2

O Brasil, antes da natação era terceiro no quadro geral de medalhas com três, sendo dois ouros e um bronze, diferente do Pan no qual o primeiro dia conquistou somente uma medalha. A natação nesse primeiro dia não só “jogou” o Brasil pra líder geral como ganhou mais da metade das 23 que os atletas do Pan na natação ganharam no geral, foram 12, já que no primeiro dia foi pra piscina 18 vezes com 13 valendo medalhas. Começamos conquistando uma medalha de prata na prova dos 100 metros livre categoria S4 (uma das categorias para atletas com limitações físico-motoras) com Edênia Garcia, chegando atrás da mexicana Nely Miranda e completando o pódio, a canadense Tammy Cunnington ficando com o bronze. Daniel Dias entrou pra história do Brasil e do Parapan como maior medalhista, ganhou um ouro na prova dos 100 metros livre na classe S5 sendo assim a vigésima medalha de ouro em Parapan-Americanos. Ele já havia levado oito ouros no Rio em 2007 e 11 em Guadalajara 2011. Nessa prova foi a primeira dobradinha do Brasil no dia, Clodoaldo Silva, que declarou estar nadando seu último Pan ficou com a prata, deixaram o mexicano Diego Lopes com o Bronze.

natacaoparapan15_3

“A gente tem que fazer uma estratégia muito legal para nadar as oito provas que vou nadar aqui. Conversei com meu técnico e vimos que poderíamos dar uma segurada para chegar até o fim sem cansar muito. Nessa prova, eu segurei nos últimos dez metros para poder me poupar um pouco. Estou muito feliz por esse bom começo que tive. Espero aumentar minha coleção. Agora, vou descansar para nadar as sete provas que ainda faltam”, disse Daniel, logo após a conquista.

Felipe Caltran levou ouro nos 200m livre na categoria S14 (para nadadores com deficiência intelectual) deixando os canadenses Maxime Rousselle com a prata e Gordie Michie com o Bronze. Foi o primeiro título do nadador brasileiro de apenas 18 anos. Joana Neves completou a terceira medalha do Brasil no primeiro dia vencendo a prova dos 100m livre feminino na classe S5, a prata ficou com a também brasileira Esthefany Rodrigues, que fizeram a segunda dobradinha do Brasil, o bronze ficou com a americana Haley Beranbaum.

natacaoparapan15_4

Ronystony Cordeiro levou duas pratas, uma nos 100m livre na classe S1-4 e 50m livre da classe S4, em ambas as provas, o campeão foi o mexicano Gustavo Sanchez e o bronze também foi de um mexicano, na prova dos 100, o bronze foi de Jesus Hernandez, e dos 50, Juan Reyes. Edênia Garcia, a primeira medalhista do dia, voltou a levar outra prata, na prova dos 50m livre a mexicana Nely Miranda voltou a levar ouro só que dessa vez com sua compatriota Patricia Valle levando o bronze. Talisson Glock completou a lista da sétima prata do Brasil no dia, nos 400m livre na classe S6, ficando o cubano Lorenzo Perez com o primeiro ouro de Cuba na natação e o colombiano Nelson Crispin com o Bronze. O Brasil ainda levou mais duas medalhas, bronze com Italo Gomes nos 400m medley na classe S7, prova que teve como campeão o argentino Facundo Arregui e prata o colombiano Carlos Serrano, e ainda na classe SM13 na prova dos 200m também bronze com Guilherme Batista, e os canadenses Nicolas Turbide ficando com o ouro e Devin Gottel com a prata.

natacaoparapan15_5

Nesse Domingo (9), 16 brasileiros cairão na piscina com chance de mais medalhas e assim disparar no quadro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário