Faltam menos de seis meses, e o mapa tem apenas um destino, mas os caminhos são distintos. Datas, locais, e até mesmo as exigências são divergentes entre as maiores nações da natação mundial. Assim, a Best Swimming traz para você um apanhado identificando as principais seletivas olímpicas, suas datas, suas peculiaridades e critérios para montar as respectivas seleções para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Vamos apresentar este especial por etapas, apontando por mês as seletivas e competições classificatórias até a chamada final pela FINA/COI em julho. Todas as competições e campeonatos listados aqui fazem parte da lista de eventos oficiais qualificatórios para a Olimpíada.

Abrindo este artigo, destacamos o calendário de março de 2016.

São várias seletivas, as mais importantes acontem na França, na Espanha e Suécia. A grande maioria dos campeonatos nacionais acontece na Europa, mas na América do Sul tem o Sul-Americano, onde, com exceção do Brasil, vai todo mundo com seus principais nadadores e polidos em busca de marcas.

FRANÇA

visuel_billet_RVB-copie-720x380

Florent Manaudou, Camille Lacourt, Yannick Agnel, o Campeonato Francês, seletiva para definição da equipe para o Rio 2016 começa no dia 29 de março e vai até 3 de abril, em Montpellier. São seis dias, atletas feminino com índice de participação e idade mínima de 13 anos, para os homens, 14 anos.

Eliminatórias e finais, sendo finais A, B e C. Nafinal C, apenas nadadores até 17 anos para as mulheres e até 18 anos para os homens. O campeonato é aberto a participação de nadadores estrangeiros, sendo que apenas um estrangeiro na final. E sem nenhum estrangeiro nas finais de 100 e 200 livre por conta dos revezamentos.

O mais importante e significante da seletiva francesa são os índices exigidos pela
Federação Francesa:são fortíssimos! Foram estabelecidos cerca de 2% mais fortes que as marcas A exigidas pela FINA, critério que o Brasil está utilizando.

Comparados aos tempos alcançados em Londres 2012, os índices exigidos pela França colocam seus atletas quase que em todas as finais. Apenas para mostrar o forte nível , no masculino 21.82 é a marca exigida para os 50 livre, 48.13 nos 100 livre e 1:46.06 nos 200 livre. Entre as mulheres, os 100 livre é 53.72 e os 100 peito é 1:06.93.

Ingressos para a seletiva francesa já estão a venda e valem de 30 a 160 euros, algo nada barato para nossa realidade, de 150 a 800 reais, por etapa.

 

Site oficial da seletiva francesa:

http://francenatation2016.com

ESPANHA

2014_12_11_9D953pr0rfGgLjndLGE471

Mireia Belmonte vai decidir em casa a vaga para a sua terceira Olimpíada.

A Espanha também vai ter uma seletiva nacional, Campeonato Aberto da Primavera de 19 a 22 de março, em Sabadell, Barcelona, porém algumas marcas podem ser obtidas em competições internacionais antes do nacional. Estas exceções são para os nadadores que treinam nos Estados Unidos, especificamente no sistema universitário e durante a seletiva vão estar na disputa do NCAA.

Estes nadadores devem escolher uma competição internacional, somente uma, fazer as marcas para serem consideradas. Detalhe de que mesmo que façam as marcas em determinadas provas podem perder a vaga caso algum nadador faça o índice no Campeonato Espanhol, mesmo que seja uma marca pior. Ou seja, a prioridade é para a seletiva.

A repescagem dos espanhóis acontecerá em maio, na disputa do Campeonato Europeu onde novos nomes poderão ser incluídos na delegação. De novo, quem fez a marca na seletiva, não perde o seu lugar.

Os critérios dos espanhóis pegam os tempos alcançados na final por primeiro, e caso alguém não tenha feito, podem ser pegos os tempos das eliminatórias.

A Espanha está adotando os índices A exigidos pela FINA, mesmo critério do Brasil. Para os revezamentos, os espanhóis tem apenas um revezamento classificado, o 4×200 livre masculino. Os demais revezamentos vão tentar vaga nesta seletiva de março.

O campeonato é aberto para estrangeiros, mas apenas dois podem nadar na final A, e quatro na final B.

SUL-AMERICANO

0000670365

Assunção, no Paraguai, vai realizar o seu primeiro Campeonato Sul-Americano Absoluto. No final do ano passado, o novo e moderno Complejo Acuático de Assunción sediou o Sul-Americano Infantil Escolar, agora é a vez de uma seletiva olímpica.

Argentina, Colômbia, Venezuela, Perú, Bolívia, Uruguai, Chile, Suriname, Equador, Guiana, e Paraguai, todos vão levar as suas seleções principais. Todos nadam na competição em busca de marcas olímpicas. A Argentina, campeã do último Sul-Americano, além de nadar completa ainda faz treinamento de altitude para a competição. Os principais nadadores estão em Las Lomas, no México por três semanas.

São poucos nadadores da América do Sul com índices A para o Rio 2016:

Argentina – Federico Grabich 100 livre, Santiago Grassi 100 borboleta
Venezuela – Albert Subirats 100 borboleta e Andreina Pinto 400 livre
Chile – Kristel Kobrich 800 livre
Equador – Esteban Enderica 1500 livre

O Campeonato Sul-Americano Absoluto acontece em Assunção de 30 de março a 3 de abril. Confira o regulamento:

Regulamento

DEMAIS DATAS EM DESTAQUE PARA MARÇO:

3 A 5 de março, Arena Pro Swim Series em Orlando, na Flórida, Estados Unidos. Presença da Seleção Brasileira e a volta de Cesar Cielo que não compete desde o ano passado.

16 a 20 de março, 47o Campeonato Nacional de Singapura em Singapura. Competição não vai ter o seu principal nadador, Joseph Schooling, que vai estar nos Estados Unidos disputando o NCAA pela Universidade do Texas.

4 a 6 de março, 3a etapa do Golden Tour Camille Muffat, em Marseille, presença de Florent Manaudou, sua última competição antes da seletiva.

4 a 6 de março, Campeonato Nacional Grego em Piraeus, seletiva nacional.

10 a 13 de março, Campeonato Nacional da Sui√a, em Zurique.

11 a 13 de março, Edinburgh International Swim Meet, na Escócia, competição que marca a volta de Ruta Meilutyte.

24 a 28 de março, Campeonato Nacional da Finlândia, em Helsinque.

30 de março a 2 de abril, Campeonato Aberto da Suécia, em Estocolmo. Suécia já tem uma equipe convocada, são oito nadadores, esta é a penúltima chance de classificação. Presença da estrela Sarah Sjoestroem.

28 de março a 1o de abril, Campeonato Nacional da Nova Zelândia em Auckland. Seletiva com a presença das duas principais estrelas da natação local, a fundista Lauren Boyle e o nadador de peito Glenn Snyders.

Na próxima série, as seletivas de abril.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário