JANEIRO

Equipe da Austrália campeã do evento

* Austrália leva o título do BHP Biliton Aquatic Super Series pelo terceiro ano consecutivo em confronto contra Estados Unidos, Japão e China.
* Cate Campbell foi a melhor da competição com 24.03 nos 50 livre, muito próximo do seu melhor de 23.96.
* Anunciados os detalhes do revezamento da tocha olímpica do Rio 2016 para iniício em maio do próximo ano.
* Anunciado caso de doping do brasileiro João Luiz Gomes Jr. por diurético no Mundial de Doha.
* Medalhista olímpico Arkady Vyatchanin anuncia que irá defender a Sérvia, mas só a partir de 2016.

FEVEREIRO

Treino, Botafogo
* Brasil ficou em segundo na Copa UANA de polo aquático masculino no Canadá, mesma posição da equipe feminina.
* Copa do Mundo de Águas Abertas abrindo a temporada na Argentina, Brasil é prata e bronze com Allan do Carmo e Diogo Villarinho.
* Sul-Americano de Águas Abertas, prova de 5 quilômetros no Rio Negro, na costa de Patagones, dobradinha brasileira com ouro para Gabriela Cordeiro Ferreira e prata para Viviane Jungblut.
* México anuncia desistência de sediar o Mundial dos Esportes Aquáticos de 2017 em Guadalajara.
* Faleceu em Santa Maria, o nadador paralímpico José Alcir da Silva Teixeira de 38 anos de idade em suicídio por enforcamento.
* João de Lucca foi o destaque do Brasil no Arena Pro Swim Series em Orlando vencendo as provas dos 100 e 200 livre. Ainda tivemos Bruno Fratus campeão dos 50 livre, além de bronzes com Marcelo Chierighini nos 100 livre e Felipe Lima nos 100 peito.
* Alberto Pinto da Silva, o Albertinho é anunciado como o novo Head Coach do Paineiras.
* CBDA termina o suspense e anuncia o Maria Lenk para o Fluminense.
* Arilson Silva é anunciado como o novo treinador de Cesar Cielo.
* FINA suspende João Luiz Gomes Jr. por seis meses pelo teste positivo para Hidroclorotiazida em seu exame feito no Mundial de Doha.
* O Brasil não perdeu as medalhas dos revezamentos em decisão que marcou uma grande vitória do departamento jurídico da CBDA.
* Enquanto a USA Swimming anuncia um boicote não oficial, a FINA anuncia premiação triplicada em dinheiro para a prova de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos pela Copa do Mundo de Águas Abertas.
* Michael Phelps anuncia noivado com a antiga namorada Nicole Johnson. Os dois estão juntos, entre idas e voltas, desde 2007.

MARÇO

France's Camille Muffat poses with her silver medal for the women's 200m freestyle final with an Olympic record during the London 2012 Olympic Games at the Aquatics Centre
* No dia em que o Rio de Janeiro completou 450 anos, a Best Swimming fez a Seleção Carioca de todos os tempos. O time ficou com Piedade Coutinho, Talita de Alencar Rodrigues, Monique Ferreira, Gabriella Silva, Mariana Brochado, Patricia Amorim e Maria Elisa Guimarães Zanini no feminino, mais Angelo Gammaro no masculino, Marcos Goldenstein, Djan Madruga, Jorge Fernandes, Gabriel Mangabeira, Romulo Arantes Filho e Luiz Lima no masculino. Os treinadores foram Roberto de Carvalho Pavel, Denir de Freitas, Rosane Carneiro e Alberto Klar.
* Sidney Aparecido da Silva, o Sidão, de 65 anos, é o homenageado do ano no Encontro Nacional de Treinadores em São Paulo.
* Brasil participou do Meeting do Mediterrâneo em Marseille, na França, com 12 medalhas, quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze.
* Ana Marcela Cunha, por orientação médica, é afastada da viagem da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de Águas Abertas e fica uma semana fora dos treinamentos.
* Um acidente de helicóptero na Argentina causa a morte de dez pessoas que estavam trabalhando num reality show, três delas esportivas, e entre elas, a campeã olímpica dos 400 metros nado livre Camille Muffat.
* FINA anuncia que o Mundial dos Esportes Aquáticos de 2017 será em Budapeste, na Hungria. A competição estava marcada para Guadalajara, no México, mas foi cancelada por questões financeiras.
* Depois de 12 etapas consecutivas, o Brasil ficou de fora do pódio da Copa do Mundo de Águas Abertas na etapa de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Vitórias de Rachelle Bruni da Itália no feminino e do francês Axel Reymond no masculino. Poliana Okimoto ficou em quarto lugar e Allan do Carmo em sétimo.
* Minas Tênis Clube anunciou a contratação de Thiago Pereira e pela primeira vez irá defender junto com Cesar Cielo o mesmo clube.
* Michael Phelps tem uma passagem relâmpago por São Paulo. Vem para a inauguração da loja Under Armour num shopping. Na passagem de apenas um dia ainda encontra tempo para um treino de uma hora na piscina da Hebraica.
* Brasil volta do Multinations com 25 medalhas, sete de ouro, nove de prata e nove de bronze. Em Lisboa, Portugal, com o grupo mais jovem, foram 11 medalhas, duas de ouro. No grupo mais velho, em Netanya, Israel, foram 14 medalhs, cinco de ouro.
* Rafaela Raurich no Multinations de Israel ganhou cinco medalhas, três de ouro nas provas individuais com destaque para os 2:02.66 nos 200 livre.
* Caio Pumputis no Multinations de Portugal ganhou três medalhas, uma de cada cor, seu melhor resultado nos 200 medley com 2:05.41.
* Texas é o campeão do NCAA masculino Divisão I nos Estados Unidos. Competição teve quatro brasileiros e um pódio com Arthur Mendes no revezamento 4×50 livre de Auburn que terminou na terceira colocação. Destaque ainda para Pedro Coutinho que com 45.84 quebrou o recorde brasileiro dos 100 borboleta em piscina de jardas.
* Tae Hwan Park concede uma entrevista coletiva em um hotel na Coréia do Sul. O nadador pede desculpas e chora emocionado informando que irá cumprir a pena de doping de 18 meses imposta pela FINA, mas que irá voltar uma pessoa melhor.
* Missy Franklin anuncia sua profissionalização deixando a natação universitária da CAL. A partir de agora, a nadadora vai focar exclusivamente na preparação para o Rio 2016.
* FINA suspende o nadador russo Vitaly Melnikov por dois anos. O teste positivo foi em dezembro de 2013, antes de integrar o grupo montado por Arilson Silva em Vitória, no Espírito Santo.
* No Campeonato Americano da Segunda Divisão do NCAA destaque para Thiago Sickert seis vezes medalhista e dois títulos nacionais.

ABRIL

Trofeu Maria Lenk, Natacao

* Novak Djokovic da Sérvia e Genzebe Dibaba da Etiópia são os vencedores do Prêmio Laureus anunciados em Beijing, na China. Nenhum brasileiro ou algum representante dos esportes aquáticos nos escolhidos deste ano.
* O mais disputado Maria Lenk desde a sua criação. Pinheiros campeão com apenas 5,5 pontos de vantagem sobre o Minas Tênis Clube e conquista o 14o título, passando a ser de forma isolada o maior vencedor da competição.
* Cesar Cielo nada o seu primeiro Maria Lenk sem qualquer medalha de ouro, coisa que não acontecia há mais de 10 anos.
* Pinheiros bate o recorde sul-americano mais antigo, o revezamento 4×200 livre feminino da equipe histórica dos Jogos de 2004 em Atenas.
* Brandonn Almeida bate o recorde brasileiro dos 1500 metros nado livre com 15:12.20 superando a antiga marca de Luis Rogério Arapiraca.
* Recorde sul-americano abriu o Maria Lenk 2015, Larissa Oliveira e Manuella Lyrio se tornaram nas primeiras nadadoras do continente abaixo dos 1:59 nos 200 livre.
* Grant Hackett terminou em quarto lugar os 200 livre no Campeonato Australianos e aos 35 anos de idade, irá disputar em Kazan o sexto Campeonato Mundial da sua carreira.
* Bob Bowman é anunciado como novo Head Coach da Arizona State University para onde se transfere a partir de agosto. Michael Phelps anuncia que acompanha o seu treinador.
* Michael Phelps volta a competir. Afastado desde o ano passado, suspenso pela USA Swimming pelo caso de dirigir embriagado. A “re-volta” de Phelps foi na mesma piscina da sua volta no ano passado, no Arena Pro Swim Series de Mesa, no Arizona.
* O britânico Adam Peaty faz história na seletiva de seu país para o Mundial de Kazan ao quebrar a barreira dos 58 segundos pela primeira vez nos 100 peito com 57.92. O novo recorde mundial foi feito na mesma piscina e mesma raia do recorde anterior do sul-africano Cameron van der Burgh.
* Francês Amaury Leveaux lança uma controversa biografia na França onde faz ataques para todos os lados até para Cesar Cielo.
* Diário Oficial publicou a cidadania de dois novos reforços para a Seleção Brasileira de Polo Aquático Masculino para o Rio 2016: o goleiro sérvio Slobodan Soro e o central croata Josip Vrlic. Vrlic já está liberado para atuar pelo Brasil, Soro só em 2016.
* Maior nome das águas abertas da história anuncia aposentadoria surpreendente: Thomas Lurz, aos 35 anos de idade. São 27 títulos nacionais da Alemanha, cinco europeus, 12 vezes campeão mundial.
* Nadador americano Shane Ryan que esteve no time nacional no Duel in The Pool de 2013 anunciou que está mudando para a Irlanda. Aaron Greenbsberg, outro americano, vai tentar nadar no Rio 2016 por Israel.
* Brasil domina o Sul-Americano de Águas Abertas. Vencedores dos prêmios Señor de Sipán: Samantha Rezende no polo aquático feminino, Sofia Pinheiros da Costa no nado sincronizado, Andressa Mendes nos saltos ornamentais, Bruna Primati e Felipe Ribeiro de Souza da natação.
* Brasil teve 92 medalhas na natação, 54 de ouro, 29 de prata e 9 de bronze. Nossa equipe bateu 19 recordes de campeonato.
* Além disso, no nado sincronizdao, sete medalhas de ouro nas sete categorias disputadas, polo aquático masculino e feminino campeões invictos. Nos saltos ornamentais, Colômbia campeão, Brasil em segundo. Nas águas abertas, o Brasil em quarto lugar, Venezuela campeã.
* Vítima de câncer faleceu no Canadá o treinador de natação Randy Bennett. Três vezes melhor treinador do ano era o responsável pelo trabalho com Ryan Cochrane.

MAIO

20150613_CO_PQM_cidadeolimpoica_giovane_FM-0025-1599x900
* Brasil presente no Arena Pro Swim Series em Charlotte nos Estados Unidos. Foram oito medalhas, três ouros, duas pratas e três bronzes. A CBDA montou um mini camp com a equipe de revezamento 4×100 livre que acabou perdendo a prova para a Itália.
* Vítima de atropelamento, falece no Rio de Janeiro a ex-nadadora Sarah Marques.
* Corinthians no senior, Pinheiros no júnior foram os vencedores dos Brasileiros Júnior e Senior de Inverno em Brasília.
* Voltando depois do afastamento por doença, Ana Marcela Cunha detonou na Copa do Mundo de Águas Abertas em Cozumel, no México, levando a medalha de prata.
* Na prova masculina, os brasileiros não subiram ao pódio, mas Allan do Carmo e Diogo Villarinho chegaram na frente de Samuel de Bona e Luis Rogério Arapiraca e serão os representantes do Brasil na prova dos 10 quilômetros do Mundial de Kazan.
* Katie Ledecky decide postergar o início da sua universidade para 2016, após a Olimpíada. Já comprometida com Stanford, Ledecky decidiu concentrar todos os seus esforços nos preparativos para o Rio 2016 treinando com seu treinador Bruce Gemmell no North Capital Swim Club e em casa.
* FINA anuncia que temporada da Copa do Mundo 2015 será disputada em piscina de 50 metros.
* Rogério Romero é anunciado como o novo gerente de esportes do Minas Tênis Clube.
* Alexander Dale Oen, nadador norueguês falecido em 2012, recebeu homenagem no torneio que leva o seu nome em Bergen, na Noruega. Uma estátua e uma música em sua homenagem foram lançadas com a presença do amigo e sempre prestigiando estes eventos o nadador húngaro Daniel Gyurta.
* Faleceu em acidente automobilístico em Engenheiro Beltrão, no Paraná, o treinador de natação Angelo Camarossano. Radicado há anos no Paraguai, viajava pela região visitando a família.
* Rio 2016 lança a primeira loja física dos produtos licenciados. Os mesmos já estavam sendo vendidos online e agora passam a ser oferecidos no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Outras lojas foram abertas em seguida.
* Missy Franklin anuncia que irá treinar com Todd Smitz até os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Missy estava na Universidade da Cal com Tery McKeever e com a decisão volta a treinar no Colorado com o treinador que lhe revelou.
* Os aros olímpicos são inaugurados no Parque Madureira no Rio de Janeiro.
* Rio 2016 e Prefeitura do Rio de Janeiro anunciam que o Parque Aquático Julio de Lamare não será utilizado nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Anteriormente, o local estava previsto para sediar a fase inicial do polo aquático.
* Lançada na Bahia a biografia do nadador baiano Edvaldo Valério Filho, trabalho do jornalista Raphael Carneiro.

JUNHO

291

* Faleceu aos 75 anos de idade o ex-diretor financeiro da CBDA, sr. José Geraldo Bousquat da Silva Rocha. Seu Bosquat atuou durante anos no comando de diversas seleções nacionais para Multinations e Campeonatos Sul-Americanos.
* Pinheiros é bi campeão brasileiro juvenil de inverno em Recife. Competição teve 14 recordes de campeonato batidos. Foi o quinto título do Pinheiros nos últimos seis anos.
* Durante o Brasileiro Juvenil em Recife, a CBDA fez uma homenagem a Etiene Medeiros recebendo o diploma de recordista mundial em marca alcançada no Mundial de Doha no ano passado.
* Três nadadoras da Áustria da equipe de nado sincronizado foram atropeladas por um ônibus em Baku, no Azerbaijão na véspera do início dos Jogos Europeus. Sofreram várias fraturas e foram transportadas de volta a seus países.
* Os Jogos Europeus começaram e não sabem se vão continuar. O evento foi bem fraco e na natação a modalidade foi disputada por seleções júniors. Não há local, nem previsão da segunda edição do torneio.
* Pinheiros inaugura piscina Myrtha e novas estruturas do seu parque aquático com o título de bi campeão paulista infantil de inverno.
* Henrique Rodrigues é ouro no Troféu Sette Colli da Itália nos 200 medley com 1:59.50.
* Fred Bousquet estava pronto para competir no Mare Nostrum de Monaco quando foi comunicado de um arrombamento de sua casa em Marseille.
* Seleção Brasileira Feminina de Polo Aquático terminou em último na Super Final da Liga Mundial de Polo Aquático em Shanghai na China.
* Ana Marcela Cunha venceu a quinta etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas da FINA no Lago Balaton, na Hungria.
* FINA anuncia o caso de doping da australiana Kylie Palmer que teria testado positivo no Mundial de Barcelona em 2013. Voluntariamente a nadadora é afastada do Mundial de Kazan. Posteriormente, julgada, a nadadora foi absolvida.
* Brasil faz um bom Arena Pro Swim Series em Santa Clara, na Califórnia, nos Estados Unidos. Foram 13 medalhas, três de ouro, cinco de prata e cinco de bronze com 30 nadadores presentes.
* Katinka Hosszu tem um ano de muitas competições, provas, resultados e recordes, mas também bem agitado no marketing. Lançamento de dois livros e a coleção Iron Lady e que leva a sua assinatura na linha da Arena.
* Uma onça pintada, mas nas cores verde e amarelo, é Ginga, o novo mascote do Time Brasil lançado pelo COB em evento no Maria Lenk.
* João Luiz Gomes Júnior voltou a competir depois dos seis meses suspenso por doping pela FINA. Nadou no Campeonato Paulista Senior de Inverno em Santos vencendo os 50 peito com 27.86.
* Pinheiros é bi campeão brasileiro Infantil de Inverno, Minas foi vice, sexto título do clube na competição. Torneio em Belém teve 13 recordes de campeonato batidos. Murilo Sartori foi o grande nome, principalmente nas vitórias de 200 (1:58.43) e 400 livre (4:09.93).
* Campeonato Paulista de Inverno com Joanna Maranhão em programa de Katinka Hosszu. Foram doze provas, três dias, quatro etapas. Uma das provas, recorde paulista absoluto nos 1500 metros nado livre com 16:31.33.
* Polo aquático masculino do Brasil é bronze na final da Supe Liga Mundial na Itália batendo os Estados Unidos nos penaltis por 14×13 depois de um empate no tempo normal de 10×10.
* Jeanette Ottesen (DEN) é atacada em discussão de trânsito em Copenhaguen na Dinamarca. Sofre fratura na mão e chegou a ficar ameaçada de não poder nadar o Mundial de Kazan.

JULHO

Jogos Pan-americanos, Toronto 2015
* Mundial de Kazan é o Mundial dos mistos, entrada de provas mistas no nado sincronizado, saltos ornamentais e natação.
* O nado sincronizado lança a disputa do dueto misto no Mundial de Kazan. Seis equipes disputaram a prova e o primeiro ouro ficou com a dupla americana Christina Jones e Bill May. Prova foi bastante contestada pela imprensa russa que considerava seu dueto favorito para o ouro.
* Beijing é anunciada como a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 batendo Almaty do Cazaquistão.
* Treinador Eduardo Santos deixa a delegação brasileira no Mundial de Esportes Aquáticos após uma queda fraturando o úmero.
* Henrique Martins e a americana Shannon Vreeland foram escolhidos pela Swimming World como os melhores nadadores da natação nas Universíades. Henrique foi ouro nos 100 livre e 50 borboleta, prata nos 50 livre e quinto lugar nos 50 costas. Nos 100 livre, nadou pela primeira vez na casa dos 48 segundos.
* Thiago Pereira é o porta bandeiras do Brasil na abertura dos Jogos Pan Americanos em Toronto. Foi a segunda vez que tivemos um nadador carregando o pavilhão nacional, a anterior foi Ricardo Prado no Pan de 1983 em Caracas, Venezuela.
* Mauricio Fiol do Perú testou positivo sendo o único caso de doping da natação do Pan. O teste foi realizado antes da competição, onde Fiol foi prata dos 200 borboleta e chegou a final dos 100 borboleta. O nadador alegando inocência apelou para o CAS/TAS.
* COI anuncia três novos esportes para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 em Buenos Aires: BMX estilo livre, kitesurf e handebol de praia.
* Natação brasileira faz o melhor Pan da história. Competição de alto nível, 38 recordes de campeonato, 26 novos tempos Top 10 do mundo. Brasil com 26 medalhas, igualando o recorde do Rio 2007, 10 de ouro, igualando recordes de 2007 e 2011, 12 recordes panamericanos, 10 recordes sul-americanos e três recordes brasileiros.
* Etiene Medeiros com 59.61 se tornou campeã dos 100 costas, a primeira mulher brasileira campeã panamericana.
* Thiago Pereira chega a 23 medalhas e se torna o maior vencedor da história dos Jogos Pan Americanos.
* Thye Mattos é acusado de abuso sexual em Toronto no Canadá. O goleiro de polo aquático do Brasil é considerado procurado pela justiça canadense. Em Kazan, Thye decide deixar o Mundial retornando ao Brasil.
* Assembléia da FINA decide modificar o estatuto permitindo ao atual Presidente Julio Maglione concorrer a um terceiro mandato. Seu atual mandato vence em 2017. Outra mudança foi a criação da função do primeiro Vice Presidente da entidade e na votação entre os cinco atuais Vices, o vencedor foi Husain Al-Musallam do Kuwait.

AGOSTO

ana-marcela-cunha-fernando-possenti-kazan-2015-704x399
* Lista longa de ausentes no Mundial de Kazan: James Magnussen (AUS), Yannick Agnel (FRA), Tamas Kenderesi (HUN), Mireia Belmonte (ESP), Therese Alshammar (SWE), Kosuke Hagino (JPN), Jiao Liuyang (CHN), Liu Zige (CHN), todos lesionados, mais três nomes por doping Brittany Elmslie (AUS), Tae Hwan Park (KOR) e Maurício Fiol (PER), além de Michael Phelps “auto-suspenso” da competição.
* Cesar Cielo nada os 50 borboleta, termina em sexto lugar e deixa no Mundial de Kazan. Uma lesão no ombro é o motivo alegado pelo médico Gustavo Magliocca.
* Estados Unidos é campeão mundial de águas abertas pela primeira vez, nos pontos e nas medalhas. Brasil termina em terceiro lugar com três medalhas, ouro nos 25 quilômetros com Ana Marcela Cunha, prata na prova por equipes com Ana Marcela, Allan do Carmo e Diogo Villarinho, e bronze com Ana Marcela na prova dos 10 quilômetros.
* Ana Marcela Cunha, terceira colocada, Poliana Okimoto sexta, e Allan do Carmo nono, garantem vaga na prova dos 10 quilômetros dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Os três estiveram juntos na Olimpíada de Beijing em 2008.
* No Mundial de Águas Abertas, o grande momento foi o pedido de casamento que o italiano Simone Ruffini fez a sua namorada Aurora Ponselle no pódio dos 25 quilômetros e logo após receber a sua medalha de ouro. E ela disse sim!
* SporTV faz a maior cobertura de um Mundial dos Esportes Aquáticos em Kazan, na Rússia. Só na natação, foram 40 horas de transmissão ao vivo, todas as eliminatórias e finais, além de cobertura ao vivo de polo aquático, nado sincronizado, águas abertas, saltos ornamentais e high diving.
* Mundial de Kazan com Estados Unidos campeão geral 23 medalhas, oito de ouro. Destas oito, cinco tiveram Katie Ledecky, maior destaque da competição e vencendo pela primeira vez na história dos 200 aos 1500 metros nado livre. O melhor no masculino foi Sun Yang, campeão dos 400 e 800 livre, prata nos 200.
* Quatro recordes mundiais batidos no Mundial, todos por mulheres: Katie Ledecky nos 400 e 800 livre, Sarah Sjoestroem da Suéica nos 100 borboleta e Katinka Hosszu da Hungria nos 200 medley.
* Brasil termina o Mundial em 14o lugar, quatro medalhas, três de prata (Thiago Pereira nos 200 medley, Etiene Medeiros nos 50 costas, Nicholas Santos nos 50 borboleta) e uma de bronze (Bruno Fratus nos 50 livre).
* Depois de fazer história no Mundial de Curta, Etiene Medeiros se torna na primeira mulher brasileira a subir ao pódio em Mundiais de Longa, segunda colocada nos 50 costas.
* Fora do Mundial de Kazan, Michael Phelps fez sucesso no Campeonato Americano no Texas. Venceu três provas, 100 borboleta, 200 borboleta e 200 medley, as três marcas lhe dariam o ouro no Mundial e terminam o ano como as melhores do ranking mundial.
* No encerramento do Mundial de Kazan, mais uma polêmica com Sun Yang. Depois de brigar com Larissa Oliveira no aquecimento das eliminatórias, não aparece para nadar a final dos 1500 metros nado livre, deixando a sua raia vazia. Um médico anunciou que ele não estava se sentindo bem e por isso optou por não nadar a prova.
* Marcelo Chierighini é anunciado pela Ford Models Brazil como novo integrante do seu time de modelos.
* Brasil detona no ParaPan com 257 medalhas conquistadas, 109 de ouro, nossa melhor campanha até hoje. A natação foi o destaque com 104 medalhas, 34 delas douradas.
* Na véspera do Finkel, o maior reforço do Pinheiros é cortado da competição, a sueca Sarah Sjoestroem.
* Minas, sem Cesar Cielo, sem Thiago Pereira, é penta campeão do Troféu José Finkel em São Paulo na festa de inauguração da piscina do Pinheiros.
* Diretor de polo aquático da CBDA Marcos Meynard entrega o cargo a presidência. Um conflito entre clubes paulistas e a entidade pede a demissão do supervisor Ricardo Cabral que é mantido pelo Presidente Coaracy Nunes.
* Diogo Villarinho é operado em Belo Horizonte para um câncer na tireóide. Semanas após a cirurgia, o nadador já estava treinando com a equipe do Minas em preparação para o calendário de águas abertas.
* Thiago Simon é homenageado em Penápolis, sua cidade natal. Na piscina da cidade, uma placa é descerrada pelo Prefeito local “Aqui nasceu um campeão, Thiago Teixeira Simon”.
* Brasil ganha quatro medalhas no Mundial Júnior em Singapura, ouro e prata com Brandonn Almeida nos 1500 livre e 400 medley, prata nos 100 borboleta com Vinicius Lanza e bronze nos 100 livre com Felipe Ribeiro.
* Viktoriya Gunes da Turquia e Michael Andrew dos Estados Unidos são premiados como os melhores nadadores do Mundial Júnior em Singapura.
* Matheus Evangelista foi medalha de prata na etapa da Macedônia do Grand Prix de Águas Abertas em prova realizada no Lago Mahrid.

SETEMBRO

Equipe do Brasil. Desafio Raia Rapida, treino no parque aquatico Mourisco Mar. 12 de Setembro de 2015, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodre/SSPress
* FINA oficializa que a virada “Lochte” saindo na posição de costas no parcial de crawl nos 200 e 400 medley é ilegal.
* Jogos Escolares da Juventude 12 e 14 anos na piscina nova do CTO de Fortaleza com 12 recordes de campeonato. Maria Eduarda Sumida de São Paulo foi a maior vencedora com sete medalhas de ouro.
* Por problemas financeiros, o Brasil fica de fora do Mundial Júnior de Polo Aquático no Cazaquistão.
* Temporada de troca de técnicos. Femke Heemskerk (NED) saiu de Marcel Wouda para Phellipe Lucas, Jimmy Feigen (USA) deixa o Texas para treinar com David Marsh.
* Brasil é campeão panamericano no masculino , ou melhor tri, no Pan Americano da Juventude de Polo Aquático em Kingston na Jamaica. A equipe feminina terminou em quarto lugar.
* David Marsh e Bob Bowman são anunciados pela USA Swimming como os treinadores olímpicos dos Estados Unidos para o Rio 2016.
* Brasil ganha o Desafio Raia Rápida no Rio de Janeiro. Reforço de última hora, Henrique Martins chegou de viagem para substituir Matheus Santana que passou mal na véspera.
* COI anuncia cinco cidades finalistas para a candidatura da sede olímpica de 2024: Roma na Itália, Paris na França, Hamburgo na Alemanha, Budapeste na Hungria e Los Angeles nos Estados Unidos.
* Nadadora de águas abertas Isabelle Venuto dos Santos de 18 anos foi encontrada morta em São Bernardo do Campo. A jovem foi vítima de violência sexual e queimada.
* Marcos Macedo do Minas Tênis Clube é o mais novo integrante do time Albertinho. Nadador potiguar se muda para São Paulo e passa a treinar com Alberto Pinto da Silva e seu grupo de elite.
* Austrália faz um Training Camp no padrão “Sessão Coruja”, treinamentos no início da tarde e a partir das 10 da noite, além de simulações competitivas perto da meia noite. Preparação específica para o que vai ser enfrentado no Rio 2016.
* FINA emite uma nota oficial protestando contra o Rio 2016. Reclamações para a realização das competições no Maria Lenk, sem a cobertura solicitada, diminuição do tamanho de lugares no complexo aquático olímpico e a qualidade de água em Copacabana para as águas abertas.
* Anthony Ervin troca de treinador. Depois de toda a carreira nadando e representando a Cal, em Berkeley, vai treinar com Dave Salo no Trojan Swim Club em Los Angeles.
* Mundial de Kazan teve audiência mundial recorde de TV, 6,8 bilhões de espectadores, um aumento significativo de 2,3 bilhões em relação ao Mundial de 2013 em Barcelona. Anúncio pela FINA.
* Botafogo se sagrou campeão inédito da Liga Nacional de Polo Aquático Masculino.
* O Brasil ganha o direito de realizar a Copa Pacífico em 2016. Votação por unamimidade em Palmira na Colômbia para São Luís, no Maranhão.
* Mês de nascimentos: Cesar Cielo, Carlos Jayme e Eduardo Fischer, todos atletas olímpicos do Brasil ganham primogênitos, todos homens e pré-convocados para os Jogos Olímpicos de 2032.
* Tóquio 2020 anuncia a lista de quatro esportes para serem votados e, se aprovados, incluídos no programa olímpico: beisebol/softbol, karatê, skate, escalada e surfe.
* No dia em que completou 200 medalhas em Copas do Mundo, Katinka Hosszu teve o seu pior dia desde que começou a disputar o Circuito em 2012. Nadou seis provas e venceu apenas uma, os 200 medley, na etapa de Beijing, na China.

OUTUBRO

11260362_1033895673321415_9156404949759594550_o
* Na véspera de viajar para as etapas finais da Copa do Mundo de Águas Abertas, Ana Marcela Cunha anuncia sua saída do SESI-SP. O clube preferiu não se manifestar.
* Pela primeira vez na história, FINA cancela um evento em meio a sua disputa. Foi a etapa de Singapura da Copa do Mundo. Uma fumaça imensa tomou o país vindo de queimadas nas Filipinas colocando em risco a saúde dos atletas. Competição de dois dias, acabou sendo realizada em um dia e meio.
* Lançamento da maior obra olímpica no país veio com farsa e polêmica. Uma vergonha para a natação com dois atletas que nunca foram olímpicos se apresentaram, deram entrevista e apareceram na obra “Atletas Olímpicos Brasileiros” de Katia Rubio.
* Dupla vitória brasileira na etapa de Chun’An da Copa do Mundo de Águas Abertas. Ana Marcela Cunha no feminino e Allan do Carmo no masculino. Tão boa quanto a vitória dos dois, o quarto lugar de Diogo Villarinho apenas algumas semanas depois da cirurgia para extração de um cancer na tireóide.
* São Paulo domina o Chico Piscina, Maria Paula Heitmann de Minas Gerais é a melhor performance com 2:00.71 os 200 livre. No masculino, destaque para Caio Pumputis de São Paulo com 2:03.75 nos 200 medley.
* E temos campanha! Ricardo de Moura pela situação, Miguel Cagnoni, pela oposição, estão cruzando o país em campanha para a presidência da CBDA. A eleição só acontecerá em março de 2017.
* FINA anuncia mudanças nos critérios para a premiação dos melhores atletas do ano. Agora, um novo sistema de pontuação será aplicado reconhecendo todos os esportes aquáticos em suas campanhas em 2015. A festa dos melhores do ano acontecerá em janeiro na cidade de Budapeste, na Hungria.
* A ex-nadadora Fabíola Molina lança a linha Rio 2016. Vencedora da licitação, a agora empresária Fabíola vai ser a fornecedora da linha praia dos produtos licensiados da Rio 2016.
* Presidente Dilma Rouseff recebeu a visita de 45 dos 282 atletas que o Brasil enviou para o Campeonato Mundial Militar. O evento além de homenagear os atletas serviu para o anúcio da extensão do programa de apoio ao esporte militar até 2020.
* Thiago Pereira é premiado em Washington pela ANOC, Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais, como o Atleta das Américas em 2015.
* ABMN completa 35 anos e faz uma festa no Campeonato Brasileiro Masters no Rio de Janeiro reconhecendo alguns nomes que foram determinantes no sucesso da entidade desde a sua criação. Rogério Carneiro, ex-presidente da FARJ, foi quem realizou o primeiro evento de masters no país e foi devidademente reconhecido na homenagem.
* Faleceu aos 84 anos de idade o treinador Hilário Luzio Meucci em Campinas. Ex-técnico de José Silvio Fiolo, foi destaque na natação paulista e nacional.

NOVEMBRO

Overall-Winners-Katinka-Hosszu-and-Cameron-van-der-Burgh
* Ana Marcela Cunha deixa o SESI-SP e é anunciada como novo reforço da Unisanta. Acaba a parceria com o treinador Fernando Possenti de dois anos para retomar o trabalho com Márcio Latuf.
* Faleceu o ex-nadador Paulo Augusto Alves da Silva Filho, o Cajú. Campeão amazonense, norte-nordeste, brasileiro e sul-americano, Caju foi destaque ainda no polo aquático.
* Gladiadores é bi campeão da Copa Brasil de Águas Abertas ao final da temporada em Inema na Bahia.
* Vitor Colonese e Betina Lorscheitter são campeões brasileiros de águas abertas pela primeira vez no encerramento do Circuito Nacional em Inema na Bahia.
* Bruno Fratus vence as provas de 50 metros nado livre nas etapas de Doha e Dubai da Copa do Mundo de 2015.
* Katinka Hosszu, pela quarta vez consecutiva, Cameron van der Burgh, pela terceira vez, são respectivamente a Rainha e o Rei da Copa do Mundo recebendo os prêmios de 100 mil dólares da FINA no encerramento do Circuito em Dubai.
* Jordan Wilimovsky e Aurelie Muller são anunciados pela revista Swimming World como os melhores nadadores de águas abertas do mundo em 2015.
* Federação Aquática Paulista dá show na realização do Campeonato Paulista Juvenil de Verão em Jaboticabal. Uma competição marcada por atrações, apresentação visual, telão, premiação em um ambiente diferenciado e a primeira transmissão via Youtube no país.
* Depois de idas e vindas, Rio 2016 anuncia que a fase inicial do polo aquático dos Jogos Olímpicos será na piscina do Maria Lenk. Agora, serão três modalidades dividindo espaço no complexo: polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais.
* Michael Phelps e a esposa Nicole Johnson anunciam a chegada para maio do herdeiro do casal. Um garotinho a caminho que foi anunciado nas redes sociais e a imagem de uma sunga.
* Dois recordes mundiais de piscina curta no Campeonato Australiano. Mitchell Larkin nos 200 costas com 1:45.63 e Cate Campbell nos 100 livre com 50.91 na passagem dos 200 livre.
* Pela primeira vez na história, dois campeonatos nacionais dos esportes aquáticos foram disputados de forma simultânea. Campeonato Brasileiro de Jovens nos Saltos Ornamentais e o Brasileiro Juvenil de Natação de Verão na Vila Parahyba em João Pessoa, Paraíba.
* Hamburgo, após fazer uma votação com a população desiste da candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024.
* Pinheiros hexa campeão brasileiro juvenil em João Pessoa, foi o 12o título em 24 anos de disputa. É a melhor competição do clube em nível nacional. Foram 16 recordes de campeonato.
* Curitibano é campeão brasileiro Juvenil I, de Inverno e Verão. Foi do Curitibano a melhor marca da competição com Rafaela Raurich nos 200 livre Juvenil I com 2:00.96.
* Revista Swimming World anuncia Katie Ledecky e Adam Peaty como os atletas do ano em 2015.
* Corinthians se sagrou campeão do Troféu Julio de Lamare em Vitória. Foi a terceira conquista do clube na competição repetindo os títulos de 2012 e 2013. Foram batidos 13 recordes de campeonato.
* Hungria vence o Campeonato Europeu de Piscina Curta com uma equipe muito qualificada, 15 medalhas sendo 11 de ouro. Competição foi em Netanya, Israel, e recheada de recordes, 25, três mundiais, um mundial júnior, cinco europeus e 18 de campeonato.
* Natação do Rio de Janeiro segue em crise. Uma assembléia que estava marcada para um novo programa de mensalidades para recuperação financeira da entidade é anulada.
* CBDA anuncia no Conselho Técnico Nacional a intenção de não realizar os Campeonatos Nacionais de Inverno em 2016. Alegação de dificuldades financeiras e foco da entidade na programação e planejamento da Seleção para o Rio 2016.
* Pinheiros é bi campeão brasileiro Infantil de Verão, resultado vindo do Infantil II onde fez a sua maior pontuação. Melhor resultado individual da competição veio com Maria Eduarda Sumida nos 200 lvire Infantil II com 2:04.86.
* O Rio Branco de Americana levou o título do Infantil I com destaque para Murilo Sartori, campeão de tudo que nadou, três recordes e melhores performances e eficiência de toda competição.
* Três recordes mundiais de piscina batidos no Duel in The Pool, Estados Unidos venceu pela sétima vez consecutiva. A dificuldade esperada da Seleção Européia não aconteceu em competição realizada em Indianápolis, Estados Unidos.
* Após a conquista inédita do título de campeão brasileiro Infantil I de Verão, a equipe do Rio Branco é recebida com festa em Americana. O grupo desfilou em carro aberto pela cidade e foi recepcionado pelo Prefeito da cidade.
* No Campeonato Gaúcho Masters de Natação, um revezamento histórico, o 4×50 medley misto, reunindo Eduardo Jeger de 92 anos de idade, Ione Angelo de 86, Nora Ronai de 91 e Anton Karl Biederman de 91 anos fechando. Uma marca inédita e histórica para a natação masters da América do Sul.

DEZEMBRO

Premio Brasil Olimpico
* No Prêmio Brasil Paralímpico, Daniel Dias e Joana Neves concorrem, mas não levam. Daniel Dias foi escolhido o melhor do ano na natação paralímpica.
* Ana Marcela Cunha e o canoísta Isaquias Queiróz são os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico.
* Thiago Pereira é eleito o Atleta da Torcida em votação online.
* Nos Estados Unidos, Katie Hoff anuncia a sua aposentadoria.
* No Brasil, é a vez de Tatiane Sakemi pendurar o maiô. A nadadora foi homenageada no Brasileiro Infantil de Verão.
* No Open na Palhoça, primeira seletiva olímpica do Rio 2016, um total de 24 índices alcançados em 17 provas, 20 atletas e se contarmos os revezamentos, são 26 para o Rio 2016. Falta apenas um atleta para igualarmos a maior delegação do Brasil em Olimpíadas (27 em Beijing 2008).
* Três recordes sul-americanos, Guilherme Guido nos 100 costas, Etiene Medeiros nos 100 livre, e o equatoriano Esteban Enderica nos 1500 metros nado livre, um recorde brasileiro para Manuella Lyrio nos 400 metros nado livre no Open.
* Joanna Maranhão alcança índices olímpicos nos 200 e 400 medley, se classificando para a quarta Olimpíada, passando a ser, de forma isolada, a maior atleta olímpica da natação brasileira, deixando Fabíola Molina e Piedade Coutinho para trás com três.
* Brandonn Almeida bate o recorde mundial júnior dos 400 medley pela segunda vez, agora valendo, pois fez todo o protocolo exigido com o exame anti-doping.
* Bruno Fratus abre o revezamento 4×50 metros nado livre para 21.37, segundo tempo do mundo, melhor marca pessoal na carreira.
* CBDA anuncia que não irá participar do Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas em 2016. Motivo: finanças comprometidas com o Rio 2016.
* Pinheiros vence pela sexta vez consecutiva o Ranking Nacional de Clubes da CBDA.
* FINA cancela uma prova do Grand Prix de Águas Abertas, a etapa de Villa Urquiza no Paraná. Com isso, o Circuito de 2016 será o menor da história com apeans quatro provas.
* Michael Phelps anuncia que irá trabalhar pelo menos uma temporada como treinador voluntário na Universidade do Arizona State após a aposentadoria no Rio 2016.
* Faleceu vítima de um tiro na cabeça o jogador de polo aquático Johnny Moura de 23 anos em Fortaleza.
* Jornal L’Equipe anuncia Usain Bolt e Serena Williams como os Atletas do Ano e Florent Manaudou como o Campeão dos Campeões em 2015.
* Paineiras e Pinheiros fazem troca troca de comando. Marco Aragão Veiga, o Marcão, assume como Head Coach do Paineiras e Alberto Pinto da Silva, o Albertinho, estão de volta ao clube que o revelou como um dos melhores treinadores do país.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário