Eliminatórias a partir das 9 da manhã, horário local, 11 da manhã em Brasília, com três horas de provas para as oito prova do dia de abertura do Arena Pro Swim Series em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. Competição terá finais A, B, C e D, a partir das 18 horas horário local, 20 horas no Brasil.
São oito provas no primeiro dia, 200 livre, 100 peito, 100 borboleta e 400 medley, feminino e masculino. Veja os destaques da etapa de abertura:
200 livre feminino – Katie Ledecky, campeã mundial da prova, Allison Schmitt, campeã olímpica da prova, Missy Franklin, ex-campeã mundial da prova em 2013 e bronze em 2015, Shannon Vreeland, campeã mundial universitária. Não poderia ter grupo melhor para a disputa. As quatro americanas são favoritas para integrar o revezamento 4×200 livre que é candidatíssimo ao ouro no Rio 2016. Brasileiras em destaque na prova, Manuella Lyrio, atual recordista sul-americana da prova, mais Jessica Cavalheiro, Maria Paula Heitmann e Joanna Maranhão, todas brigando por uma vaga no 4×200 do Brasil já classificado para o Rio 2016.
200 livre masculino – Dois brasileiros estão entre os quatro melhores da prova, João de Lucca, campeão do GP de Orlando no ano passado balizado com o melhor tempo de 1:46.42, seu recorde panamericano em Toronto. Nicolas Oliveira é o quarto com 1:46.98. O americano Conor Dwyer é o nome mais forte entre os americanos.
100 peito feminino – Yulia Efimova tem nadado para 1:06 até no treino. Resta saber o quanto a nadadora russa radicada nos Estados Unidos vai ser capaz de fazer na competição. A americana Molly Hannis, destaque na Copa do Mundo no ano passado, é o segundo tempo no balizamento, mas um segundo atrás de Efimova.
100 peito masculino – Uma prévia da batalha que será este 100 peito no Maria Lenk. Felipe Lima e João Gomes Jr. estarão na prova. Os dois vão se encontrar com os americanos Cody Miller e Nick Fink. Felipe é medalhista do GP de Orlando há três anos consecutivos.
100 borboleta feminino – Seis nadadoras abaixo do minuto na prova. A melhor delas é a americana Felicia Lee balizada com 58.14. Therese Alshammar, sueca veterana de cinco Olimpíadas aparece com o terceiro tempo de 59.19. A melhor brasileira na prova é Clarissa Rodrigues do SESI-SP com 1:00.75.
100 borboleta masculino – Michael Phelps e seu tradicional duelo local com Tom Shields no topo do balizamento. Presença de vários brasileiros, Henrique Martins, Marcos Macedo, Thiago Pereira, Nicholas Santos e Glauber Silva. Henrique Rodrigues também está na prova e ainda volta para nadar os 400 medley.
400 medley feminino – Maya Dirado é um dos nomes de recente destaque entre as americanas, é a favorita para levar o título da prova. Joanna Maranhão está balizada com o quinto tempo, 4:38.07, recorde brasileiro estabelecido no Pan de Toronto no ano passado.
400 medley masculino – Fechando o primeiro dia, Chase Kalisz é o único balizado com tempo abaixo dos 4:10. Thiago Pereira e Henrique Rodrigues, faz um bom tempo que não vemos esta dupla nadando os 400 medley.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!