Uma das coisas mais importantes que o Encontro Brasileiro dos Treinadores de Natação é a homenagem anual e reconhecimento de profissionais que se destacam na natação brasileira. No encontro deste ano, o homenageado foi o Professor Alberto Klar.
O Albertão está afastado da natação de alto rendimento desde 2004, mas segue ativo, e muito ativo em outra área, a acadêmica onde ministra aulas na Faculdade Metropolitanas Unidas além de cursos de pós-graduação e palestras por todo país.
Técnico olímpico do Brasil nos Jogos de 1992 em Barcelona e Atlanta em 1996, também esteve na Olimpíada de 2004 em Atenas, ali como treinador da triatleta Carla Moreno, até hoje seguindo sob a sua orientacão.
Alberto Klar comandou uma das melhores fases do Esporte Clube Pinheiros em São Paulo depois de destacada passagem pelo Flamengo.
Hoje, sua atuação se volta mais para a natação de base, uma de suas preocupações e que foi o tema principal do Encontro Nacional dos Treinadores deste ano. Alberto Klar também atua como diretor aquático da FEDEESP, é membro vitalício da ABPNI e membro do INATI, todos órgãos voltados a prática do esporte e da natação de aprendizagem.
Junto com o Professor Ednaldo Miranda, Alberto Klar escreveu o livro “365 dias nadando diferente” e junto com o Professor William Lima escreveu os livros “Atividades Aquáticas, Pedagogia Universitária” em quatro volumes.
Na última Olimpíada, Londres 2012, Alberto Klar foi o comentarista de natação da ESPN Brasil. No currículo entre tantas conquistas na área esportiva e acadêmica, Klar acumulou 20 títulos de campeão do Troféu Brasil, 22 títulos do Julio de Lamare, 15 títulos do Troféu José Finkel.
O Encontro Nacional de Treinadores não poderia ter encontrado nome melhor para ser o homenageado do ano. Parabéns Professor Klar, a comunidade aquática brasileira é muito grata a sua pessoa e seu trabalho.
Alberto Klar foi meu técnico de natação no Clube de Regatas do Flamengo 81/82. O melhor técnico durante meus vários anos na natação! Se naquela época Alberto Klar já estava além do seu tempo, imagino hoje em dia.
Homem inteligente, criativo, educado, humilde…
Justa homenagem!