Com os resultados fantásticos de Mitchell Larkin nos 100 metros nado costas, surgiu a dúvida com relação ao ranking mundial da temporada. Larkin e seus 52.26 de ontem, novo recorde da Oceania, é ou não é o melhor tempo do mundo este ano?

A resposta é sim, mas vale a resssalva e a explicação. O site Swimvortex, quem mantém um atualizado e completo ranking mundial indica que o americano Ryan Murphy com 52.18 é a melhor marca da temporada. O tempo de Murphy foi obtido no Mundial de Kazan abrindo o revezamento 4×100 medley misto nas eliminatórias. Na final, Murphy piorou demais para 53.31. No ranking da FINA, nenhum dos dois tempos é considerado.

Screen Shot 2015-11-03 at 9.06.42 AM

Segundo a regra da FINA, e desde a implantação das provas dos revezamentos mistos, não há reconhecimento de recordes mundiais nem de marcas para rankings para os respectivos sexos. Esta polêmica começou em 2007, na prova que abriu o Duel in The Pool daquele ano, um revezamento 4×100 livre misto teve um duelo entre Michael Phelps para os Estados Unidos contra Libby Lenton (depois virou Trickett quando casou). Libby nadou para 52.99 se tornando na primeira mulher da história a quebrar a barreira dos 53 segundos.

O recorde mundial jamais foi reconhecido e a explicação da FINA foi de que uma mulher nadando contra um homem teria “vantagem” na disputa com um adversário mais forte. Por conta disso, tempos de revezamentos mistos jamais foram e serão reconhecidos nos respectivos sexos, tanto no feminino como no masculino.

A Best Swimming entrou em contato com o site Swimvortex do jornalista Craig Lord que respondeu da seguinte forma pela decisão de manter o tempo de Murphy no ranking mundial de 2015: “Os recordes são para a tabela de recordes. Não há menção para os rankings. FINA e USA Swimming seguem as suas interpretações das regras. Eu preferi seguir a tradição de Nick Thierry (jornalista canadense criador dos rankings mundiais) já que a marca foi alcançada no Campeonato Mundial”.

 

A marca de Ryan Murphy seria o quinto melhor tempo da história nos 100 costas, mas pela regra da FINA, não vale.

Veja a prova do 4×100 medley misto nas eliminatórias quando Murphy nadou para 52.18:

https://www.youtube.com/watch?v=fqszWAqPDzw

1 responder
  1. R.TIGRE
    R.TIGRE says:

    Meu querido PUSSIELDI, parabéns pelo texto!
    Convenhamos: “QUANTA IGNORÂNCIA É ESSA DA FINA’!!!!
    Estou PLENAMENTE de acordo com:
    1. O SITE Swimvortex
    2. O jornalista Craig Lord
    3. O jornalista Nick Thierry
    Como dizer que Mitchell Larkin é o líder do ranking mundial nos 100 costas se Ryan Murphy nadou mais rápido que ele?
    Como assim? Simplesmente ignoramos o excelente tempo e o feito de Ryan Murphy???
    E mais, tempos, índices e recordes na abertura de revezamentos, sejam eles mistos ou não, têm, sim que ser homologados. Não podemos simplesmente ignorá-los como se não existissem.
    Esses regulamentos RETRÓGADOS são um desserviço para o esporte em geral e principalmente para a natação
    Outro absurdo é PROIBIREM a MAGNÍFICA VIRADA do RYAN LOTCHE no nado livre. O nome do nado não é LIVRE??? Então deixa o Ryan fazer a virada espetacular dele!!!
    Isso se chama REPRESSÃO, a FINA é mestre em reprimir talentos, INFELIZMENTE!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário