Seção nova na Best Swimming. Para quem acompanha o site, quando ele foi criado em 2000, dicas e informações técnicas era uma de nossas prioridades. O site cresceu, ganhou novas seções e passou a cobrir a natação brasileira, a natação internacional e a informação técnica sumiu.

Agora, ela volta de uma nova forma, uma nova proposta. Numa linguagem acessível, de fácil compreensão para atletas, nadadores masters, professores e treinadores. Artigos e dicas que vão incrementar seu interesse pelo esporte, suas nuâncias e detalhes.

Neste primeiro artigo, destacamos algo que tem sido um item sempre citado em nossas palestras. Há uma diferença muito grande entre o que chamados de defeito e característica numa análise de nado.

Defeitos são muito fáceis de serem definidos, são coisas erradas, impróprias para o nado e que deixam a técnica incorreta, muitas vezes não só deixando o nado mais lento e ineficiente, mas com riscos de lesões. Características são pontos divergentes, detalhes que se diferem, mas que não podem ser considerados propriamente um erro. É como uma roupa, que muitas vezes vai vestir bem melhor em determinados corpos do que nos outros.

É neste ponto que entra a importância do treinador. Identificar qual a técnica adequada para o seu atleta, que muitas vezes não é incorreta, mas imprópria. As características individuais de cada nadador determinam esta diferença e muitas vezes vamos ver atletas com uma recuperação aérea no nado crawl com os braços estendidos, enquanto que outros, fazem o modelo tradicional dos cotovelos elevados. As duas técnicas estão corretas, as duas estão perfeitas se bem executadas, mas existem atletas que se adaptam mais a uma do que a outra, isso é a característica.

Crawl com recuperação de cotovelo alto

Crawl com recuperação de cotovelo alto

Características de nado também poderiam ser citadas, uma por estilo:
No borboleta, o padrão de respiração, onde o modelo tradicional determinava que se respirasse 2×1 (duas braçadas a cada respiração), ou o modelo mais recente de respirar a cada ciclo ou ainda os que nadam os 50 borboleta sem respirar.

No costas, o grau de rolamento do quadril, onde nadadores da prova de 200 costas, tem uma maior tendência de rolamento do que os que nadam as provas mais curtas de 50 e 100 costas. Rolar o quadril (e não o ombro como se costuma dizer) é um belo aditivo ao nado, mas existem nadadores que têm facilidade para um rolamento maior.

No peito, o nível de ondulação do nado. O peito tradicional é mais “chapado”, mais alinhado, o mais moderno traz um rolamento e o uso do quadril na projeção do estilo. Tal variação se identifica com facilidade e os nadadores se adaptam onde encontram melhores performances. Nadadores com “cadeira dura” tem mais dificuldade para o nado mais ondulado, ambas as técnicas estão adequadas.

Santo Condorelli do Canadá faz a saída de atletismo no detalhe

Santo Condorelli do Canadá faz a saída de atletismo no detalhe

Até mesmo na saída de bloco encontramos características distintas. É o caso do posicionamento dos pés no bloco de partida. O tradicional e mais antigo é a chamada “grab start”, onde os dois pés estão localizados a frente. A saída mais moderna, “track start”, saída de atletismo apareceu na década de 80 com Steve Crocker nos Estados Unidos, foi se popularizando e hoje detém a grande maioria do contingente dos atletas competitivos. A mudança do bloco de partida, inclusão do encaixe posterior, determinou ainda mais o crescimento da saída de atletismo em relação a saída tradicional. Entretanto, bem executada, a saída tradicional continua sendo eficiente e não pode ser considerada um defeito, e sim, uma característica.

Defeitos são bem mais fáceis de serem discriminados, porém existem alguns defeitos que se encontram nos quatro nados. Alguns exemplos são:
* —Queda do cotovelo na puxada
* Entrada cruzada, funda, rasa
* Pernada não efetiva
* Descoordenação do nado
* —Movimento em demasia da cabeça

Entre defeitos e características (são milhares), a técnica do nadador é composta na relação atleta-treinador-água.

Interessado na Clínica do Coach? Entre em contato contato@coachalex.com.br ou (21) 98282.2488.

Próximas clínicas:

Sul-Americano Assunção, Paraguai em março

Maringá (PR) em abril