O quarto lugar piorando a marca que havia feito na semifinal, não apaga, nem de perto o grande feito de Pedro Spajari no dia anterior em Singapura. O nadador do Pinheiros e Seleção Brasileira entrou para o seleto grupo dos atletas que derrubam a barreira dos 49 segundos na prova dos 100 metros nado livre.

Pedro Spajari. Campeonato Mundial de Natacao no OCBC Aquatic Centre. 30 de agosto de 2015, Cingapura. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Pedro Spajari. Campeonato Mundial de Natacao no OCBC Aquatic Centre. 30 de agosto de 2015, Cingapura. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Para reconhecer e registrar o feito de Spajari, levantamos alguns dados que reforçam e justificam este artigo. Veja o que representou os 48.87 de Pedro Spajari no Mundial Júnior de Singapura:

* O tempo de 48.87 é o 37o no ranking mundial absoluto de 2015.
* A marca teria sido prata no dia seguinte, na final dos 100 livre, empatado com o americano Maxime Rooney.

* 47 nadadores ao redor do mundo nadaram abaixo dos 49 segundos em 2015, apenas quatro nadaram baixo dos 48 segundos.

* Pedro Spajari é o terceiro do ranking brasileiro absoluto de 2015.

* São quatro brasileiros que nadaram abaixo dos 49 segundos em 2015. Pela ordem: Marcelo Chierighini 48.27, Matheus Santana 48.52, Pedro Spajari 48.87, Henrique Martins 48.92.

* Na história da natação brasileira, Pedro Spajari se tornou no 14o nadador a fazer os 100 livre abaixo dos 49 segundos. Na ordem dos tempos, Spajari é o 12o mais rápido.

* A ordem abaixo é pela melhor marca:
46.91 Cesar Cielo
47.78 Nicolas Oliveira
48.11 Marcelo Chierighini
48.25 Matheus Santana
48.57 Bruno Fratus
48.67 João de Lucca
48.69 Fernando Scherer
48.72 Fernando Ernesto Santos
48.81 Nicholas Santos
48.83 Fernando Souza Silva
48.85 Guilherme Roth
48.87 Pedro Spajari
48.92 Henrique Martins
48.94 Vinicius Waked

* Pedro Spajari é o segundo mais jovem brasileiro a fazer 48 nos 100 livre. Matheus Santana fez 48.85 no Maria Lenk do ano passado com 18 anos e 21 dias de idade. Spajari fez com 18 anos e seis meses.

* Pedro Spajari foi o segundo nadador da história dos Mundiais Júniors a quebrar o 49 nos 100 livre. Antes dele, apenas o americano Caeleb Dressel em 2013 com 48.97. Agora, depois da final, já são quatro nesta categoria.

* Foi o primeiro recorde de campeonato mundial júnior batido por um brasileiro. Se contarmos os 50 costas que Leonardo Guedes venceu em 2006, quando o campeonato passou a ser disputado, seria o segundo recorde de campeonato.

11 respostas
  1. Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira says:

    Na foto tem uma menina bem alta e cinco de mesma altura….não soube identificar, só conheço nadando…rs

  2. Marcolino
    Marcolino says:

    Quem deve estar satisfeito HOJE: o Spajari sem medalha e com 48 (que ele vai repetir de montão no futuro, torço prá isso) ou o Filipe bronze sem melhorar o tempo?? Dias, não fiz nenhuma comparacão do Spajari com Brandon, não faz sentido, releia meu comentário. Na entrevista do Brandon que saiu no site, ele não estava satisfeito com o tempo no medley, mas obviamente satisfeito com suas medalhas. Será que ele estaria mais satisfeito com a melhora de tempo do 800 do que com suas medalhas??? A medalha é o registro historico da participação do atleta na competição!! Voltando ao tema do post, e para que fique claro, repito: parabenizo o feito do Spajari no Mundial Jr! Em tempo: sobre essa historia de favoritismo, vejo como uma pressão desnecessária. O atleta pode estar bem ou mal num dia, e não conseguir fazer seu melhor. Estamos cheios de exemplos de favoritismos que não se concretizaram, tanto na seleção adulta quanto em Cingapura…

  3. DDias
    DDias says:

    Carlos,
    acho que sim.E a primeira para 56 nos 100 nessa idade também.Aliás, vendo as fotos parece que ela está crescendo!Alguém aqui tempos atrás disse que ela tinha 1,65.Vendo as fotos, acho que ela tem 1,70(ou bem próximo disso). Aliás, qual a altura do Spajari?

  4. Carlos oliveira
    Carlos oliveira says:

    Falando em tempos precoces, Raurich deve ter sido o 1o 2:01 aos 14 anos não? E podemos torcer por sub 2:00 em dezembro próximo? É uma medalha para ela em 2017 no mundial não?

  5. Julio Paulin
    Julio Paulin says:

    Tenho tentado compartilhar o máximo a conquista destes garotos, pois se o Pedro e o Felipe hoje estão ai e porque se espelharam no Cielo, como Cielo no Gustavo, etc… Assim acredito que o melhor para nosso esporte, seja natação, canoagem, atletismo, etc e tal, necessitamos de ídolos para que aja interesse das novas gerações, aja visto o voleibol colhe frutos ate hoje pois nos anos 80 uma geração foi formada, televisada e reconhecida!!! As TVs abertas tem que se comprometer a transmitir estas competições em horário nobre, para que todos conheçam e reconheçam estes novos nomes…, infelizmente nossa monocultura esportiva não deixa com que isto aconteça… Hoje garotos jogadores de futebol com 16 ou 17 anos ja sao mais conhecidos que atletas de outras modalidades que já estão a muito tempo na estrada, Alex escrevo isto com muita tristeza, a tribo dos que gostam e acompanham a natação e micro,
    tosso para que isto mude no futuro, assim como aconteceu com o voleibol que terá uma seleção competitiva tanto no masculino com no feminino até 2032 garantida,
    Deus Abençoe a todos aqueles que querem uma natação forte e comprometida com o futuro!!!

  6. Margarete Ogawa
    Margarete Ogawa says:

    Parabéns ao Pedro Spajari… Menino gente boa, batalhados…muito merecido… Pena que não veio medalha??? Sim… Mas o tempo foi demais a medalha seria só a cereja do bolo. Parabéns ao atleta e para a família que abrem mão do convívio em busca de um sonho(futuro) maior….

  7. DDias
    DDias says:

    Marcolino,
    O Spajari não era favorito a nenhuma medalha, a comparação com o Brandonn é tola.O tempo de entrada do Spajari era 49.8, nem sabemos se ele esperava essa marca agora.O fato é que ele fez, e o mais importante é tentar replicá-la(e melhorar!) nas próximas competições.
    Coach,
    Benvindo é nome próprio, o correto é bem-vindo!

  8. DDias
    DDias says:

    Confesso que fiquei surpreso com o tempo do Spajari.Uma evolução tremenda, e quem sabe, a primeira de muitas.Nunca é demais lembrar que o Cielo só nadou para o primeiro 48 aos 19.E porque não torcer para o Felipe Ribeiro quem sabe se tornar o primeiro 48 aos 17 em Dezembro?

  9. Marcolino
    Marcolino says:

    A marca é expressiva e o atleta está de parabéns! Mas pelo registro histórico, nesse momento, acho que valeria mais a medalha do que o tempo, que ele terá condições de repetir no futuro… Vide o caso do Brandon que piorou o te,po mas garantiu suas medalhas…

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário