Não “vale” nada! Não vale convocação para seleção nenhuma. Não vale tempo para a Olimpíada.

Se existe algum nadador que entra numa competição como o Campeonato Brasileiro Absoluto com este pensamento, está no esporte errado. Em natação, como nos esportes onde as performances são avaliadas por tempo, sempre vale.

Nadar na piscina nova do Pinheiros, numa competição de bom nível e a oportunidade de fazer uma boa marca, não se perde, nunca. Não me venham com a desculpa de que a atenção estava no Pan (onde menos de 10% dos atletas presentes estava) ou em Kazan (onde eram apenas 7% do total que estarão no Finkel).

Quem não foi para Toronto e Kazan precisa mostrar neste Finkel que está na briga e cheio de vontade para fazer parte do time Rio 2016. Competições como estas, são oportunidades grandes para o aparecimento de novos talentos, de novas forças e surpresas que em breve, muito breve podem estar na equipe principal do Brasil.

Encarar o Finkel como ele merece. Com suas tradições, com sua importância, e principalmente, por você, nadador que sempre tem de estar em busca de fazer o seu melhor.

O título nacional por si só já é importante, ainda mais a menos de um ano dos Jogos Olímpicos do Rio todos sabemos que estamos prestes a formar aquela que será a maior equipe brasileira em Olimpíadas. Nunca, nossos atletas estiveram tão pertos dos índices olímpicos. Vão ser poucas as provas em que não teremos dois nadadores representando o Brasil no Rio 2016.

Se assim é, que tal fazer uma excelente marca e já entrar no Open do final do ano com a cabeça e o corpo pronto para garantir a sua vaga.

Para terminar, uma história do saudoso Jack Nelson. Descrente das idéias de que atleta só melhora tempo na competição principal, o energético e sempre positivo Coach Nelson vivia repetindo: “swim fast today, and will be faster tomorrow”.

Boa competição a todos.

3 respostas
  1. Carlo Monni
    Carlo Monni says:

    Belo texto Coach, acredito que todos os campeonatos são importantes, mesmos os regionais sem medalhas. É ali que testamos o nosso potencial e afinal de contas será a re-inauguração de mais uma grande piscina no Brasil!!! https://youtu.be/uHOeciomo6Y

  2. Regis Barbosa
    Regis Barbosa says:

    Caro Coach
    Acrescento ‘as sua colocações sempre precisas que – e’ chegada a hora de olharmos também para as categorias de base. Há’ muito o que reformular neste Brasilzão, começando pela Quantidade de onde sairá a Qualidade. Abraços, Regis, da Gota BH.

  3. Rodrigo G
    Rodrigo G says:

    Belo editorial, Coach! Se queremos uma seleção brasileira competitiva, precisamos formar atletas competitivos, que encarem um Regional e uma final do Mundial com a mesma garra e o mesmo empenho. Fazer o índice ou se aproximar dele agora no Finkel será o combustível pra encarar os treinos até dezembro quando o jogo em busca das vagas na seleção vai começar.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário